Empresa de confecção de uniformes: características e objetivos
Os uniformes são variados, ou seja, são feitos de diversos materiais como uniformes de brim, jeans, polo e muitos outros. São essenciais para que as empresas consigam montar sua identidade visual, além de fazer com que os ofícios dos trabalhadores sejam seguros.
Os uniformes foram avançando com o passar do tempo, com tecnologias de tecido, flexíveis e seguros, e que agregam e compõe a estética e a funcionalidade da empresa.
Neste artigo falaremos sobre a confecção de uniformes para revenda camisetas personalizadas, o passo a passo para a produção de uniformes e entender como anda o mercado desse setor da indústria têxtil.
Entendendo o mercado dos uniformes
O mercado de uniformes vem crescendo, tanto no setor de uniformes profissionais, com características de segurança, como aqueles uniformes feitos para padronizar e atender a identidade visual.
Segundo a Associação Brasileira Têxtil, só o setor da confecção de forma geral é o sexto maior o mundo, e o nicho desse setor que é a produção de uniformes vem movimentando bilhões de reais.
Isso é comprovado por estudos realizados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o segmento de uniformes profissionais no Brasil movimentava cerca de R$ 3,5 bilhões por ano no país, e ocorreu o crescimento de 80% em produção.
Isso pode ser alcançado por conta da consultoria e negócios que vem crescendo nas empresas, que vem usando estratégias diferenciadas e cada vez mais eficientes.
E para que todos os produtos pudessem ter qualidade e segurança foi criado uma legislação específica, dentro do Programa Brasileiro de Autorregulamentação de Roupas Profissionais.
Esse regulamento emite selos, padrões de qualidade e muitos outros aspetos.
Passo a passo da confecção
Para que os uniformes sejam produzidos, sejam eles profissionais ou compostos por camisa polo feminina personalizada, passam por diversas etapas, e todas elas são importantes para que o produto saia com qualidade, além disso, dependendo do uniforme uma ou outra etapa pode ser realizada de forma diferenciada.
As etapas são:
1. Definição de modelos
A primeira etapa é a definição do design da peça.
Feito isso ocorre a realização dos croquis e dos esboços do molde da peça.
Aqui vale qualquer tipo de peça como blusa, calça, camisa ou bermudas.
Essa etapa inicial para que as outras etapas, como a feita com máquina de estampar tecido, e a colocação de botões e outros.
2. A modelagem
A modelagem consiste em agregar junto aos croquis a definição do que comporá os uniformes como:
- Botões;
- Bolsos;
- Bordados;
- Tipo de tecidos.
3. O corte
Os cortes é quando o tecido é preparado para que o molde seja aplicado. Ou seja, é quando a peça ganha a primeira forma, sem os acabamentos.
4. A costura
Nessa etapa os cortes são costurados dando origem a peça em si.
Depois são feitos a colocação dos acabamentos como botões, bolsos, overloques e tudo o que foi definido na modelagem.
Depois de tudo feito, é passado à peça a um setor de controle de qualidade, para verificar se à algum problema ou irregularidade, e isso é essencial para que a peça esteja perfeita para a entrega.
Características dos uniformes
Existem algumas características que são interessante de ter no tecido de seu uniforme.
Cada característica depende do tipo de uniforme que será usado, e quais são as suas ações como:
- Repelente a água e a óleo (mexem com alimentos, gorduras e molhos);
- Antimicrobiano;
- Proteção ultravioleta (ficam sobre o sol durante longos períodos);
- Costura francesa (costura dupla e reforçada);
- Textura microcraquelado (disfarça o efeito dos amassados).
Essas características são essenciais para que o uniforme tenha qualidade e segurança no seu uso.
Entrega dos uniformes
Feito tudo isso é hora de garantir que o uniforme seja entregue a quem encomendou. Assim, essa entrega pode ser feita por diversos meios como o de moto disk entrega, caminhões, correios e caso for necessário utilizar os modais aéreos e fluviais.
Muito importante que a empresa de confecção de uniforme atente-se a isso, pois é uma das partes importantes que fidelizam o cliente.
Vimos então que o nicho dos uniformes é bastante grande e tem galgado grandes espaços dentro do mercado. É sempre importante atentar-se para a qualidade dos materiais que serão feitos, do feedback com o cliente e a garantia da entrega.