Ferramentas importantes para marceneiros

by redator 0 Comments
Ferramentas importantes para marceneiros

Ter sua própria oficina em casa é mais do que um espaço para fazer trabalhos de marceneiros: é ter um verdadeiro lugar terapêutico que proporciona horas de desintoxicação mental. O trabalho manual é capaz de desocupar a mente de modo saudável.

A marcenaria muitas vezes começa com o intuito de ser apenas um hobby, um momento de distração, como também pode ser, ou virar, uma ótima fonte de renda.

Desse modo, confira a seguir quais as ferramentas para marcenaria que deve-se ter para começar uma oficina.

Equipamentos e ferramentas

Deixando claro que tudo depende do orçamento disponível, mas você pode ir adquirindo suas ferramentas aos poucos e terá uma oficina completa e impecável!

O primeiro passo a se definir é qual o tipo do trabalho principal: pequenas peças de madeira, móveis, manutenção residencial, jardinagem, ou outra. Tendo isso em mente, pode-se começar a fazer uma lista.

Para começar uma marcenaria é preciso que se realize um planejamento que abranja as mais diversas questões do negócio, desde quem serão os fornecedores de matéria-prima até como o resultado do produto final será disponibilizado no mercado.

Um dos principais pontos do planejamento diz respeito à compra dos equipamentos a serem necessários para que as atividades da marcenaria entre, de fato, em prática.

Para que uma marcenaria funcione bem e tenha capacidade para produzir mercadorias em larga escala, é necessário que se disponha de diferentes maquinários que aperfeiçoam e aceleram os processos de produção, garantindo que os itens tenham uma qualidade maior e sejam o mais idêntico um ao outro possível.

As maquinas de marcenaria são fundamentais para que se consiga desenvolver a atividade de modo perfeito, além de tornar possível atingir um maior número de pessoas, fazendo com que o negócio possa ser expandido rapidamente.

Vale também lembrar que o setor de reparação de produtos e móveis feitos a base de madeira possuem uma ótima demanda que não consegue ser suprida somente com a quantidade de empresas do segmento disponíveis no mercado.

Confira a seguir alguns dos itens e ferramentas para marcenaria para abrir seu próprio negócio.

Grampeadores e suas aplicações

O grampeador de madeira serve para segurar as peças no lugar certo para corte, colagem, marcações, etc.

Os grampos mais simples, comumente conhecidos como sargento ou grampos “C” são extremamente úteis e possuem preço bem acessível.

Cada um dos modelos de grampeador possui suas vantagens e desvantagens e a escolha do modelo mais adequado varia conforme sua aplicação.

Os modelos mecânicos são práticos e mais leves que os pneumáticos, porém, não são compatíveis com grampos mais grossos e maiores, e ainda exigem um maior esforço físico.

Os elétricos podem até ser usados, por exemplo, para o grampo 80 e são úteis para trabalhos externos em que não se tem um compressor à disposição.

No entanto, seu desempenho acaba não sendo o mesmo de um pneumático, que é mais indicado para o uso diário dentro de uma indústria que possua um volume muito grande de grampeação. Veremos mais sobre ele a seguir.

Grampeador pneumático para marceneiros

Se for o caso de fechar muitas caixas de papelão e esteja a procura de uma forma para fechar as suas caixas, as fitas adesivas não se mostram como uma boa opção, principalmente por conta de sua fragilidade.

Assim, uma solução mais prática, com maior agilidade e melhor fixação é um grampeador pneumático.

Com o auxílio deste item, ao invés de precisar fazer força para usar o grampeador, a pressão do ar faz o trabalho.

Além de fechamento de caixas de papelão, este modelo pode ser extremamente útil em diversas aplicações, como:

  • Montagem de móveis de madeira, vime, junco e ratan;
  • Serviços de montagem de estruturas de estofados;
  • Tapeçaria;
  • Montagem de caixotes em cozinhas laminadas;
  • Urnas funerárias;
  • Construção civil;
  • Indústrias calçadistas;
  • Cestas de vime;
  • Vassouras;
  • Montagem de quadros e muitas outras.

Existem inúmeras aplicações para esse modelo de grampeador e ele irá se adequar às atividades necessárias.

Ao longo dos anos, inúmeras ferramentas foram desenvolvidas com o intuito de ajudar o marceneiro em seu ofício.

Com o avanço da tecnologia, os equipamentos manuais, que até hoje são fundamentais para diversas funções na marcenaria, abriram espaço para ferramentas eletricas e a bateria.

Não é necessário que se invista em muitas ferramentas para começar a realizar trabalhos com madeira. Pode-se ir adquirindo aos poucos, conforme o orçamento, até que tenha montado uma bancada de marceneiro completa.

Mas atenção: vale ainda ressaltar que antes de comprar as ferramentas, é de suma importância que se tenha definido qual o tipo de trabalho que será desempenhado. Projetos com madeira maciça ou MDF, por exemplo, exigem um tipo de ferramenta diferente.