Endomarketing: dicas para melhorar as ações internas da sua empresa
O endomarketing deixou de ser algo incomum a muito tempo, hoje em dias as empresas precisam entender que cuidando dos seus funcionários também estão cuidando dos seus clientes. Que o sorriso do funcionário é também o sorriso da empresa.
Hoje em dia é perceptível que as pessoas compram itens mais levadas pelo seu lado emocional e não, necessariamente, por necessidade.
Por este motivo é importante contar sempre com funcionários bem engajados e motivados, pois o cliente se sentirá mais conectado com os colaboradores, com a empresa e com a marca.
A conexão é extremamente eficiente para fidelizar clientes. Fora isso o endomarketing trás muitos outros benefícios e vamos abordar neste artigo como melhorar essas ações dentro da sua empresa e aumentar o engajamento, a produtividade e ter um ambiente de trabalho muito melhor.
Personalização e grandes resultados
É possível realizar pequenas mudanças no local de trabalho e obter grandes resultados. Como já dito anteriormente, é importante ter a ligação emocional do cliente com o produto, mas acima disso é importante ter a ligação do colaborador com a empresa.
Vamos abordar algumas mudanças que podem ser feitas no ambiente de trabalho.
1. Carimbos
O carimbo é a assinatura daquela pessoa, basicamente a sua presença legal em algum local e, por isso, é importante que ela seja única.
Muitas empresas atualmente optam por usar carimbo personalizado, sendo que cada funcionário tem o seu e pode ter sido desenhado ou feito por ele mesmo.
A recomendação mais viável é ter algum designer para realizar os desenhos simples para os carimbos, esse é um investimento pequeno mas que pode agregar ainda mais benefícios ao resultado final.
O modelo antigo não apresentava muita personalidade, agora usar um carimbo para empresa que seja personalizado, que apresente a característica de cada personalidade já auxilia muito na integração do colaborador e na identificação.
2. Cartões de aniversário
A empresa dar um cartão de aniversário já é algo comum, é necessário também inovar nesse quesito e a dica aqui é se aproveitar para gerar uma inclusão maior ainda.
A ideia é ter algum tipo de cartão em branco e deixar com que as pessoas da empresa – colegas do aniversariante – preencham o cartão com frases, dedicatórias, desenhos e brincadeiras.
Pode ser algo pequeno, mas mostrará a importância do colaborador para a empresa e dele para a equipe como um todo.
3. Mesa de trabalho
Um escritório ou local de trabalho que reúne várias pessoas é tido sempre como um lugar “cinza”, meio sem vida.
Isso precisa mudar, principalmente porque quando temos incentivos visuais o trabalho rende mais, as horas parecem passar voando. Investir em um local de trabalho descontraído é muito válido.
Isso pode ser feito pelo próprio colaborador caso tenha espaço para isso. Na mesa de escritorio de cada um pode ser permitido alguns itens pessoais para deixar o trabalho mais aconchegante, esses itens podem ser:
-
Fotos;
-
Canecas ou xícaras;
-
Pequenas almofadas;
-
Bonecos, action figures ou figurinhas.
Nesse ponto, é importante deixar abertura para que o próprio funcionário edite da forma que ele achar mais agradável, fazendo ser cada vez mais dele aquele lugar, cada vez mais pessoal e aconchegante.
Existem vários tipos de mesas que permitem esse tipo de modificação sem atrapalhar o ambiente e sem atrapalhar o trabalho do funcionário, a mais recomendada é a estação trabalho em L.
Seu formato permite o posicionamento de uma quantidade razoável de itens sem atrapalhar o instrumento de trabalho (normalmente o computador ou notebook).
A socialização dos colaboradores
O ambiente empresarial, muitas vezes, não é um lugar propício para surgir amizades, então levar os colaboradores para fora de vez em quando é uma ótima alternativa para aumentar a socialização entre as pessoas.
O famoso coffee break pode ser feito em, praticamente, qualquer local que tenha um ambiente mais descontraído e, acredite, ajuda muito para as pessoas se conhecerem.
Muita gente tem uma postura mais profissional dentro da empresa – o que não deixa de estar certo – mas isso pode torná-la mais fechada e evasiva.
Em alguns casos o coffee pode ser feito dentro da empresa que já terá um efeito extremamente positivo, isso na verdade depende muito de uma avaliação minuciosa de toda a equipe.
O recomendado é realizar um coffee break para 20 pessoas, um bom número para a interação sem ser muito intimista, com uma quantidade – em média – em que a maior parte das esquipes é formada.