Deseja trabalhar como motorista? Saiba o que fazer!

Deseja trabalhar como motorista? Saiba o que fazer!

Muitas pessoas escolhem trabalhar como motoristas, seja de carro, caminhão e moto, por exemplo. Esse trabalho pode consistir no deslocamento de cargas, de pessoas ou produtos, sendo alta a responsabilidade do condutor para garantir que o passageiro chegue em segurança em um local, assim como as cargas e produtos.

Pensando nisso, esse artigo falará sobre alguns tipos de motoristas assim como cursos para especialização. Confira!

Que motorista é você?

O primeiro passo para quem escolhe a carreira de motorista é decidir que tipo de motorista você é. Você pode ser um motorista particular, que atua por meio de aplicativos para levar os passageiros ou produtos a determinado local.

Muitas pessoas adquirem também um ponto de táxi e passa a trabalhar como taxista. Tanto para o primeiro caso como para o segundo é necessário ter CNH, ou carteira nacional de habilitação e inserir o EAR, ou seja, que exerce atividade remunerada com esse tipo de serviço.

No entanto, muitos motoristas optam por dirigir outros veículos como ônibus e caminhão e para isso é necessário ter a habilitação correta. Por exemplo, para quem deseja dirigir um ônibus ou micro ônibus a habilitação é de categoria D.

No caso do caminhão, a categoria exigida é a C. Ou seja, para quem decide entrar nessa carreira é fundamental estar em dia com seus documentos e ter conhecimento técnico para o manuseio do veículo.

É possível obter uma habilitação na categoria desejada em uma autoescola que seja especializada no segmento e após a aprovação no teste de direção.

Nesse cenário, é possível apostar também na direção de um transporte executivo, dirigindo tanto ônibus como vans. É importante ressaltar que no decorrer dos anos é possível adicionar categorias à habilitação, caso o motorista deseje dirigir novos veículos.

Conheça mais detalhes sobre o curso MOPP?

O curso de MOPP é bastante interessante, pois com o mercado está cada vez mais competitivo e quem se profissionaliza sai na frente da concorrência.

Esse curso significa “Movimentação Operacional de Produtos Perigoso” e é indicado para motoristas que realizam o transporte de cargas consideradas perigosas.

Essas cargas podem ser tóxicas, inflamáveis, radioativas, dentre outros. Por isso, quem fará seu transporte precisa estar apto para o manuseio do material.

Realizar esse curso é fundamental além de ser considerado como indispensável para todos os motoristas que atuam com esse tipo de carga.

Dentre as temáticas que são debatidas no curso podemos citar as normas de transito, práticas de segurança, detalhes da legislação que regulamenta o tráfego desses produtos, direção defensiva, o movimento de produtos considerados perigosos, impactos ambientais assim como a prevenção de incêndios.

Segundo o Departamento estadual de Transito, as cargas perigosas podem oferecer risco a quem transporta e por isso fazendo o curso o motorista consegue ficar mais seguro, pois sabe como deve agir.

De modo geral, as cargas consideradas perigosas são classificadas como:

  • Inflamáveis;
  • Corrosivas;
  • Radioativas;
  • Tóxicas;
  • Podem ser patogênicas;
  • Infectantes;
  • Com elevadas temperaturas.

Por isso, no curso o aluno aprende sobre como gerenciar essa carga, as movimentações e como se sair bem em uma emergência.

Basicamente, é um curso de direção defensiva que agrega diversos conhecimentos fundamentais para quem trabalha com esse serviço.

No entanto, não é todo mundo que pode fazer esse curso. Ele é indicado para pessoas maiores de 21 anos. Além disso, o motorista precisa estar habilitado em uma das categorias B, C ,D ou E e não ter comido infrações consideradas como graves ou gravíssimas em um período de 12 meses.

O caso do motoboy

Além de trabalhar com caminhão, carro e até mesmo uma van para o transporte de pessoas, muitas pessoas optam também por trabalhar com o serviço de motoboy no ABC e em outros locais da grande São Paulo e pelo interior.

Esse serviço vem sendo bastante requisitado, principalmente, com o aumento no número de aplicativos em que as pessoas podem comprar comida e vários produtos, esperando uma entrega em casa a partir do pagamento de um frete.

Muitas pessoas utilizam também o serviço de motoboy para o deslocamento de um ponto a outro, levando em conta a praticidade e rapidez da moto em meio aos congestionamentos.

Para trabalhar com moto disk entrega, a pessoa deve ter carteira nacional de habilitação na categoria A e ser aprovado no teste. Além disso, existem outros cuidados como ter capacete.