Confira mais detalhes sobre a sua cozinha industrial

by redator 0 Comments
Confira mais detalhes sobre a sua cozinha industrial

Uma cozinha industrial é um ambiente preparado em empresas ou restaurantes, próprio para a produção em larga escala de comida.

Existem diversas normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que precisam ser seguidas quando se monta uma cozinha industrial e vistorias detalhadas são feitas para se certificar de que todas foram cumpridas.

Além desse cuidado, existem alguns equipamentos que não podem fazer falta em qualquer cozinha desse tipo.

Equipamentos que merecem atenção na cozinha

Ao falar de equipamentos de cozinha industrial, muitas pessoas pensam logo em fornos e fogões.

Entretanto, a fritadeira é um elemento tão importante quanto, utilizado na produção de diversos alimentos.

Talvez o maior desafio nessa categoria seja escolher o modo de funcionamento da fritadeira: a gás ou elétrica?

A fritadeira industrial a gas é a mais tradicional e sua principal vantagem é que não depende de energia para funcionar, o que gera economia na conta de luz e impede que o equipamento seja prejudicado por imprevistos.

Entretanto, é necessário que se use muito mais combustível para gerar a mesma quantidade de energia que o outro tipo de fritadeira gera.

Ainda assim, outra vantagem que pode ser apontada é que a manutenção da fritadeira a gás é muito mais simples e os problemas apresentados são menos frequentes.

Já a fritadeira eletrica, mais moderna, apresenta uma vantagem logo após a compra: sua instalação.

Ela não precisa de um sistema de gás, precisa apenas estar conectada a uma fonte de energia elétrica. Sendo assim, é mais prática e pode começar a ser utilizada antes.

Além disso, considera-se que a fritadeira elétrica é mais benéfica ao meio ambiente.

Pois necessita de menos consumo para a mesma quantidade de energia produzida e é possível conseguir energia elétrica por meios mais sustentáveis, como a hidrelétrica, muito comum no Brasil.

Algumas pessoas percebem diferença no gosto do alimento de acordo com o tipo de fritadeira, achando que a outra opção, mais tradicional, é mais apetitosa.

Mas ultimamente os equipamentos elétricos ganham cada vez mais espaço na gastronomia, como prova a presença de muitas pizzarias elétricas de sucesso.

Outro equipamento que acaba não recebendo a atenção devida é a maquina de lavar louças.

Muito tempo útil é perdido nesse processo, imprescindível para o bom funcionamento de uma empresa do ramo alimentar.

Quanto menos tempo se perde lavando a louça, melhor, e isso depende muito da qualidade da lava-louças escolhida. Alguns fatores devem ser considerados nessa compra:

  • Tamanho;
  • Velocidade;
  • Material;
  • Consumo de água;
  • Consumo de energia elétrica;
  • Custo.

Quanto ao tamanho, vale pontuar que existem diferentes tipos para diferentes utilidades de Máquina de lavar louça industrial.

O menor deles é o tipo “lava-copos”, muito usado em estabelecimentos como cafés ou bares.

Diferente do que o nome indica, ela não serve para lavar apenas copos, mas existe um limite de tamanho das louças que podem ser inseridas na máquina.

É perfeito para lugares menores, com fluxo de louça menos intenso.

Por exemplo, uma lanchonete acaba por sujar muitos copos e os outros tipos de louça são mais raros, visto que muitos alimentos são servidos em guardanapos.

Também existem os tipos compacta, de capota e de esteira, feitos para estabelecimentos maiores.

Sempre procure escolher materiais mais resistentes, como o aço inoxidável e esteja atento à economia a longo prazo.

Uma máquina que apresenta um investimento inicial menor pode acabar por gerar gastos ao longo dos meses se seu consumo de água e energia for muito alto.

Pense no transporte

Muitas vezes, também é preciso pensar no transporte de alimentos.

Por exemplo, se a empresa for do ramo de alimentação corporativa terceirizada, sempre há empresas que optam por receber as refeições diariamente.

Como se fala em grandes quantidades, adquirir um baú refrigerado pode significar uma grande vantagem para a empresa.

Pode ser em tamanho pequeno, geralmente esses equipamentos são colocados em caminhões ou caminhonetes e mantém a temperatura dos alimentos transportados estável.

Assim, pode-se contar com sobremesas, pescados e laticínios frescos e bem conservados dentro do baú, um diferencial que aumenta muito a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Por fim, sempre se lembre de realizar vistorias na cozinha industrial, para ter certeza de que todos os equipamentos funcionam devidamente e evitar problemas legais.

Afinal, as regras e normas para uma cozinha industrial são muito rígidas e irregularidades podem ser interpretadas pela justiça como um atentado à saúde pública.