Equipamentos e outros itens para escritórios

Equipamentos e outros itens para escritórios

Muitos empreendedores enxergam os escritórios onde suas empresas funcionam como meros centros de operação. Por conta disso, eles se preocupam apenas com a sua funcionalidade, garantindo que seus funcionários tenham todos os equipamentos e móveis necessários ao exercício de suas funções.

Apesar da inegável importância disso, também é preciso ter em mente que o escritório de uma empresa também é um cartão de visitas da mesma. Ele, afinal, influencia fortemente a impressão que um cliente, investidor ou colaborador em potencial terá de um estabelecimento.

A boa notícia é que unir a forma à função é algo que está longe de ser difícil. Há uma série de práticas e serviços que podem ser usados para montar um bom escritório para a sua empresa. Confira alguns deles a seguir:

  1. Aluguel de sala comercial

Por mais óbvio que isso pareça, o aluguel sala comercial é o primeiro passo para garantir que sua empresa contará com um local apropriado para funcionar. Entretanto, é preciso ter em mente que essa tarefa pode ser mais complexa do que muitos imaginam, já que é preciso considerar fatores tais como:

  • Valor do aluguel;

  • Área útil da sala;

  • Nível de segurança da região;

  • Presença de transporte público e estacionamento nas imediações.

Normalmente, a melhor opção é trabalhar com uma imobiliária ou corretor que sejam especialistas em procurar imóveis para empresas. Por mais que isso possa exigir algum investimento a mais, ele retorna sob a forma de uma procura mais direcionada, e, consequentemente, rápida e eficiente.

  1. Treinamento de brigada de incêndio

Ao contrário do que muitos pensam, incêndios não acontecem apenas em edifícios velhos ou em mau estado de conservação. Infelizmente, todo e qualquer imóvel (inclusive escritórios)está vulnerável a esse tipo de ocorrência.

Por conta disso, a legislação pertinente exige que edifícios comerciais tenham uma brigada de incêndio. Trata-se de uma equipe de voluntários que frequenta o local, e que é treinada para agir em caso de fogo.

Para tal, eles costumam passar por formações como um curso de primeiros socorros e treinamentos de evacuação do espaço em questão. Assim, mesmo que a existência de uma brigada não fosse obrigatória, essa seria uma medida interessante para garantir a segurança dos empregados.

Apesar disso, é preciso ter em mente que a existência de uma brigada não significa que a presença do Corpo de Bombeiros não seja necessária. A função dos voluntários é apenas evacuar e orientar os presentes com segurança.

As autoridades ainda devem estar presentes, já que elas são as mais qualificadas para lidar com incêndios, tendo tanto passado por um curso de primeiros socorros avançado quanto por qualificação para eliminar o fogo.

  1. Compra de móveis para os escritórios

De nada adianta ter o melhor ponto comercial do mundo, se você não contar com móveis de qualidade, automaticamente, sua equipe não trabalhará com eficiência. Por conta disso, por mais que muitos vejam isso como algo superficial, é interessante investir em peças de qualidade, que sejam duráveis e ergonômicas.

Nesse caso, é interessante notar que há mais de uma opção disponível, é possível tanto procurar uma loja que venda uma estação de escritório na Zona Sul quanto um estabelecimento que confeccione móveis planejados.

De modo geral, recomenda-se essa última opção, já que a mobília será projetada especialmente para o local onde será instalada. Além disso, as peças podem ser customizadas e costumam ser elaboradas com matérias-primas mais nobres.

Deste modo, é possível adaptá-las às necessidades da empresa e fazer com que elas ajudem a proporcionar uma atmosfera profissional ao espaço.

  1. Outsourcing de impressão

Graças ao avanço da tecnologia, empresas dos mais variados segmentos dependem cada vez menos do papel.

Essa é a realidade até mesmo em escritórios que lidam com burocracia e documentos em formato físico de maneira corriqueira, como a advocacia que, atualmente, analisa os processos por meio de softwares específicos.

Por mais que a dependência do papel tenha se reduzido consideravelmente, é preciso ter em mente que ele ainda é necessário em alguns momentos. Porém, como eles são escassos, muitas vezes não justificam a compra de uma copiadora ou de uma impressora,

Felizmente, existe um serviço para ajudar nesse momento: o outsourcing de impressão, ou, simplesmente, terceirização de impressão.

Nesse caso, o serviço fica a cargo de uma empresa externa, contratada, especialmente, com essa finalidade. Também é possível optar por locar os equipamentos necessários.

Normalmente, o aluguel de impressoras preço é mais em conta do que a compra de um aparelho próprio.