Gestão de supermercados: desafios e perspectivas

Gestão de supermercados: desafios e perspectivas

Empreender é uma tarefa bastante complexa, pois envolvem muitos processos que vão da elaboração de um plano de negócios, passando pela definição de metas, controle de estoques e muito mais.

No ramo dos supermercados algumas dessas tarefas se tornam ainda mais difíceis pois envolvem tudo em grande quantidade.

Dessa forma, muitas vezes a gestão do supermercado venha se tornar deficiente, fazendo com que o negócio fracasse.

Neste sentido é muito importante o desenvolvimento de uma gestão que atenda diversos pontos: desde a preocupação com os equipamentos de refrigeração para supermercados, passando pela gestão de pessoas e a experiência do cliente.

Para que tudo isso flua bem é necessário atenção e conhecimento em muitos aspectos.

Neste artigo abordaremos elementos necessários para a gestão de um supermercado eficiente bem como maneiras de fidelizar o seu cliente.

Compreendendo a gestão de supermercados

A gestão de supermercados é bastante complexa, seja um mercado que trabalha em tempo comercial, seja para os modelos de mercado 24 horas.

Essa complexidade se dá devido a intensa demanda de administração que esse negócio tem que ter com:

  • Otimização de recursos;
  • Contratação de pessoal;
  • Fidelização de clientes;
  • Estratégias de divulgação.

Por isso, que para gerenciar esse negócio é necessário uma equipe capacitada que acredita no negócio e que apoie em todas as decisões apontando os erros e os acertos. Depois de ter uma equipe é importante delegar funções.

A partir do momento que você tem uma equipe é preciso indicar os setores que trabalharão.

Terá uma equipe responsável pelos sistemas elétricos e o quadro elétrico, haverá uma equipe que cuidará do estoque, outra da reposição, os caixas e outros que atuarão com um atendimento mais direto.

Também é preciso uma equipe administrativa, que ajuda você nos seguintes assuntos:

  • Marketing;
  • Formação de preços;
  • Uso de tecnologia (como um supermercado online);
  • Responsabilidade social e logística.

Uma equipe bem organizada consegue manter a operação do mercado funcionando de forma plena sem grandes percalços.

Peculiaridades da gestão de supermercados

O negócio dos supermercados possuem alguns aspectos que são peculiares nesse tipo de empreendimento.

O primeiro ponto é a segurança

Por ter diversos insumos, sejam produtos químicos, alimentos, o supermercado possuem diversos riscos, neste tipo é importante atentar-se para muitos aspectos de segurança, como sensores de fumaça, extintores de incêndio, mangueira para hidrante 30 metros, entre outros.

O segundo ponto e a gestão de compras

Para os supermercados esse elemento é fundamental, pois sem uma gestão de compras o mercado pode sofrer com falta de insumos, prejudicando o lucro dos negócios.

Fidelização de clientes nos supermercados

O elemento principal para o supermercado é a experiência do cliente na hora da compra, e para que isso seja estabelecido de forma eficiente ela passa pela questão da fidelização.

Fidelizar significa tornar o cliente fiel a marca e aos seus produtos. Além do mais a fidelização significa investir na inovação se destacando da concorrência.

Existem diversas formas para a fidelização dos clientes. Antes das ações é preciso conhecer o cliente, e isso é possível por meio de cadastros, criando uma base de dados para que então se desenvolva ações para isso.

Abaixo falaremos sobre algumas dessas:

1. Crie promoções e ofertas segmentadas

Promoções segmentadas permitem atingir múltiplos tipos de clientes. Para conseguir criar essas ofertas é preciso uma base de dados. Campanhas segmentadas personalizam a loja, oferecendo produtos específicos por preços específicos.

Exemplos são: Semana da Carne, Semana do Hortifrúti, Semana dos Produtos de Limpeza, entre muitos outros.

2. Cupons de desconto e sorteios

O uso de cupons de desconto atraem muitos clientes, afinal, com eles poderão comprar com desconto, fazendo com que eles sempre voltem. Os sorteios também ajudam no desenvolvimento de uma confiança com os clientes, pois é a distribuição de brindes.

Também um dos elementos que permitem a fidelização dos clientes é oferecer o serviço de entrega por meio de motoboy terceirizado. Isso permite uma maior relação de confiança com o público.

Neste sentido vimos que a gestão de um supermercado é essencial para o desenvolvimento de um negócio efetivo e que gere lucros. Contar com um equipe também é necessário para que o negócio flua de forma eficiente e bastante orgânica.

Somente com a tenção a esses pontos e desenvolvimento de ações de fidelização é possível criar um supermercado lucrativo e eficiente.