Febre e medição da temperatura do seu filho

by redator 0 Comments
Febre e medição da temperatura do seu filho

Você provavelmente já acordou no meio da noite e encontrou seu filho corado, quente e suado. A testa do seu filho estava quente. Você imediatamente suspeitou de febre, mas não tinha certeza do que fazer a seguir.

Você deveria usar do termômetro? Chamar o médico?

Como medir a temperatura do seu filho?

Em crianças saudáveis, a febre geralmente não indica nada sério.

Embora possa ser assustador quando a temperatura do seu filho aumenta, a própria febre não causa danos e pode ser realmente uma coisa boa – geralmente é a maneira do corpo combater infecções.

E nem todas as febres precisam ser tratadas. A febre alta, no entanto, pode deixar a criança desconfortável e agravar problemas como a desidratação.

Veja mais sobre as febres, como medi-las e tratá-las e quando ligar para o seu médico.

Febre

É possível identificar uma febre quando o “termostato” do corpo aumenta a temperatura além do normal.

Ele é encontrado no hopotálamo, uma parte do cérebro. O hipotálamo sabe qual a temperatura que seu corpo deve estar (geralmente em torno de 98,6ºF / 37ºC) e enviará mensagens para ele se manter assim.

A temperatura corporal da maioria das pessoas até muda um pouco durante o dia: geralmente é um pouco mais baixa pela manhã e um pouco mais alta à noite.

Às vezes, porém, o hipotálamo “redefine” o corpo para uma temperatura mais alta em resposta a uma infecção, doença ou outra causa. 

Causas da febre

É importante lembrar que a febre por si só não é uma doença – geralmente é um sintoma de um problema subjacente.

A febre tem algumas causas possíveis:

Infecção: A febre ajuda o corpo a combater infecções, por estimular a defesa natural.

Vestimentas excessivas: os bebês, especialmente os recém-nascidos, podem ter febre se estiverem excedidos de roupas ou em um ambiente quente, porque não regulam a temperatura do corpo, como fazem as crianças mais velhas. 

No entanto, como a febre em recém-nascidos pode indicar uma infecção grave, mesmo os bebês que estão vestidos demais devem ser verificados por um médico se estiverem com febre.

Imunizações: bebês e crianças às vezes apresentam febre baixa após serem vacinados .

Embora a dentição possa causar um leve aumento da temperatura corporal, provavelmente não é a causa se a temperatura de uma criança for superior a 37,8ºC.

Quando a febre é um sinal de algo sério

No passado, os médicos aconselhavam tratar a febre apenas com base na temperatura. Mas agora eles recomendam considerar a temperatura e a condição geral de uma criança.

As crianças cujas temperaturas são inferiores a 38º C (102ºF) geralmente não precisam de medicação, a menos que sejam desconfortáveis.

Há uma exceção importante a esta regra: se você tem um bebê de 3 meses ou menos, com temperatura retal de 38º C ou mais, chame seu médico ou procure um pronto-socorro imediatamente.

Mesmo uma febre leve pode ser um sinal de uma infecção potencialmente grave em bebês muito jovens.

Se o seu filho tiver entre 3 meses e 3 anos de idade e tiver febre de 39° C (102,2ºF) ou mais, ligue para seu médico para verificar se ele precisa ver seu filho.

Para crianças mais velhas, leve em consideração o nível de comportamento e atividade.

Observar como o seu filho se comporta dará uma boa idéia de se uma doença menor é a causa ou se o seu filho deve ser atendido por um médico.

A doença provavelmente não é grave se seu filho:

  • ainda está interessado em jogar
  • está comendo e bebendo bem
  • está alerta e sorrindo para você
  • tem uma cor de pele normal
  • parece bem quando a temperatura baixa.

E não se preocupe muito com uma criança com febre que não quer comer. Isso é muito comum em infecções que causam febre.

Para as crianças que ainda bebem e urinam (xixi) normalmente, não é bom comer tanto quanto de costume.

Produtos hospitalares você encontra clicando aqui!

É uma febre?

Um beijo suave na testa ou uma mão levemente colocada na pele costuma ser o suficiente para lhe dar uma dica de que seu filho está com febre. 

