Entenda o método AIDA e aprenda como aplicar

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Entenda o método AIDA e aprenda como aplicar

O método AIDA foi desenvolvido para aplicar os quatro conceitos básicos que definem como os clientes chegam no momento da compra: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Usado especificamente em marketing digital, o AIDA foi criado por Elias St. Elmo Lewis, com o objetivo de criar um roteiro a ser utilizado por empresas que buscam converter mais clientes e melhorar sua imagem de marca.

Esse método foi criado originalmente para o desenvolvimento de bons anúncios impressos, mas se encaixa perfeitamente na abordagem necessária para ser aplicada em diferentes ferramentas de marketing, como:

  • E-mail marketing;
  • Blog;
  • Remarketing;
  • Site de vendas, etc.

Neste artigo, discutiremos brevemente como cada um desses conceitos funciona e como eles podem ser usados ​​efetivamente para levar os clientes em potencial ao ponto de compra tanto dos seus serviços quanto dos produtos.

Chame a atenção do seu público-alvo

Você precisa investir em ferramentas para chamar a atenção de seus clientes. E isso pode ser feito de diversas formas, como mencionado acima: e-mails, sites, blogs e outras estratégias interessantes.

Um exemplo real disso é: se uma empresa especializada na venda de produtos e equipamentos para o lar e construção quer aparecer em público, ela deve investir em anúncios ou apostar em newsletters para atrair a atenção dos clientes. Uma oferta pode ter peças usinadas de alumínio promocionais.

Para isso, é necessário construir uma boa apresentação que destaque os fatores mais importantes e forneça informações acessíveis sobre como os clientes podem obter um determinado produto que lhes interessa.

Como estimular o interesse de compra?

Uma forma de despertar o interesse de potenciais compradores é usar referências-chave que os ajudem a entender melhor um determinado produto.

Isso significa que você capturou a atenção do cliente na etapa anterior e eles lhe deram mais tempo para entender o que você estava oferecendo.

Então, se com o seu anúncio os clientes estão de olho em uma empresa de raspagem de pisos de madeira, definitivamente é hora de explorar as vantagens que esse produto pode trazer, oferecendo assim solução para um problema.

Nesta fase, algumas técnicas interessantes podem ser utilizadas, como:

  • Perguntas Persuasivas;
  • Características do Produto;
  • Possíveis Solicitações;
  • Fotos detalhadas, etc.

Desta forma, o interesse pela compra começa a ser nutrido, criando desejo, o próximo passo na abordagem AIDA.

Desejo: seu cliente está um passo mais perto da meta

Nesta fase, o cliente está um passo mais perto de agir. Isso significa que você conseguiu usar ferramentas eficazes para convencê-lo de que ele, necessitado, pode contar com a sua empresa para resolver o problema.

Essa transformação pode ser efetivada com estratégias como:

  • Depoimentos de Clientes;
  • Prestação de garantias;
  • Prazos de entrega atrativos;
  • Preço especial para comprar agora, etc.

Essas métricas conferem maior credibilidade aos clientes, etapas essenciais para a realização de uma venda.

Assim, se uma empresa de construção e reforma quiser vender um produto, ela precisa divulgar de forma atrativa algumas informações importantes, como as opiniões dos clientes que adquiriram o produto, oferecer um bom período de garantia, preço diferenciado, promoções e encantar futuros compradores com prazos de entrega rápidos.

Ação: Por fim, conclua o processo

Esta é a etapa mais importante do AIDA: o momento da ação, onde o cliente final toma a decisão.

Isso pode acontecer de diferentes maneiras:

  • Ao clicar no botão comprar;
  • Trazendo clientes para o site da empresa;
  • Inscrevendo-se para um evento;
  • Assista a vídeos, etc.

Eles necessariamente dependem do tipo de ferramentas de marketing que você usou para chamar a atenção de seus clientes.

Se você já usou a metodologia em seu site de compras, agora é o momento perfeito para os clientes que procuram um produto específico para resolver o problema de fumaça na cozinha, clique em comprar na página do modelo de capô de apartamento que mais gostou.

Se você já enviou um e-mail de marketing oferecendo produtos com desconto em seu site, agora é o momento perfeito para trazer leitores para sua página por meio de um botão convenientemente colocado no corpo do e-mail.

Ou, quando pretende atrair um grande público para um evento corporativo, é quando opta por se inscrever.

E se o cliente realmente quiser ver um vídeo promocional, certamente essa ação ocorrerá nesta fase.

O método AIDA é, portanto, usado como uma maneira eficaz de impulsionar as vendas por meio do marketing digital, promover sua marca e gerar mais vendas para o seu negócio.