Venha conhecer alguns cursos para ter maior segurança

by redator 0 Comments
Venha conhecer alguns cursos para ter maior segurança

Alguns cursos oferecem habilidades para exercer profissões que lidam com o risco no dia a dia. Estes cursos ensinam a lidar com algumas situações do cotidiano em que é preciso agir com cuidado.

Existe, no mercado, um curso sobre central de alarme de incêndio, que ensina os modos de detecção e sistemas de alarme.

Geralmente, este curso é voltado para empresas que desejam reciclar o conhecimento da sua equipe e profissionais da área, como brigadistas e que atuam com segurança do trabalho, além das próprias empresas que fornecem a instalação dos alarmes de segurança.

No curso, os futuros profissionais aprenderão a identificar e diferenciar os vários dispositivos de detecção e alarme de incêndio, bem como a instalação e configuração dos mesmos.

O ideal é que o curso tenha aulas práticas e teóricas com o sistema de segurança, sendo aproveitado vários campos do aprendizado, com interação e compartilhamento de experiências.

Durante as aulas, o participante aprende um pouco sobre as normas de prevenção e conceitos básicos de incêndio, sistemas convencionais, endereçáveis, sistemas de iluminação e emergência, etc.

Práticas que ajudam a salvar vidas

O famoso curso de primeiros socorros é um dos mais procurados hoje em dia, tanto por pessoas que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho quanto para pessoas que lidam diariamente com situações de risco.

Na verdade, este tipo de curso é ideal para todos, independentemente de lidar ou não com fatores de risco envolvidos em cada cenário.

Os primeiros socorros, em resumo, são os primeiros procedimentos executados em pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou doença.

O principal objetivo é evitar que o estado da vítima se agrave, mantendo-a em segurança, até que a ajuda especializada dos bombeiros ou ambulância cheguem.

Neste curso, geralmente são abordados os procedimentos de primeiros socorros, que por mais simples que sejam, podem salvar vidas até a chegada do atendimento médico de emergência.

Em um acidente, por exemplo, alguns conhecimentos básicos ajudam a diminuir o sofrimento da vítima e evita complicações futuras.

Com aprendizados teóricos e práticos, o curso de primeiros socorros aborda temas, como:

  • Funções e sinais vitais;
  • Parada cardíaca súbita;
  • Massagem cardíaca;
  • Estado de choque;
  • Transporte de acidentados;
  • Desmaios, convulsões ou neurose histérica;
  • Embriaguez ou coma alcoólico;
  • Queimaduras;
  • Ferimentos, traumatismos, lesões e contusões;
  • Ataques de animais;
  • Primeiros socorros em crianças;
  • Primeiros socorros em casos de engasgos.

O curso não exige que a pessoa atue na área, mas é preciso ter, no mínimo, ensino médio completo.

Segurança até debaixo d’água, conheça os cursos

Em sua maioria, os profissionais da aviação ou que trabalham muito tempo sobrevoando passam por treinamentos e cursos de huet, por exemplo.

Huet é a sigla para Helicopter UnderWater Escape Training ou Treinamento de Escape de Aeronave Submersa. Ou seja, é o treinamento para o procedimento de escape de helicóptero em caso de acidente quando o avião está sobrevoando o mar.

curso de huet emite uma segurança muito grande, principalmente para quem viaja bastante de avião ou em cruzeiros, como a própria tripulação. Também é indicado para quem trabalha em plataformas de gás, óleo e petróleo.

Dentre o conteúdo programático, o curso dispõe os procedimentos de emergência do helicóptero, uso de coletes salva-vidas e balsa inflável, técnicas de sobrevivência no mar, hipotermia, resgate na água, teste de apneia, etc.

O curso de huet e o curso de salvatagem tem algumas diferenças entre si. Enquanto um é mais generalista, o outro se relaciona mais com um público específico, especialmente o que trabalha em plataformas, pois aprendem também prevenção e combate de incêndio.

Também é possível aprender primeiros socorros, técnicas de sobrevivência pessoal e procedimentos de emergência, além de aulas práticas com simulações dos problemas reais.

Dentre as principais simulações, é possível citar: nadar 15 metros com ou sem colete, saltar de plataforma de três metros com colete salva vidas, desvirar uma balsa inflável dentro d’água, permanecer flutuando por 10 minutos, etc.

O treinamento de salvatagem permite também ao aluno aprender sobre os tipos de extintores, as mangueiras e demais acessórios e os procedimentos de entrada em compartimentos de fumaça.

Em todos estes cursos os alunos ganham o certificado e podem exercer os socorros conforme adequações do mercado de trabalho.

De toda forma, segurança é algo fundamental e não é brincadeira, portanto, investir em conhecimento nesse sentido não é dinheiro jogado fora, e sim prevenção.