Use um termômetro confiável para confirmar a febre, que é quando a temperatura de uma criança está igual ou acima de um destes níveis:

  • medido por via oral (na boca): 37,5ºC
  • medido realmente (no reto): 38ºC
  • medido em uma posição axilar (embaixo do braço): 37,2ºC.

Mas o quão alta é a febre não diz muito sobre o quanto seu filho está doente.

Às vezes, um simples resfriado ou outra infecção viral pode causar febre bastante alta (na faixa de 102º-104ºF / 38,9º-40ºC), mas isso geralmente não indica um problema sério.

E infecções graves podem não causar febre ou até uma temperatura corporal anormalmente baixa, especialmente em bebês.

Como a febre pode subir e descer, uma criança pode ter calafrios à medida que a temperatura do corpo começa a subir.

A criança pode suar enquanto o corpo libera calor extra quando a temperatura começa a cair.

Às vezes, crianças com febre respiram mais rápido que o normal e podem ter uma frequência cardíaca mais rápida.

Você deve ligar para o médico se seu filho tiver problemas para respirar, respirar mais rápido que o normal ou continuar respirando rapidamente após a febre baixar.

Tipos de Termômetros

Qualquer que seja o termômetro que você escolher, saiba como usá-lo corretamente para obter uma leitura precisa.

Mantenha e siga as recomendações do fabricante para qualquer termômetro.

Termômetros digitais geralmente fornecem as leituras mais rápidas e precisas.

Eles vêm em vários tamanhos e formas e estão disponíveis na maioria dos supermercados e drogarias, com preços variados.

Leia as instruções do fabricante para ver para quê o termômetro foi projetado e como ele sinaliza que a leitura está concluída.

Normalmente, termômetros digitais podem ser usados ​​para estes métodos de controle de temperatura:

  • Oral (na boca);
  • Retal (na parte inferior);
  • Axilar (sob o braço).

Ligue o termômetro e verifique se a tela está limpa de quaisquer leituras antigas.

Os termômetros digitais geralmente possuem uma sonda plástica e flexível, com um sensor de temperatura na ponta e um display digital de fácil leitura na outra extremidade.

Se o seu termômetro usar mangas ou tampas plásticas descartáveis, coloque uma de acordo com as instruções do fabricante.

Jogue fora a luva depois e limpe o termômetro de acordo com as instruções do fabricante antes de recolocá-lo em seu estojo.

Os termômetros eletrônicos de ouvido medem a temperatura timpânica (a temperatura dentro do canal auditivo).

Embora sejam rápidos e fáceis de usar em bebês e crianças mais velhas, não são tão precisos quanto os termômetros digitais para bebês de 3 meses ou menos e são mais caros.

Os termômetros de tira de plástico (pequenas tiras de plástico pressionadas contra a testa) podem indicar se seu filho está com febre, mas elas não dão uma medida exata, especialmente em bebês e crianças muito pequenas.

Se você precisa saber a temperatura exata do seu filho, os termômetros de tira de plástico não são o caminho a seguir.

Os termômetros de testa também podem dizer se seu filho está com febre, mas não são tão precisos quanto os termômetros digitais orais ou retais.

Os termômetros de chupeta podem ser convenientes, mas suas leituras são menos confiáveis ​​que as temperaturas retais e não devem ser usadas em bebês com menos de 3 meses.

As crianças também precisam manter a chupeta na boca por vários minutos sem se mexer, o que é uma tarefa quase impossível para a maioria dos bebês e crianças.

Os termômetros de mercúrio de vidro já foram comuns, mas não devem ser usados ​​devido a uma possível exposição ao mercúrio, uma toxina ambiental. (Se você ainda possui um termômetro de mercúrio, não jogue-o no lixo onde o mercúrio pode vazar.

Converse com seu médico ou seu departamento de saúde local sobre como e onde descartar um termômetro de mercúrio.)

Dicas para medir temperaturas

Como qualquer pai ou mãe sabe, medir a temperatura da criança pode ser um desafio.

Mas é uma das ferramentas mais importantes que os médicos têm para determinar se uma criança tem uma doença ou infecção.

O melhor método dependerá da idade e do temperamento da criança.

Para crianças menores de 3 meses, você obterá a leitura mais confiável usando um termômetro digital para medir a temperatura retal.

