Chat online e chatbot: confira 5 motivos para ter essa tecnologia em seu site

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Chat online e chatbot: confira 5 motivos para ter essa tecnologia em seu site
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O uso do chat online e chatbot, é uma estratégia que está sendo amplamente utilizada por empresas nos mais diversos nichos de mercado. 

A experiência de conexão entre chat online e chatbot proporciona à empresa e ao seu consumidor uma jornada otimizada, contando com uma primeira abordagem acolhedora, respostas rápidas e triagem.

Hoje em dia, com todas as facilidades que a internet nos permite alcançar, é natural que as pessoas tenham mais “pressa” para resolver quaisquer tipo de questão. 

E é exatamente para conseguir estabelecer um diálogo eficiente com esse “novo público” que os chatbots estão preparados para complementar o seu negócio.

Para entender um pouco mais sobre o que essa tecnologia revoluciona na prática, vamos ilustrar uma situação super comum que acontece com muitas pessoas. 

Pense em uma situação onde você tenha que buscar contato com alguma empresa para tirar dúvidas sobre algum produto ou serviço adquirido. 

Em tal situação você acaba passando por inúmeros setores até conseguir conversar com alguém que responda a sua questão.

Esse fato é tão comum que já deve ter acontecido com você pelo menos uma vez. No melhor cenário, pode-se conseguir contato rapidamente, mesmo passando por outros setores antes de ser redirecionado para o seu objetivo final. 

Em alguns casos, o processo mencionado acima causa tamanho desgaste que para resolver um problema que duraria 5 minutos, perde-se muito mais tempo.

Isso nos leva a compreender que todo o processo que ocorre desde a primeira investida do cliente para o contato com uma empresa, até o atendimento final é muito importante para validar algo essencial: o tempo.

A grande vantagem do chat online e chatbot integrados é poder resolver um problema em um tempo curto, otimizado e com qualidade.

Pensando nisso, plataformas omnichannel buscam ofertar maior tempo aos seus clientes, através do gerenciamento de ferramentas como chat online e chatbot, proporcionando uma experiência otimizada em termos de comunicação e atendimento.

O que tem de tão especial nessa conexão entre chat online e chatbot?

O chat online é uma ferramenta extremamente funcional para empresas que possuem ou desejam implementar o atendimento online como uma de suas frentes de negócio. 

É por intermédio desse recurso que o cliente pode optar também por essa modalidade de contato, englobando uma parcela considerável de pessoas que se enquadram nesse perfil de procura.

Já os chatbots são robôs que simulam interações humanas por meio da comunicação graças à eficiente inteligência artificial. 

Com ele integrado ao chat online, a sua empresa poderá melhorar atendimentos, identificar o perfil de clientes online, entre outras vantagens. 

Quer conhecer os principais motivos para ter essa tecnologia no seu site? Vamos lá!

1. Aumentar suas vendas com chat online e chatbot

Uma das funcionalidades mais procuradas nos chatbots é o potencial de aumentar vendas nos sites onde está ativo. 

Justamente por ser algo essencial para decolar negócios, deixamos essa vantagem como primeiro ponto a ser observado. Afinal, a grande meta de CEOs, gerentes e empreendedores em geral, é ver o seu negócio crescer cada vez mais.

Nesse sentido, nada melhor do que escolher as melhores ferramentas para isso. Por essa razão a integração entre chat online e chatbot se torna uma ferramenta poderosa nos dias de hoje. 

Essas poderosas ferramentas, quando atuam em conjunto, potencializam a agilidade no atendimento,  diminuindo a burocracia no contato entre empresa e cliente, ou seja, de forma humanizada indo direto ao ponto.

Além disso, o caráter acolhedor permite que o atendimento proporcione ao cliente a resolução de dúvidas, dicas sobre uso e até mesmo possíveis negociações. 

Pois no fim, uma coisa é certa: conseguir um desconto sempre é um diferencial para quem compra!

2. Alcançar ainda mais consumidores

Eis a mágica do chat online: atender duas ou mais pessoas simultaneamente!

Ao contrário dos atendimentos telefônicos, o chat permite que mais de uma pessoa seja atendida ao mesmo tempo.

Esse movimento permite um maior alcance, possibilitando o uso de respostas previamente definidas, agilidade e encaminhamentos mais precisos para o cliente.

3. Reduzir custos e otimizar tempo

Essa é outra característica muito interessante do uso de chat online e chatbot. Reduzir custos e otimizar tempo são pontos vitais para que os demais recursos se convertam em lucro.

E como isso é possível? Vejamos ponto a ponto:

Redução de custos

Uma coisa é certa, todo mundo quer reduzir custos, mas nem todos sabem como consolidar essa estratégia. 

Quando falamos em estratégias de comunicação e atendimento, utilizar os chats é uma ótima opção para reduzir custos sem colocar em risco a qualidade de serviço prestado. 

Isso ocorre porque serviços de telefonia fixa, por exemplo, podem ser substituídos por chat online e chatbots, uso de redes sociais, e-mails e até mesmo outros meios utilizando a internet.

Ah, sem contar que os custos de contratações também podem ser regulados de acordo com a receita da empresa, não mais por uma extrema necessidade. Considerando aqui a vantagem de atendimentos simultâneos dentre outros benefícios.

Otimizar o tempo

Time is money! Essa velha e conhecida frase fala muito sobre a valorização do tempo. 

Hoje em dia, tempo é tudo: queremos tempo para o lazer, para o trabalho e até mesmo para o descanso. Logo, não temos tempo a perder.

Esse importante fator deve ser considerado por qualquer empresa que busca o sucesso. Afinal, “ganhar tempo” para o cliente também significa fidelizar a sua marca.

4. Realizar atendimentos personalizados

Os atendimentos personalizados são os queridinhos do momento. Oferecer uma experiência personalizada ao cliente faz com que o acolhimento tenha aquele toque especial que todo mundo gosta.

Muitas vezes adicionar à estratégia de atendimento um emoji, GIF e até mesmo figurinhas, é super eficaz em “quebrar o gelo”. 

Esse movimento singelo deixa o ambiente de atendimento descontraído, impactando positivamente as análises de atendimentos e pesquisas de satisfação. 

5. Otimizar o chat como ferramenta de análise 

Já pensou em utilizar as conversas com os clientes como fonte de dados? Essa ideia é mais real do que se imagina! 

A partir do histórico de conversas você poderá compreender por quais motivos os clientes entram em contato com a sua empresa. 

Seja para estratégias de vendas ou suporte, a análise de dados garante que as suas ações sejam certeiras e até mesmo automatizadas

Além de estratégias de vendas e suporte, analisar dados e entender fluxos garante que a sua empresa esteja sempre um passo à frente na resolução de problemas e na utilização positiva de feedbacks.

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Você já conhece o sistema omnichannel?

O sistema omnichannel é uma poderosa ferramenta que reúne, além do chat online e chatbot, inúmeros instrumentos e possibilidades para alavancar o seu negócio. 

Vai ficar fora dessa? Saiba mais sobre essa ferramenta que pode gerar ainda mais destaque para a sua empresa no mercado!