Dicas de investimentos para alavancar seu negócio

by redator 0 Comments
Dicas de investimentos para alavancar seu negócio

Abrir seu próprio negócio, sem dúvidas, é um grande desafio. Por conta disso, esse artigo separou algumas dicas sobre processos e ações que podem ser necessárias para alavancar seu negócio, assim como outros meios alternativos frente à crise econômica.

Por isso, se você pretende se tornar um empreendedor e deseja “driblar a crise”, lembre-se que seu investimento precisa ser certeiro. Confira as dicas que separamos!

Organização de uma loja: Dicas de montagem

No caso de locais maiores, que demandam trabalho com diferentes produtos é fundamental ter expositores para supermercados, por exemplo.

Além de ser um elemento que contribui para a organização dos produtos, ainda serve para chamar a atenção do cliente diante das novas oportunidades de compra e venda.

É recomendado que os expositores sejam metálicos, com objetivo de que tenham elevada durabilidade, resistência e consigam abrigar os produtos de forma segura e confiável.

Outro detalhe, além da organização, é investir em tecnologia para o seu comércio, por meio da automação de processos e um controle mais rigoroso tanto no aspecto de segurança, como de capital de giro, vendas, metas a serem alcançadas, dentre outros aspectos.

Por isso, é possível ter um sistema para loja de roupas, que trabalhe por meio de um software desenvolvido para o seguimento.

Por meio dele é possível atuar no controle do estoque, gerenciamento de e-mails, contato com o fornecedor e ainda, um controle de entrada e saída dos funcionários, clientes, dentre outros aspectos.

Com esse sistema, fica mais fácil ter um controle mais assertivo da situação. Um exemplo para o âmbito do mercado de tecnologia, é investir no checkout mercado, que pode ajudar no controle dos materiais de entrada e saída, assim como de pessoas.

Outro elemento interessante é pensar em diversas formas de pagamento para o cliente, já que a tecnologia permite pagar por dinheiro, cartão e até mesmo por celulares.

Por isso, é interessante investir na conciliação de cartões, apostando em bandeiras diversificadas.

Gerenciando o seu negócio: atenção ao público interno!

Um negócio não se faz sozinho e por isso ter o apoio de colaboradores dedicados é de extrema importância para alavancar o seu negócio.

Tudo depende do público interno. São os colaboradores que irão atender os clientes, vender “seu peixe”, abrir e fechar uma loja, cuidar das despesas, estoque e até mesmo do orçamento, em alguns casos.

Por isso, é importante investir nesse tipo de público tendo um bom relacionamento, muito mais humanizado e de treinamento profissional.

Empresas que prezam pelo distanciamento entre chefe e subordinado tendem a não se desenvolver porque esse é um modelo de negócio bastante ultrapassado.

Um cliente misterioso: assim pode ser considerado o seu funcionário, que deve ser visto mais como um colaborador, do que como um empregado.

As pessoas querem participar, querem ser valorizadas, fazerem cursos e se sentirem motivadas a estar em seu local de trabalho.

Uma opção é mostrar ao seu funcionário qual é o seu modelo de negócio e investir em cursos técnicos de qualificação profissional, assim como incentivar a participação dos mesmos em workshops e palestras, por exemplo, sobre marketing, vendas e dicas de como se aperfeiçoar.

Seja um MEI: Você sabe o que é isso?

Micro empreendedor individual, é assim que um MEI é conhecido. Por meio dessa modalidade, uma pessoa comum consegue abrir seu próprio negócio.

Sendo um MEI, a pessoa paga uma pequena taxa mensal para o INSS- Instituto Nacional de Seguro Social e consegue desempenhar diversas atividades, por exemplo:

  • Digitador;
  • Costureira;
  • Açougueiro;
  • Cabeleireiro;
  • Bombeiro;
  • Carregador de objetos;
  • Comerciante;
  • Editor de revistas;
  • Estoquista.

Sendo um empreendedor individual a pessoa precisa arrecadar certa quantia em dinheiro, podendo contratar até um funcionário para atuar em conjunto com ela.

Essa modalidade cresceu principalmente por conta da crise econômica, em que muitas pessoas se viram desempregadas, mas com a necessidade de levantar rendimentos e ainda pensar em sua aposentadoria, decidiram apostar na MEI.

Para abrir uma é muito simples, basta acessar na internet e cadastrar seus dados. Tudo será realizado pela internet e um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) será gerado.

Também é possível se relacionar com a Prefeitura do seu município para atuar seu cadastro e desconto de impostos, além de obter informações e orientações acerca de cursos e de como desenvolver seu negócio ainda mais.