Confira atividades indispensáveis para uma escola
A escola é um local responsável pela formação cultural e social de um indivíduo, além de trazer diversos conhecimentos a respeito da língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências biológicas, inglês, espanhol, filosofia e sociologia.
A escola é um dos pilares fundamentais para o acesso à educação e sua conclusão até o ensino médio pode dar condições ao aluno de ingressar no ensino superior e buscar melhores oportunidades de vida.
No entanto, até os 18 anos, quando o aluno está apto para entrar em uma faculdade após a conclusão do ensino médio, existe um longo caminho que precisa ser percorrido, desde a creche, maternal, ensino fundamental até o ensino médio.
Por conta disso, a escola pode apresentar diversas possibilidades tanto de formação como de investimento, tornando-se uma fonte de renda para os empreendedores e pedagogos especializados nos variados segmentos da educação.
Tipos de escolas que é possível investir
Para abrir ou investir em uma escola, é importante estar atento alguns detalhes quanto à legislação do município e documentação necessária. Além disso, o local deve ser com qualidade para a recepção de bebês, crianças e jovens.
Falando nisso, é importante entender os variados tipos de escolas que existem e verificar o que mais se encaixa com seu tipo de investimento. O primeiro é o escolinha berçário, que é voltado para os bebês.
Após os 4 ou 6 meses de licença-maternidade, as mamães precisam retornar ao trabalho. Com isso, os bebês precisam ficar na creche, que é essa escolinha com berçário.
Esse local deve ser equipamento com berços, brinquedos, banheiras e trocadores específicos para bebês, além de uma equipe técnica que seja responsável e especializada no cuidado com as crianças, que são tão frágeis.
Outro segmento importante envolve as crianças que estão no maternal que, geralmente, ocorre a partir dos 3 anos de idade.
Essas crianças estão em uma fase de crescimento e precisam começar a aprender:
- As letras do alfabeto;
- Os números;
- As cores;
- Interação com amigos e amigas.
Muitas vezes, a criança chega na escola sem aprender lições como “dividir o brinquedo com os amigos” ou é totalmente dependente dos pais para a alimentação.
Por isso, a escola ajuda nesse crescimento e desenvolvimento infantil, buscando essa integração entre os colegas e os conhecimentos iniciais.
Uma escola particular maternal deve contar com uma equipe de pedagogos, de preferência, dois por turma, que atuem no cuidado com as crianças e esse ensinamento inicial.
Ter uma equipe e uma sala qualificada atrai a visibilidade dos pais, que desejam o melhor para os seus filhos.
Para crianças maiores, a partir do ensino fundamental 1, 2 e até mesmo, o ensino médio, existem novas modalidades de ensino, como ter uma escola particular período integral.
Geralmente, crianças e adolescentes vão para a escola somente em um período, sendo pela manhã, tarde ou noite. Porém, na escola integral é possível oferecer novos serviços que falaremos adiante.
Agregando serviços extracurriculares para sua escola
Na escola integral, o aluno fica durante 2 turnos (manhã ou tarde ou tarde e noite) na escola. Em um dos dois períodos, a criança ou adolescente terá contato com os ensinamentos escolares, com as matérias ofertadas para sua idade.
No entanto, no período restante é necessário oferecer atividades para essa criança e adolescente. Essa atividade pode variar desde uma recreação infantil, com a práticas de esportes, até mesmo outras atividades, como aulas de dança ou música.
Esse processo de recreação infantil é bastante interessante e pode ofertar a prática esportiva, como:
- Futsal;
- Judô;
- Natação;
- Vôlei;
- Atividades como queimado.
Isso exercita a criança e ensina, desde cedo, a importância da prática dos exercícios físicos.
Além disso, é possível agregar também outras atividades extracurriculares, que envolvem aulas de dança ou até mesmo, aprendizado de músicas e de outros idiomas, como inglês, espanhol ou francês.
Aula de música é uma ação que as crianças também amam, podendo aprender a tocar novos instrumentos musicais, como bateria e violão.
A ideia é ocupar esse tempo que a criança ou adolescente tem, para incentivar a busca pelo conhecimento. Nesse tempo livre, além das atividades que citamos, é possível oferecer também as aulas de artes.
Com um professor da área, essa criança pode adquirir conhecimentos de história da arte e realizar desenhos e pinturas, desenvolvendo sua criatividade e inovação.
Serviços como esse são complementares à educação básica e agregam novos conhecimentos à criança e ao jovem, trazendo uma ocupação mental e contribuindo para o surgimento de novas ideias e desenvolvimento de habilidades.