Educação infantil e escolas alternativas

Educação infantil e escolas alternativas

A educação dos filhos é uma parte importante da vida de uma criança, principalmente quando os pais buscam o ambiente ideal para realizar a matrícula. As escolas devem oferecer um projeto educacional abrangente, indo além dos cuidados práticos do dia a dia e dos ensinamentos básicos do abecedário e da matemática básica.

O ensinamento lúdico, com ferramentas apropriadas, devem ser levadas para a sala de aula desde a primeira infância, quando os pais precisam deixar os filhos em creches e escolas de ensino fundamental e retornar ao trabalho.

A aplicação desta técnica não está relacionada apenas à diversão, mas como uma forma de facilitar a aprendizagem, em qualquer idade, para o próprio desenvolvimento social, pessoal e cultural.

Além disso, as escolas que usam materiais diferenciados dentro do ambiente estudantil promove o desenvolvimento da saúde mental dos alunos, preparando para a busca de soluções criativas, em um cenário de conhecimento que abrange processos construtivos, participativos, sociais e da comunicação.

Métodos incluem a música na educação

O ensino pedagógico é muito importante para as crianças e, por isso, os pais devem verificar a grade curricular de uma escola infantil , para que o método praticado esteja de acordo com a necessidade de uma criança.

A presença de materiais didáticos diferenciados, dentro da sala de aula, pode ser uma forma de aplicar técnicas de aprendizado mais abrangente.

Mesmo a socialização e a aprendizagem básica podem ser ensinadas de maneira lúdica, com a presença de outras pessoas, fora os pais e familiares, em um ambiente completamente novo, como uma escola infantil.

Muitas escolas têm apostado em um novo cenário educacional, com a presença de instrumentos musicais associados ao ensinamento de português e matemática.

As escolas de música em SP, por exemplo, passaram a fazer parcerias com escolas de ensino fundamental e ensino médio, oferecendo métodos de ensino que incluem a música dentro da grade curricular, como uma forma de mostrar que a cultura musical é tão importante quanto saber ler e fazer contas.

Aulas complementares ajudam no desenvolvimento

A complementação de aulas extracurriculares pode ser uma forma de incentivar os alunos a buscarem uma nova forma de se expressar.

A partir dos seis anos de idade, a criança já pode começar a aprender a tocar um instrumento musical em uma escola de musica SP.

Paralelo aos estudos formais, a partitura e o instrumento musical podem fazer parte dos ensinamentos, de acordo com a escolha da criança.

As opções são variadas, entre instrumentos de sopro, percussão, teclado e piano, de corda, como violão, violino e viola e, por que não, guitarra e baixo.

As vocações de um aluno são variáveis e únicas, por isso, a escola de musica em Guarulhos pode ser um meio de descobrir qual o melhor se adapta, para que possa desenvolver a técnica mais apropriada para aprender a tocar músicas, além de realizar composições e melodias.

Alimentação saudável e balanceada

Os ensinamentos praticados dentro da escola devem atender aos anseios de pais, dos alunos e dos professores. Mas a alimentação praticada nas escolas também deve ser balanceada, com a oferta de comidas e bebidas que estejam de acordo com a necessidade fisiológica infantil.

O gasto de energia nesta idade é muito grande, principalmente quando as crianças realizam atividades físicas, com brincadeiras no pátio e no playground.

Por isso, a hora da alimentação deve conter produtos que reponham a energia, saciando a fome dos pequenos.

Nesse contexto, muitas escolas fecham parcerias com empresas de refeições coletivas, que preparam um cardápio adaptado para este tipo de público, com frutas, legumes, bolachas e cereais, junto a sucos naturais e bastante água, para garantir um equilíbrio na ingestão de alimentos saudáveis e de forma balanceada.

Desta forma, os pequenos começam a formar o bom hábito alimentar, já que os cardápios são preparados com um cuidado quanto à qualidade e a higiene em pratos adequados para o consumo.

Os profissionais responsáveis por este tipo de serviço se dividem em:

  • Nutricionistas;
  • Chefes de cozinha;
  • Cozinheiros técnicos profissionais;
  • Analistas de processo e qualidade.

As cozinhas das empresas especializadas em refeições coletivas são compostas por estes profissionais que trabalham de forma versátil, preparando pratos triviais e do dia a dia, até em cardápios mais elaborados, voltados para dias e ocasiões especiais.

Com relação as festividades, é possível usar datas e pratos distintos para as comemorações durante o mês de junho, na mudança das estações do ano, com frutas da época, e em dias voltados para os profissionais da escola, como dia dos professores e dia das crianças.

Para os pais, resta saber escolher o ambiente mais adequado para o filho ou para a filha, com a ideia de que a música pode ser uma forma de explorar outros aprendizados da criança, expandindo o mundo de ideias e criatividade a novos níveis do conhecimento humano.