Empreendedorismo de sucesso: conheça as inovações em negócios
Atualmente, muito se fala em empreendedorismo. A palavra está ligada à capacidade de aprender, inovar, sendo muito usada para definir o processo de abertura de novas empresas.
No entanto, a ação de empreender vai muito além disso, sendo vista como a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, com o objetivo de desenvolver soluções e investir recursos para a criação de algo.
Nesse sentido, não é preciso associar o empreendedorismo somente às empresas, mas também, a projetos ou até mesmo a movimentos que possam gerar mudanças significativas na sociedade.
Entre os exemplos, as agencias de promotores de merchandising aparecem com destaque no ramo de divulgação, pois a publicidade e as estratégias de marketing inovadoras também são vistas como empreendedorismo.
O teórico Joseph Schumpeter foi um dos primeiros a estudar o empreendedorismo. Para ele, empreender está diretamente associado à inovação.
Dessa maneira, o empreendedor seria o principal responsável pela realização de novas estratégias, combinações e inovações, como a criação de um novo produto, serviço, método de produção, comercialização e a abertura de novos mercados.
Já o teórico Robert D. Hisrich define empreendedorismo como um processo de criação, com o intuito de desenvolver algo diferente e com valor agregado.
Para isso, o estudioso diz que é necessário investir tempo e esforço, bem como assumir os riscos financeiros e sociais, para receber resultados de compensação econômica e pessoal.
Inovações no empreendedorismo que deram muito certo
Hoje em dia existem diversos tipos de negócios, com amplas possibilidades de inovação no mercado. Por esse motivo, é possível criar algo novo a partir de uma coisa já existente, daí a necessidade de conhecer ações empreendedoras que deram certo.
Entre elas, destaca-se a possibilidade de terceirização de salas comerciais, como é o caso do aluguel de salas por hora.
Essa é uma alternativa bastante vantajosa, em especial, para pessoas que trabalham em home office e precisam de um local adequado para realizar suas atividades.
Também é uma maneira de promover encontros entre empresários que trabalham online, mas, por vezes, necessitam de um espaço físico para reuniões, atendimento ao cliente, entre outras atividades.
Na mesma perspectiva, o escritorio compartilhado também aparece como uma solução viável para essas pessoas.
Nesse modelo de negócios, além de ter um espaço para trabalho, é possível aumentar a rede de networking, conhecendo novos trabalhadores da mesma área ou de segmentos diferentes.
Por esse motivo, é cada dia mais comum a procura por escritorios para alugar, sendo uma inovação que deu muito certo no ramo dos negócios.
Com o aluguel de salas compartilhadas, pode-se usufruir dos seguintes benefícios:
- Economia, pois não é preciso comprar um imóvel;
- Atendimento personalizado com recepção;
- Segurança e controle de acesso pela portaria;
- Endereço físico para correspondências.
Algumas salas compartilhadas também oferecem conexão com internet, atendimento telefônico e ramal exclusivo. Assim, basta o contratante escolher o melhor escritório compartilhado, de acordo com as suas necessidades.
Projetos de inovação de grande potencial com uso de tecnologia
Além das salas compartilhadas, há outras formas de integrar a inovação, o empreendedorismo e a criação de oportunidades no mercado.
Um dos serviços que também deu muito certo em relação ao mundo dos negócios é a automação comercial, ou seja, a introdução de ferramentas de alta tecnologia, que são capazes de aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir custos (com mão de obra, equipamentos, energia, entre outros).
A automação era feita nas indústrias, com o uso de componentes eletrônicos que minimizavam erros humanos. Outra vantagem está na segurança, porque a tecnologia é capaz de ampliar a segurança no trabalho, evitando problemas e riscos de acidentes.
Diante dessa vantagens já observadas no segmento industrial, percebeu-se a necessidade de introduzir as tecnologias no comércio.
Sendo assim, um atelier de moda, por exemplo, pode utilizar planilhas eletrônicas, desenhos em modelagem 3D e outros dispositivos capazes de otimizar o negócio de uma forma produtiva e com redução de custos. O mesmo vale para outras empresas e ramos de negócios.
Sendo assim, percebe-se que o empreendedorismo é entendido como a disposição ou capacidade de idealizar e. ao mesmo tempo, coordenar e realizar projetos novos.
Dessa forma, um bom empreendedor tem a habilidade de criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio, com a introdução de tecnologias e métodos otimizados para gerar resultados positivos.