Entenda como fazer a manutenção e conserto de balanças
As balanças são instrumentos que medem a massa de um objeto. Elas foram inventadas pelos egípcios por volta do ano de 5000 AC, instrumento esse usado para medir o peso do ouro, o metal mais precioso. Nos dias de hoje, as balanças são usadas para pesar diversos produtos e estão presentes em vários lugares a nossa volta, como por exemplo nos mercados, padarias, postos de pesagem rodoviário, feiras livres, etc.
As balanças precisam estar com os pesos corretos, além de serem aferidas de tempos em tempos, o Conserto de balança é feito pelo técnico em balanças que tem como sua função atender aos requisitos dos pesos e garantir que as balanças estejam sempre reguladas. Isso evita perda ou excesso de material. Para a balança fazer as medições, ela usa um peso padrão que é a referência da medida utilizada, no Brasil essa medida é dada por quilos.
Existe também a classificação por dispositivo de funcionamento, que podem ser mecânicos, eletrônicos ou híbridos. Um dos tipos mais comuns de balança que observamos é a balança digital. O Conserto de balança digital é um dos serviços mais solicitados por diversos segmentos da indústria, por ter um ótimo custo-benefício, é indicado para quem quer recuperar uma balança desse modelo. Devido à utilização desse modelo de balança em larga escala, o seu comércio e sua manutenção têm sido feitos por vários locais, alguns deles sem certificação, é necessário que o local que faça a assistencia tecnica de balança digital tenha profissionais gabaritados e seja certificado para que o processo de Aferição de balanças ocorra da maneira correta.
Conheça agora os principais tipos de balança e suas funções de acordo com o tipo de objeto que será aferido
As balanças são usadas em diversos segmentos da indústria e do comércio em geral, abaixo alguns dos tipos utilizados:
- Balança analítica: esse modelo é utilizado para análise de determinadas grandezas sob certas condições ambientais, ela é muito utilizada na indústria farmacêutica e em laboratórios;
- Balança de precisão: esse modelo é utilizado para medir com precisão até as menores massas, algumas delas aferem até milionésimos de grama;
- Balanças Comerciais: podem pesar até 50kg e são muito utilizadas nos mercados e restaurantes;
- Balança de automação comercial: destinada a pesagens em sistemas de gestão empresarial;
- Balança industrial: para pesar grandes cargas de material;
- Balança hospitalar: pesagem e medição de adultos e crianças;
- Balanças rodoviária: para pesar veículos em trânsito.
Como acontece a manutenção e a calibração de balanças?
Veja a seguir como é feito o processo de manutenção e calibragem de uma balança e a importância que esse processo tem para garantir o resultado correto no processo de pesagem.
Para uma aferição correta da massa de um objeto, é sempre muito importante que as balanças estejam calibradas e com sua manutenção em dia. A importância do procedimento de calibração de balanças é essencial para um resultado correto na observação do peso de um objeto em diversos segmentos da indústria e do comércio. Se uma balança está mal calibrada, pode trazer consequências ao resultado de um composto feito em um laboratório de manipulação ou até mesmo no valor de um produto comercializado pelo seu peso.
O técnico em balanças deve observar qual o estado do peso padrão, sendo este responsável por informar o peso correto de um objeto quando bem calibrado e em condições de uso. Por estar em ambientes não controlado muitas vezes, o peso padrão pode sofrer a ação do tempo, oxidando com pontos de ferrugem, o que pode alterar sua medida em relação aos padrões do INMETRO, que é o órgão regulador desses equipamentos.
Para saber a hora de fazer a manutenção, é aconselhável que se tome algumas precauções por parte do gestor da área em que o equipamento é utilizado, uma dica bem simples na manutenção preventiva é semanalmente conferir a precisão da balança com o auxílio de um peso padrão em condições de conservação adequada. A limpeza é um outro fator importante na manutenção preventiva, quando os produtos pesados liberam resíduos, podem acabar prejudicando componentes internos da balança e influenciar o funcionamento correto do equipamento.
Após o técnico verificar o mecanismo da balança e calibrá-la, é colocado no equipamento um lacre balança inmetro, que garante que o equipamento está aferido e operando segundo as normas, assim evitando uma autuação ou multa do órgão regulador (IPEN). A balança com uma manutenção preventiva bem feita, além de garantir uma aferição correta na pesagem de objeto, tem a sua vida útil prolongada e evita que problemas possam ocorrer durante o processo de pesagem.