Termômetros de ouvido eletrônicos não são recomendados para bebês com menos de 3 meses, porque seus canais auditivos geralmente são muito pequenos.

Para crianças entre 3 meses e 4 anos de idade, você pode usar um termômetro digital para medir a temperatura retal ou um termômetro eletrônico para medir a temperatura dentro do canal auditivo.

Você também pode usar um termômetro digital para medir a temperatura axilar, embora esse seja um método menos preciso.

Para crianças de 4 anos ou mais, geralmente você pode usar um termômetro digital para medir a temperatura oral se o seu filho cooperar. 

No entanto, as crianças que tossem com frequência ou respiram pela boca por causa do nariz entupido podem não ser capazes de manter a boca fechada o tempo suficiente para uma leitura oral precisa. 

Nesses casos, você pode usar o método timpânico (com um termômetro de ouvido eletrônico) ou o método axilar (com um termômetro digital).

Para medir a temperatura retal: Antes de se tornar pai, a maioria das pessoas se encolhe ao pensar em medir a temperatura retal. Mas não se preocupe – é um processo simples:

  1. Lubrifique a ponta do termômetro com um lubrificante, como vaselina.
  2. Coloque seu filho:
    – de barriga para baixo no colo ou em uma superfície plana e firme e mantenha a palma da mão na região lombar
    – ou com a face para cima com as pernas dobradas em direção ao peito, com a mão na parte de trás das coxas.
  3. Com a outra mão, insira o termômetro lubrificado na abertura anal cerca de 1,25 a 2,5 cm ou até a ponta do termômetro estar totalmente no reto. Pare se sentir alguma resistência.
  4. Coloque o termômetro entre o segundo e o terceiro dedos enquanto coloca a mão no reto do bebê. Acalme seu filho e fale em voz baixa enquanto segura o termômetro no lugar.
  5. Aguarde até ouvir o número apropriado de bipes ou outro sinal de que a temperatura está pronta para ser lida. 

Para medir a temperatura oral: esse processo é fácil em uma criança mais velha e cooperativa.

  1. Aguarde 20 a 30 minutos depois que seu filho terminar de comer ou beber para tomar uma temperatura oral e verifique se não há chiclete ou doce na boca do seu filho.
  2. Coloque a ponta do termômetro sob a língua e peça ao seu filho para fechar os lábios ao redor. Lembre seu filho para não morder ou conversar, e relaxar e respirar normalmente pelo nariz.
  3. Aguarde até ouvir o número apropriado de bipes ou outro sinal de que a temperatura está pronta para ser lida.

Para medir a temperatura axilar: essa é uma maneira conveniente de medir a temperatura de uma criança.

Embora não sejam tão precisos quanto a temperatura retal ou oral em uma criança cooperativa, alguns pais preferem fazer uma temperatura axilar, especialmente para crianças que não conseguem segurar um termômetro na boca.

  1. Remova a camisa e a camiseta do seu filho e coloque o termômetro sob a axila (ele deve tocar apenas a pele, não a roupa).
  2. Dobre o braço no peito para segurar o termômetro.
  3. Aguarde até ouvir o número apropriado de bipes ou outro sinal de que a temperatura está pronta para ser lida.

Qualquer que seja o método escolhido, lembre-se destas dicas adicionais:

  • Nunca tome a temperatura de uma criança logo após o banho ou se ela estiver enrolada com força por um tempo – isso pode afetar a leitura da temperatura;
  • Nunca deixe uma criança sozinha enquanto estiver a tomar uma temperatura.

Ajudando as crianças a se sentirem melhor

Novamente, nem todas as febres precisam ser tratadas. E na maioria dos casos, a febre deve ser tratada apenas se estiver causando desconforto à criança.

