Espaços compartilhados para ambiente empresarial

Espaços compartilhados para ambiente empresarial

A exploração de imóveis para locação e venda é muito difundido entre as imobiliárias, atendendo aos mais diversos públicos, como pessoas que precisam de uma casa ou apartamento para morar, e para empreendedores e empresários e que procuram um local para fixar um estabelecimento comercial ou escritórios compartilhados para atender os clientes.

Com a chegada da tecnologia, muitos serviços passaram a ser realizados de forma remota, principalmente, com a implementação e evolução das redes de celulares e da internet em banda larga, a partir do século XXI.

Sendo assim, muitos profissionais que trabalham de forma autônoma, como advogados, contadores, assessores de comunicação e consultores de empresas, que não precisam de equipamentos de uso específico, passaram a atender os clientes de forma virtual, ou em ambientes compartilhados.

Uma nova forma de se estabelecer

Ter um endereço comercial é muito importante para qualquer empreendimento comercial. Ainda assim, o custo pode se tornar exorbitante para alguns profissionais.

Por isso, um novo mercado se abriu, oferecendo a oportunidade de compartilhar um mesmo espaço com diferentes pessoas que atuam em áreas completamente diferentes.

O chamado escritório compartilhado já é uma realidade em muitos centros urbanos, ganhando cada vez mais adeptos que buscam uma forma de economizar nos custos e investir em melhorias técnicas ou de conhecimento, para melhor atender os clientes.

Os ambientes compartilhados se adaptam aos mais diferentes modelos de escritório, atendendo as necessidades do profissionais que atuam no mercado a partir deste século.

A disposição de mesas para equipes de trabalho, grupos de reunião ou trabalhadores individuais encontram salas que funcionam como posto de trabalho completo, com:

  • Tomadas para equipamentos eletrônicos;
  • Salas de áudio e vídeo para reuniões;
  • Cadeiras apropriadas e ergonômicas;
  • Divisão de espaço adequado.

Esse tipo de ambiente já está se tornando muito comum, tornando o cowork Campinas tal qual outras cidades do país e do exterior, atendendo os mais diversos profissionais e equipes de trabalho.

Tamanhos compartilhados podem variar conforme necessidade

Uma sala ampla e vazia pode não ser o ambiente ideal para uma negociação ou atendimento ao cliente. É preciso inovar e oferecer todas as possibilidades de um bom atendimento.

Por isso, o profissional que procura uma sala comercial para alugar deve levar em consideração quais as reais necessidades de um imóvel próprio, com todos os ônus e bônus envolvidos.

Nos escritórios que funcionam de forma compartilhada esse tipo de problema não existe. As empresas que fornecem esse tipo de ambiente podem adaptar o tamanho conforme as necessidades de cada cliente, inclusive com a disposição de móveis, como mesas para reunião individual ou coletiva e, até mesmo, instalação de equipamento de som e imagem, como microfones e projetor multimídia.

Segurança apropriada para os usuários

Em todos os casos, a estrutura imobiliária precisa ter todos os documentos para ocupação correta.

Para garantir a segurança da estrutura patrimonial e de todos os usuários, o auto de vistoria do corpo de bombeiros deve ser realizado por profissionais que trabalham nesta área, emitindo o laudo de acordo com o especificado.

Caso haja qualquer adaptação, como inclusão de piso antiderrapante em escadas ou substituição de extintores de incêndio e instalação de hidrantes em pontos estratégicos, o imóvel não pode ser ocupado.

De tempos em tempos, a renovação dos documentos deve ser realizada junto aos órgãos fiscalizadores. Todas as especificações técnicas devem constar do projeto inicial, e a verificação da manutenção preditiva e preventiva deve ser realizada com toda a cautela que faz parte do processo.

Plano de negócios aponta vantagens

O faturamento de uma empresa não é a única preocupação dos empreendedores. Atender os clientes de forma adequada e em um ambiente profissional ainda é levado em consideração.

Ainda assim, alguns custos devem ser colocados no papel, em um planejamento de negócios, para que as contas sejam devidamente acertadas, como:

  • Limpeza;
  • Segurança;
  • Água;
  • Luz;
  • Telefone;
  • Internet;
  • Equipe de atendimento;
  • Mobiliário de recepção e escritório.

Uma sala comercial pequena pode ser compartilhada ao longo da semana, de acordo com um calendário seguido pelos contratantes, alternando as atividades realizadas pelos profissionais que dividem este tipo de escritório.

Os preços dos escritórios agregam todos estes gastos, incluindo o valor do aluguel, com um custo muito mais baixo e de acordo com as necessidades de cada profissional em sua área de atuação.

Um último destaque vale ser observado, que é a questão da localização. Nos grandes centros urbanos, quanto mais próximo aos centros comerciais e empresariais, mais fácil o acesso por meio do transporte público, como linhas de ônibus, estações de trem e metrô.

As ruas e avenidas também são mais valorizadas, o que reflete nos custos, incluindo o aluguel. Para aqueles que ainda têm dúvida deste tipo de serviço, vale a pena estudar todas as possibilidades e vantagens empregadas pelo um negócio já estabelecido pelo mercado imobiliário.