Dicas para ter restaurante de sucesso!
Administrar um restaurante pode ser um trabalho árduo em algumas ocasiões, por conta disso é preciso contar com o máximo de recursos que for possível, para entender a necessidade do cliente e responder, de forma eficiente, a demanda, sem desperdícios, atrasos e sempre focando em fidelizar o cliente.
O ramo alimentício desperta muita curiosidade dos clientes para saber como tudo é produzido, as condições de higiene e etc, por isso é imprescindível entregar confiança em todos os aspectos para o seu público.
Neste artigo vamos abordar algumas dicas para melhorar o ambiente do seu restaurante de forma geral.
A tecnologia como aliada do seu restaurante
Hoje em dia em praticamente qualquer ramo a tecnologia tomou conta e se faz presente nos mais diversos tipos de trabalhos, no ramo de restaurantes essa história não é diferente. Vamos abordar algumas formas de se utilizar a tecnologia a seu favor.
Softwares
Vamos abordar o uso de certos tipos de software para restaurantes com várias funções mas que, com certeza, irão agregar muito para o seu negócio.
Marketing para restaurante
Normalmente softwares desse ramo entregam várias opções de campanhas de marketing e também contam com funções para ajudar na organização como:
-
Controle de estoque;
-
Emissão de documentos fiscais;
-
Fluxo de caixa;
-
Organização do atendimento a mesas.
Dentre outras funções que é possível achar nesses tipos de software. É importante em alguns casos verificar com agências responsáveis como o SEBRAE, a procedência do software ou app e se suas funções estão todas de acordo com as normas legais.
Promoções
Uma opção que vem sendo bem recebida pelo mercado são os softwares de organização de promoções.
Dependendo do público alvo e ramo de atuação é possível realizar promoções que se encaixem de forma adequada, existem vários softwares que podem ficar agregados a um sistema para restaurante que auxiliam a entender qual a promoção que melhor irá casar.
Aqui vale ressaltar que é de extrema importância identificar corretamente o público do local antes de escolher uma promoção, para que se adeque de forma eficiente e seja aderido pelos clientes, isso pode variar dependendo da idade do seu público, sexo e até na localização geográfica do seu restaurante.
Controle de pedidos
Esse é um software altamente utilizado por essa indústria pois entrega muita agilidade para a organização de pedidos.
Existem inúmeros deles no mercado e cada um com especificações próprias, mas no geral eles servem para o garçom anotar o pedido via smartphone (ou bip) e automaticamente o pedido chegar na cozinha da exata forma que o cliente desejar, poupando o tempo de deslocamento do garçom, da mesma forma o tempo de entrega é mais ágil pois o garçom é informado via smartphone.
Pequenas mudanças, grandes efeitos
Após vermos o uso da tecnologia nesse ramo, vamos entender um pouco mais sobre pequenas mudanças que podem trazer altos benefícios para o seu restaurante.
Investindo na imagem
Uma das formas de marketing mais valiosas é o marketing orgânico, que é feito de pessoa para pessoa. Por isso investir em pequenas mudanças para divulgar a imagem do restaurante pode ser muito benéfico.
Cartão
Uma das formas mais antigas – e mais conhecidas – de se fazer marketing orgânico é através de cartões de visita, uma opção que vale recomendar é o cartão de pvc, por entregar um ótimo acabamento e possuir uma relação custo-benefício extremamente alta.
O cartão deve levar a identidade visual do local, ser direto e limpo, informando qual a especialidade do local, alguns valores interessantes e a as formas de contato.
Folder
Seguindo o mesmo padrão de marketing do tópico anterior, o folder tem a intenção de passar mais informações, podendo conter um design mais amplo, é importante também pensar na armazenagem deste produto, é recomendado o uso de um porta folder acrílico.
Investindo na segurança para um restaurante
Ter um ambiente seguro é sempre muito bom, vamos abordar um ponto sobre isso.
Crachá
O uso do crachá é indispensável pela segurança e também para que os clientes possam identificar de forma rápida com quem estão falando, podendo criar um ambiente mais amigável e descontraído.
Fazer uso de cracha de identificação pode tornar o ambiente muito mais seguro para os clientes e trazer uma sensação a mais de conforto.
Como foi possível observar é sempre preciso se manter atualizado tanto no quesito tecnológico quanto nas pequenas mudanças, usando dicas para softwares, o uso de folders, crachás, e até de equipamentos de acrilico.