Dicas para loja de peças automotivas

by redator 0 Comments
Dicas para loja de peças automotivas

Carros são uma das grandes paixões do povo brasileiro. Por conta disso, boa parte das pessoas não reluta ao investir em um modelo novo em um determinado intervalo de anos, nem mesmo na realização de melhorias no veículo que tem atualmente, sem mesmo uma visita prévia em uma loja de peças automotivas.

Tudo isso faz com que a abertura de um estabelecimento especializado em peças automotivas seja  uma ótima opção para quem pensa em empreender.

Apesar disso, é preciso ter em mente que a alta demanda pelos produtos, por si só, não é capaz de garantir o sucesso do estabelecimento:

É fundamental que o proprietário tenha um planejamento para a sua abertura, e que ele busque maneiras de fazer com que o seu negócio se sobressaia perante a concorrência.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para aumentar as chances de que o seu negócio seja um sucesso:

Tenha um gerente de confiança

Por mais presentes que os proprietários de um negócio sejam, eles não podem dar conta de tudo sozinhos. Afinal, a rotina de administrar um comércio envolve atividades complexas e diversas, tais como:

  • Gestão do fluxo de caixa;

  • Controle de estoque;

  • Gestão de pessoas;

  • Relacionamento com os clientes.

Por último, mas não menos importante, é essencial que haja um referencial de liderança para todos os empregados do estabelecimento.

Assim, caso eles procurem um modelo de atendimento para seguir ou mesmo precisem de ajuda em algum procedimento, eles saberão a quem recorrer.

Deste modo, recomenda-se fortemente que o empreendedor invista na contratação de um gerente, que, além de auxiliar nas rotinas administrativas, se responsabiliza por guiar o restante da equipe e fazer com que ela preste um bom atendimento.

Devido à importância desse profissional, é fundamental que a sua contratação seja feita de modo criterioso, e, se possível, com a ajuda de uma consultoria em direitos humanos.

Além de um conhecimento aprofundado a respeito dos produtos vendidos, é essencial que a pessoa escolhida tenha passado por um treinamento de liderança, de modo que seja capacitada para orientar o restante da equipe. Assim, o seu desempenho como um todo será sensivelmente melhorado.

Conte com controle de acesso

Lojas de peças automotivas costumam contar com produtos de alto valor em seu estoque.

Por conta disso, elas se tornam um alvo mais atraente para criminosos do que residências, ou mesmo comércios que trabalham com mercadorias mais baratas.

Assim, é muito importante que haja algum tipo de controle de acesso nos locais onde o estoque fica armazenado, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso a ele.

A boa notícia é que há diversas formas de tornar esses espaços mais seguros. Um deles é usar um leitor de crachá, que permite ou barra o acesso de determinada pessoa por meio do escaneamento de um código de barras.

Há, ainda, a alternativa de instalar um leitor biometrico no local: como ele trabalha com a leitura de impressões digitais, ele é mais seguro.

Da mesma forma, tais controles podem ser úteis para registrar as entradas e saídas de funcionários.

Normalmente, é possível obter um relatório a respeito dos registros no fim do mês, de modo a realizar todos os procedimentos relacionados à folha de pagamento.

Por mais que o relógio de ponto biométrico preço possa ser elevado, o investimento vale a pena: tal equipamento faz com que a gestão do negócio seja muito mais prática, além de ter uma boa vida útil.

Esteja em uma localização estratégica de peças automotivas

Uma localização estratégica tem muito a oferecer a qualquer negócio, independentemente do ramo.

Porém, o que torna um ponto interessante a um estabelecimento de um ramo pode fazer com que ele seja menos interessante para outro, tornando o estudo caso a caso de extrema importância.

Quando se trata de uma loja de peças automotivas, é interessante estar próximo a oficinas mecânicas e concessionárias deixando um bandeira Wind Banner chamar seu clientes.

Caso ela seja especializada em componentes para um modelo muito específico, como peças para Toyota Bandeirante, também é preciso verificar se os estabelecimentos das proximidades trabalham com esse modelo: do contrário, o movimento ficará aquém do satisfatório.

Da mesma maneira, é interessante firmar parcerias com as oficinas das proximidades, de modo que os clientes de um dos locais tenham descontos no outro e vice-versa.

Assim, ambos mantêm um fluxo de negócios interessante e saem ganhando frente à concorrência.