Expansão de escolas e captação de novos alunos
Ter uma escola significa investir em um negócio que pode trazer além de lucro, uma recompensa moral intensa, afinal, é o local em que você ajudará outras pessoas a se desenvolverem.
Neste ambiente, muitas atividades são exercidas, como o reforço escolar, atividades extracurriculares, contato com a família, e principalmente, a inserção social desses alunos.
Assim, todos os funcionários que trabalham nesse ambiente, seja professores ou gestores tem um único objetivo, se tornarem melhor sempre.
E o resultado desse trabalho muitas vezes significa a expansão da escola ensino fundamental particular, com a adesão de novas turmas, novos cursos, mudança para um prédio maior, ou no caso de escolas municipais, integrar a rede estadual.
Neste artigo abordaremos algumas características para a expansão da escola, um ponto fundamental para esse novo espaço, e estratégias para captação de novos alunos.
Expansão das escolas infantis
Um dos tipos de escolas que mais vem se expandindo são as escolas infantis. Tanto em número de alunos com em uma nova definição de supervisão.
Isto acontece, pois quando uma escola expande, outros fatores são levados em consideração, principalmente, quando se trata de receber novos alunos de séries totalmente diferentes.
Assim, quando uma escola infantil se expande agregando características novas como a modalidade creche hotelzinho, séries menores como berçário, é necessário uma nova supervisão pedagógica.
A expansão também se refere no âmbito das legislações. Quando uma escola expande significa que agora terá que atender normas educacionais do Estado e não mais do município onde está residindo.
A troca dos sistemas de pertencimento fará com que seja necessário um formulação de normas e exigências que antes não existiam.
Portanto, o processo de expansão de uma escola é muito comum com os procedimentos para a abertura de uma escola nova.
Existem elementos burocráticos que são mais fáceis, outros mais difíceis como licenciamento no Ministério da Educação (MEC) para adesão de novas turmas de ensino, como uma escola que não tinha creche, que aderirá a turmas de creche meio periodo.
Além do licenciamento, outro aspecto muito importante na expansão de uma escola infantil é a elaboração de um novo Projeto Político Pedagógico (PPP).
O PPP é o documento central da instituição e a principal ferramenta para que a escola saiba seus objetivos e metas.
Alguns pontos que são contemplados pelo PPP são:
- Definição das metodologias de ensino;
- Estrutura da escola (como espaço para recreação infantil);
- Projetos de empenho social e atividades extracurriculares;
- Métodos de avaliação da qualidade de ensino.
Quando uma escola expande um fator que começa a ter mais atenção são as estratégias de captação de novos alunos. E para que isso aconteça é preciso atenção em alguns pontos que abordaremos mais abaixo. As creches estão altamente capacitadas, oferecem toda uma infraestrutura adequada para o ambiente, grande maioria contam com trocadores para bebê, item essencial em qual creche.
Estratégia de captação de novos alunos
Para que uma escola consiga cumprir com todas as obrigações é imprescindível que haja um número certo de matrículas e para escolas em expansão é importante a captação de novos alunos.
O mercado das escolas é bastante competitivo e por isso é de grande importância o uso de dicas criativas para que novos alunos sejam captados.
1. Invista no que a instituição tem de diferente
Um dos métodos mais eficientes durante a estratégia de divulgação dos serviços de uma escola é sempre ressaltar o diferencial da instituição como:
- A estrutura;
- A oferta de cursos;
- Professores qualificados e eficientes;
- Metodologias de ensino ativas;
- Atividades extracurriculares;
- Uso de tecnologias.
Assim como a possibilidade de uma lista de material escolar diminuída (que atrai pais que não desejam gastar com esse fator) e outros.
Descubra o diferencial de de sua instituição e invista nele, será uma parte importante para uma estratégia eficiente e correta.
2. Utilize as redes sociais para atrair alunos
Por conta do uso da internet a possibilidade dos potenciais clientes aumentam, e por conta disso, a presença da instituição nas redes sociais fazem com que pessoas conheçam o trabalho da escola, bem como a rotina dos alunos de diferentes séries.
A internet também se torna um canal para a comunicação mais eficiente com os pais. Use-a para que os pais consiga acompanhar as notas, serem avisado de reuniões de pais entre outros.
Portanto, vimos que para a expansão das escolas infantis é importante atenção em diversos aspectos, como o planejamento da expansão com atenção aos mais diversos procedimentos burocráticos e estratégias de captação de novos alunos.