Entenda o método AIDA e aprenda como aplicar

O método AIDA foi desenvolvido para aplicar os quatro conceitos básicos que definem como os clientes chegam no momento da compra: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Usado especificamente em marketing digital, o AIDA foi criado por Elias St. Elmo Lewis, com o objetivo de criar um roteiro a ser utilizado por empresas que buscam converter mais clientes e melhorar sua imagem de marca.
Esse método foi criado originalmente para o desenvolvimento de bons anúncios impressos, mas se encaixa perfeitamente na abordagem necessária para ser aplicada em diferentes ferramentas de marketing, como:
- E-mail marketing;
- Blog;
- Remarketing;
- Site de vendas, etc.
Neste artigo, discutiremos brevemente como cada um desses conceitos funciona e como eles podem ser usados efetivamente para levar os clientes em potencial ao ponto de compra tanto dos seus serviços quanto dos produtos.
Chame a atenção do seu público-alvo
Você precisa investir em ferramentas para chamar a atenção de seus clientes. E isso pode ser feito de diversas formas, como mencionado acima: e-mails, sites, blogs e outras estratégias interessantes.
Um exemplo real disso é: se uma empresa especializada na venda de produtos e equipamentos para o lar e construção quer aparecer em público, ela deve investir em anúncios ou apostar em newsletters para atrair a atenção dos clientes. Uma oferta pode ter peças usinadas de alumínio promocionais.
Para isso, é necessário construir uma boa apresentação que destaque os fatores mais importantes e forneça informações acessíveis sobre como os clientes podem obter um determinado produto que lhes interessa.
Como estimular o interesse de compra?
Uma forma de despertar o interesse de potenciais compradores é usar referências-chave que os ajudem a entender melhor um determinado produto.
Isso significa que você capturou a atenção do cliente na etapa anterior e eles lhe deram mais tempo para entender o que você estava oferecendo.
Então, se com o seu anúncio os clientes estão de olho em uma empresa de raspagem de pisos de madeira, definitivamente é hora de explorar as vantagens que esse produto pode trazer, oferecendo assim solução para um problema.
Nesta fase, algumas técnicas interessantes podem ser utilizadas, como:
- Perguntas Persuasivas;
- Características do Produto;
- Possíveis Solicitações;
- Fotos detalhadas, etc.
Desta forma, o interesse pela compra começa a ser nutrido, criando desejo, o próximo passo na abordagem AIDA.
Desejo: seu cliente está um passo mais perto da meta
Nesta fase, o cliente está um passo mais perto de agir. Isso significa que você conseguiu usar ferramentas eficazes para convencê-lo de que ele, necessitado, pode contar com a sua empresa para resolver o problema.
Essa transformação pode ser efetivada com estratégias como:
- Depoimentos de Clientes;
- Prestação de garantias;
- Prazos de entrega atrativos;
- Preço especial para comprar agora, etc.
Essas métricas conferem maior credibilidade aos clientes, etapas essenciais para a realização de uma venda.
Assim, se uma empresa de construção e reforma quiser vender um produto, ela precisa divulgar de forma atrativa algumas informações importantes, como as opiniões dos clientes que adquiriram o produto, oferecer um bom período de garantia, preço diferenciado, promoções e encantar futuros compradores com prazos de entrega rápidos.
Ação: Por fim, conclua o processo
Esta é a etapa mais importante do AIDA: o momento da ação, onde o cliente final toma a decisão.
Isso pode acontecer de diferentes maneiras:
- Ao clicar no botão comprar;
- Trazendo clientes para o site da empresa;
- Inscrevendo-se para um evento;
- Assista a vídeos, etc.
Eles necessariamente dependem do tipo de ferramentas de marketing que você usou para chamar a atenção de seus clientes.
Se você já usou a metodologia em seu site de compras, agora é o momento perfeito para os clientes que procuram um produto específico para resolver o problema de fumaça na cozinha, clique em comprar na página do modelo de capô de apartamento que mais gostou.
Se você já enviou um e-mail de marketing oferecendo produtos com desconto em seu site, agora é o momento perfeito para trazer leitores para sua página por meio de um botão convenientemente colocado no corpo do e-mail.
Ou, quando pretende atrair um grande público para um evento corporativo, é quando opta por se inscrever.
E se o cliente realmente quiser ver um vídeo promocional, certamente essa ação ocorrerá nesta fase.
O método AIDA é, portanto, usado como uma maneira eficaz de impulsionar as vendas por meio do marketing digital, promover sua marca e gerar mais vendas para o seu negócio.