Aqui estão algumas maneiras de aliviar os sintomas que geralmente acompanham a febre:

  • Se o seu filho estiver nervoso ou desconfortável, você pode administrar paracetamol ou ibuprofeno com base nas recomendações da embalagem para idade ou peso. (A menos que seja instruído por um médico, nunca administre aspirina a uma criança devido à sua associação com a síndrome de Reye (uma doença rara, mas potencialmente fatal.) Se você não souber a dose recomendada ou se seu filho tiver menos de 2 anos de idade, ligue para o médico para descobrir quanto dar.
  • Os lactentes com menos de 2 meses de idade não devem receber nenhum medicamento para febre sem serem avaliados por um médico. Se seu filho tiver algum problema médico, consulte o médico para saber qual remédio é melhor usar. Lembre-se de que a medicação para febre normalmente diminui temporariamente a temperatura, mas não a normaliza – e não trata o motivo subjacente da febre.
  • Vista seu filho com roupas leves e cubra-o com um lençol ou cobertor leve. O excesso de roupas e o excesso de pacotes podem impedir que o calor do corpo escape e pode causar o aumento da temperatura.
  • Verifique se o quarto do seu filho tem uma temperatura confortável – não muito quente nem muito frio.
  • Embora alguns pais usem banhos de esponja mornos para diminuir a febre, não há evidências médicas para apoiar esse método. De fato, banhos de esponja podem deixar as crianças desconfortáveis. Nunca use álcool (pode causar envenenamento quando absorvido pela pele) ou compressas de gelo / banhos frios (eles podem causar calafrios que podem aumentar a temperatura do corpo).
  • Ofereça bastante líquido para evitar a desidratação, pois a febre faz com que as crianças percam líquidos mais rapidamente do que o normal. Água, sopa, picolés e gelatina com sabor são todas boas escolhas.
  • Se seu filho também estiver vomitando e / ou com diarréia , pergunte ao médico se você deve dar uma solução de eletrólito (reidratação) feita especialmente para crianças. Você pode encontrá-los em farmácias e supermercados. Além disso, limite a ingestão de frutas e suco de maçã do seu filho.
  • Em geral, deixe seu filho comer o que ele quer (em quantidades razoáveis), mas não force a comer se ele não estiver com vontade.
  • Certifique-se de que seu filho descanse bastante. Ficar na cama o dia todo não é necessário, mas uma criança doente deve ter repouso.

Quando ligar para o médico

A temperatura exata que deve acionar o médico depende da idade da criança, da doença e de outros sintomas da febre.

Ligue para o seu médico:

  • lactente com menos de 3 meses de idade com temperatura retal de 38ºC ou superior
  • criança mais velha com temperatura superior a 39ºC

Ligue para o médico se uma criança mais velha tiver febre abaixo de 39 ° C , mas também:

  • recusa líquidos ou parece muito doente para beber adequadamente
  • tem diarréia persistente ou vômito repetido
  • tem algum sinal de desidratação (fazer xixi menos que o normal, não ter lágrimas ao chorar, menos alerta e menos ativo que o normal)
  • ainda tiver febre após 24 horas (em crianças com menos de 2 anos) ou 72 horas (em crianças de 2 anos ou mais)
  • tem febres recorrentes, mesmo que durem apenas algumas horas por noite
  • tem um problema médico crônico, como doença cardíaca, câncer, lúpus ou anemia falciforme
  • tem uma erupção cutânea
  • tem dor ao urinar.

Procure atendimento de emergência se o seu filho mostrar algum destes sinais:

  • Choro inconsolável;
  • irritabilidade extrema;
  • letargia e dificuldade em acordar;
  • manchas roxas ou erupções cutâneas que parecem contusões na pele (que não existiam antes da criança ficar doente);
  • lábios, língua ou unhas azuis;
  • o ponto fraco da criança na cabeça parece estar inchado para fora ou afundado para dentro;
  • torcicolo;
  • dor de cabeça severa;
  • fraqueza ou recusa em mudar;
  • dificuldade em respirar que não melhora quando o nariz é limpo;
  • inclinando-se para a frente e babando;
  • convulsão;
  • dor abdominal.

Além disso, pergunte ao seu médico suas orientações específicas sobre quando ligar para febre.

Febre: uma parte comum da infância

Todas as crianças ficam com febre e, na maioria dos casos, voltam ao normal dentro de alguns dias.

Para bebês e crianças mais velhas (mas não necessariamente para crianças com menos de 3 meses), a maneira como elas agem é mais importante do que a leitura em seu termômetro.

Todo mundo fica irritadiço quando está com febre.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Especial Saúde, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.