Entenda o processo de fechamento de uma contabilidade
Atualmente, há uma forma de se iniciar ou manter uma empresa regulamentada que não se atém em burocracias extensas como um microempreendedor, com foco em contabilidade.A área para o Microempreendedor individual é uma forma de se impor no mercado para aqueles que desejam uma forma de se manterem por conta própria. Há certas regulamentações que firmam essa área legalmente.
Alguns dados atuais a serem seguidos pelos profissionais na área como um microempreendedor individual é possuir um rendimento máximo de R$ 81.000,00 anual, não ser registrado em outras empresas como sócio ou titular e poder empregar apenas um funcionário.
O que você precisa saber antes de iniciar um processo de contabilidade?
Há diversas informações que são necessárias para ingressar no processo de contabilidade.
É preciso que haja um entendimento do processo ao se fazer o fechamento de Contabilidade em uma empresa individual. Os contabilistas são responsáveis por certificar que os registros necessários para fazer o balanço financeiro da empresa.
Esse processo deve ocorrer anualmente para conseguir levantar o balanço patrimonial e melhorar a visão e controle financeiro de sua empresa.
Ao se tornar um Mei, é necessário ter noção de contabilidade e finanças para se crescer com sua empresa.
Para ser possível o seu próprio desenvolvimento no processo de fechamento de empresas MEI, será necessário contratar um contabilista específico ou contratar alguém disponível dentro de um Escritório de contabilidade em Mauá, Santo André ou qualquer região de São Paulo para que o fechamento aconteça regular e corretamente.
Como melhorar a perspectiva futura de sua empresa individual?
Há alguns passos para se seguir, não apenas o necessário, como dicas auxiliares para melhorar sua perspectiva futura da empresa individual como microempreendedor:
- Pequenos detalhes: Em primeiro lugar, tenha em mente que será preciso contratar alguma empresa contábil e saiba qual a melhor para cumprir as tarefas que pedirá, pois elas poderão cobrar do Mei nos diversos serviços necessários para cumprir com a tarefa. Ao contratar a empresa, considere os serviços oferecidos por ela, pois podem ser de auxílio ao longo do processo, mas lembre-se de sua situação financeira atual para poder julgar se tal serviço será adiado ou se possível, pagar para que ajudem a longo prazo no Fechamento de empresa mei;
- Atenção constante: Sempre tenha os lançamentos contábeis em mãos. Todo o caminho monetário em sua empresa deve ser levado em consideração, pois assim poderá se preparar até o final do mês, tendo em mente que de deverá pagar as contas necessárias à empresa de contabilidade. Por ser um Microempreendedor individual, poderá empregar apenas um funcionário enquanto continuar como tal. Conforme elevar o nível de sua empresa e deixar de ser uma empresa individual, terá de lembrar-se do pagamento de mais funcionários;
- Organização da empresa: Dependendo de sua área, será preciso organizar todos os produtos estocados na empresa, recursos utilizados, energia e tempo gastos. Organizando todos os aspectos possíveis da empresa, não apenas as finanças em si, o Microempreendedor será capaz de prever os gastos futuros, tendo maior controle financeiro da empresa. Todos os gastos importam no final, tendo consciência do que realmente foi gasto com a empresa e o que foi gasto pessoalmente;
- Guarde tudo: É recomendado manter todas as informações já citadas em algum local seguro como em algum software, evitando, assim, o acúmulo desnecessário de papéis todo mês. Com um processo tecnológico, haverá uma margem de erro menor do que manter todos os registros apenas em papel impresso, o que ajuda no Fechamento de empresa individual;
- Ajuste as contas: Com todos os registros anotados e guardados, levante o balanço dos valores, certificando-se de que as somas dos valores sejam equivalentes entre os valores debitados e creditados. As datas devem estar sempre anotadas corretamente de acordo com quando ocorreram. Os clientes de sua empresa podem atrasar algum pagamento, portanto, se ocorrer próximo à data do fechamento de Contabilidade de sua empresa, mantenha atenção em dobro para imprevistos do gênero. Não tenha medo de conferir os valores do balanço mais de uma vez. É importante ter total certeza de que todos os fatos estão corretos;
- Previsões futuras: Ao ter o fechamento de empresa individual efetuado, é possível começar a se preparar para o ano seguinte. Após pagar tudo que devia para o ano que se passou, crie um senso com os resultados obtidos deste ano para melhor monitorar o capital utilizado e para melhorar o lucro obtido e, consequentemente, sua empresa em geral. Consulte seu Contabilista para saber em quais aspectos cortar os gastos e onde investir mais.
Como MEI, terá despesas mensais, variando se for comércio, prestação de serviços, ou ambos juntos; a regulamentação e forma de pagamentos exatos são disponíveis pelo Sebrae.
Há também o dever de fazer anualmente a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI). Todos esses aspectos devem ser lembrados ao se fazer o fechamento contábil, assim como cada dívida a ser paga para saber como proceder com sua empresa e fazê-la crescer.