5 dicas para construir uma área de lazer no seu prédio
Uma boa área de lazer é ótima opção para todos os tipos de moradores. Ainda que eles não a utilizem todos os dias, ou até mesmo todas as semanas, as áreas de lazer bem equipadas, com direito a ambientes multiuso com redes para quadras esportivas, oferecem uma opção segura e prática para os condôminos.
Por que ter uma área de lazer?
Essas áreas podem ser agradáveis para todo o tipo de condômino, não só para famílias com crianças, como é de se esperar.
Claro que para uma família com filhos, é ideal ter um lugar bem próximo onde as crianças possam brincar ao ar livre, ou em uma sala de jogos, e ter contato com outros da mesma idade, porém os benefícios de uma área de lazer são abrangentes.
Para o público idoso, a área pode se tornar um bom lugar para se exercitar, por exemplo.
E para todos os públicos ela serve como área de confraternização entre condôminos, que é algo bom para todos, e pode até evitar alguns tipos de problemas entre moradores.
Quando se conhece, tem algum tipo de vínculo e empatia pela pessoa que mora ao lado, é mais fácil instaurar a tolerância e respeito mútuo.
Vimos então que essas áreas podem trazer os seguintes benefícios:
- Opção prática de lazer;
- Auxílio às famílias com filhos;
Um lugar para que os moradores idosos possam se exercitar; - Valorização do imóvel;
- Tornar o prédio um lugar mais agradável para todos;
- Criar um ambiente para que os condôminos possam se conhecer e confraternizar.
Conhecendo todas essas vantagens, veja agora algumas dicas para não errar na elaboração de uma área de lazer que satisfaça a maioria dos moradores.
O que uma boa área de lazer precisa ter?
Bonita e agradável, para que, mesmo sem utilizá-la regularmente, todos se sintam contentes pelo investimento.
1. Ambiente agradável
A sua área de lazer deve ser um ambiente agradável para que as pessoas possam estar. Um lugar agradável é um lugar onde não se tem pressa de sair.
Ninguém gosta de estar em um ambiente sujo e poluído, por isso, sua área tem que estar sempre bem limpa, e se houver fontes de poluição sonora ou mesmo pelo ar, é melhor evitá-las. Por exemplo, se o seu prédio fica localizado ao lado de uma avenida muito barulhenta, é bom cogitar um espaço, se possível, um pouco mais afastado, dentro do condomínio, ou criar um local interno, com certo isolamento acústico para que as pessoas possam simplesmente sentar e conversar, sem serem atrapalhadas pelo barulho intenso.
Outra coisa que pode deixar as pessoas desconfortáveis é a falta de iluminação natural e o espaço físico.
Lugares apertados e pouco iluminados são desconfortáveis, se a sua área é pequena, é melhor não colocar muitas coisas, pois pode causar uma sensação ruim de local espremido. Às vezes, “menos é mais”.
Um fator fundamental também é se esforçar para construir uma área bonita, e até contratar um designer de interiores. Uma área bonita vai satisfazer até mesmo os moradores que não pretendem usá-la.
Caso haja peças de mármore, muito usadas nesse tipo de ambiente, vale a pena ter o contato de uma marmoraria para fazer o polimento de marmore regularmente.
2. Pensado para os moradores
A área de lazer tem que ser pensada para o público morador. Se o seu prédio tem o perfil de moradores mais jovens, talvez não seja uma boa ideia investir em um local para se jogar bocha.
E, se caso os moradores forem muito diferentes entre si, a dica é apostar em locais que agradem à maioria, sem coisas muito específicas.
3. Proteção
Para ter sucesso na criação da sua área de lazer, pense na segurança de todos. A segurança das pessoas que estão utilizando as áreas e dos outros moradores, isso tem que ser fundamental.
Um bom exemplo de segurança é colocar um cercado em áreas infantis, ou redes para quadras esportivas.
As redes de proteção servem, principalmente, para que, em esportes com bola, a bola não escape e se perca ou machuque alguém de fora.
4. Festas
Uma área que pode ser reservada, ou utilizada pelos convidados de um morador pode ser uma boa ideia.
Um salão de festas, espaço para churrasco, sistema de som e iluminação (desde que feito de um modo para não incomodar os outros moradores), pode ser um grande diferencial.
5. Funcionalidade e economia
O investimento na área tem que ser inteligente, investindo mais em itens que serão mais utilizados, sem deixar a estética de lado. A manutenção também terá de entrar na conta.
Em áreas com piscina, o uso de uma tela para piscina é importante para diminuir a manutenção necessária e, manter uma piscina agradável e segura aos moradores, pois a tela de proteção pode impedir a queda de pessoas, folhas ou animais silvestres na piscina.