Gastronomia: dicas para abrir um estabelecimento
Muitas pessoas têm optado pelo ramo da gastronomia, fazendo cursos e se profissionalizando para abrir seu próprio negócio e se tornar um empreendedor.
Mas, abrir uma cozinha profissional em um restaurante, ou uma lanchonete envolve muitos desafios, um deles se refere ao tipo de equipamento que deve estar presente nesse local.
Um dos primeiros passos mais importantes nesse processo é definir qual segmento o proprietário seguirá dentro da cozinha. Isso ajuda ele definir qual será o cardápio, o tipo de material, fornecedor e os equipamentos necessários – exemplo fritadeira, geladeira, mesa de inox ou máquina de biscoito.
Mas, existem alguns materiais, que de modo geral, sempre estão presentes dentro de uma cozinha de restaurante.
Comprando os equipamentos da sua cozinha
Para montar uma cozinha profissional é preciso realizar pesquisa e buscar orientação sobre os melhores produtos. É fundamental que eles sejam de qualidade e ofereçam um material com segurança em seu manuseio e nos modos de preparo.
Esses equipamentos irão auxiliar no preparo dos alimentos e por isso, precisam ser de alta qualidade para oferecer um serviço melhor e mais valorizado para o cliente.
Bons equipamentos auxiliam no preparo dos alimentos, otimizando o tempo de cozimento e ainda sendo de fácil limpeza, atuando de forma eficiente. Por isso, investir em bons utensílios é fundamental. Os mais comuns presentes em uma cozinha que podemos destacar nesse artigo é uso de fogão e fornos.
Eles possuem maior capacidade, sendo profissionais e mais tecnológicos. Tanto que alguns fogões nem utilizam mais chama para cozinhar.
O forno por sua vez, existe também em vários modelos e formatos ( podendo ser à vapor, combinado ou turbo), atuando no preparo de alimentos que necessitam de maior cozimento, por um tempo maior, como é o caso de algumas carnes, massas e peixes.
Outro aspecto interessante dentro da cozinha, além de se preocupar com o cozimento é com a refrigeração do local e dos alimentos.
O alimento refrigerado é mais conservado e mais difícil de estragar, trata-se até de um procedimento de higiene e segurança. Por isso, investir em geladeiras e freezers de qualidade é fundamental em sua cozinha industrial.
Outro elemento importante se refere ao uso de acessórios dentro de sua cozinha, como é o caso de batedeiras ( que auxiliam no preparo de doces, massas, cremes, glacês ou panquecas), assim como liquidificadores.
Dependendo do que será servido, existem também as fritadeiras, que trazem mais praticidade e otimização do tempo de preparo dos alimentos na cozinha e na gastronomia, assim como cortadores, facas, colheres, panelas com qualidade e dentre outros.
Em cozinhas profissionais é comum ver também vários alimentos sendo processados ou triturados, para atuar de forma mais fácil e rápida, oferecendo qualidade. Isso serve também para os embaladores a vácuo e extratores de sucos.
Como o preparo de alimentos pode ocasionar fumaça, existem as coifas que ajudam a equipar a cozinha, retirando a fumaça em excesso e deixando o ar no ambiente mais purificado, sendo um dos equipamentos que ajudam na melhora da circulação do ar.
Além disso, é possível investir em criatividade e comprar outros tipos de máquinas, como por exemplo, as de biscoito, que pode ser tanto salgado como doce.
E se eu for abrir uma lanchonete?
Existem vários tipos de equipamentos para cozinha de lanchonete, por exemplo, desde os mais tradicionais como liquidificador, fogão e geladeira, até diversos (para ajudar no molde dos preparos).
Como espátulas, socador ou espremedor de limão, balcão refrigerado, mesa para manipular os alimentos, máquina de fazer pães, banquetas, sanduicheiras e dentre outros.
Uma das grandes apostas em uma lanchonete é realizar a venda de salgados, e existem dos mais variados tipos na gastronomia, como por exemplo:
- Coxinha;
- Bolinha de queijo;
- Assados;
- Risoles.
Outra opção, em diversos sabores são as empadas, por isso, já existe máquina de empada própria para o preparo desse delicioso salgado.
Preparando o material com uma massa fresca, recheios saborosos e ainda com o auxílio de máquinas profissionais, o empreendedor irá conseguir conquistar sua clientela, com qualidade e sabor.
Buscando consultoria
Para abrir seu próprio negócio na gastronomia não basta apenas ter talento na cozinha, mas realizar uma pesquisa prévia de mercado e buscar consultoria de empresas que possam ajudar a abrir seu próprio negócio.
Isso irá ajudar na definição do planejamento sobre o investimento tanto em máquinas, como em produtos, capital de giro e, ainda, o local onde o restaurante ou lanchonete serão abertos.