Como é o trabalho de um bombeiro civil?

by redator 0 Comments
Como é o trabalho de um bombeiro civil?

O bombeiro lida diariamente com riscos de acidentes e com o perigo de variadas situações de trabalho específico.

Um exemplo bastante conhecido é o bombeiro, que arrisca a sua própria vida para combater incêndios e salvar quem estiver sujeito às chamas.

Mas você sabe quais são as questões que envolvem o trabalho tão importante de um profissional essencial para a nossa sociedade?

Existem itens que devem ser considerados para que essa função seja exercida da forma mais segura e eficiente possível.

No artigo a seguir, confira mais sobre o tema e saiba como muitos utensílios podem contribuir para o alto desempenho do trabalho dos bombeiros.

Proteção sempre

Todo mundo está torcendo para não precisar chamá-los, mas isso não tira o seu mérito: os bombeiros são, com certeza, um dos profissionais mais admirados e importantes nas cidades.

Isso porque estão colocando sua própria vida em risco sempre que necessário para que outras vidas sejam preservadas.

Não é por acaso que associamos esse trabalho com fogo e perigo.

De fato, a brigada de incendio consegue contribuir de forma direta com a preservação de uma população e o bem-estar e segurança de todos.

Além de coragem, essa profissão exige também muita inteligência para realizar raciocínios lógicos de forma rápida.

Sem falar na importância da boa resistência física e da disciplina para unir conhecimento prático e teórico, oferecendo o melhor de si na função tão sonhada.

Mas não é por isso que eles são imbatíveis. Na verdade, muitos profissionais podem acabar se machucando gravemente nos procedimentos exercidos.

Dessa forma, eles precisam contar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretos, tais como tecidos apropriados e capacete de segurança.

Utilizar esses acessórios não é apenas uma etapa importante na proteção do trabalhador, mas também um procedimento previsto em lei.

É uma obrigação do empregador oferecer os utensílios necessários para que os colaboradores estejam devidamente seguros em qualquer tipo de função.

Afinal, precisamos proteger a vida de todos os tipos de profissionais, e aqueles que lidam tão de perto com incêndios e outras situações arriscadas precisam que medidas preventivas sejam ainda mais eficazes.

Por isso, são vários os equipamentos, dentre os quais se destacam:

  • Capuz balaclava;
  • Uniforme profissional;
  • Bota de segurança;
  • Luvas;
  • Proteção respiratória;
  • Proteção em altura elevada.

Bombeiro e dispositivos imediatos

Na grande maioria dos casos, incêndios podem ser contidos de forma fácil enquanto ainda está começando. Por isso, recomenda-se sempre atenção a todos os sistemas contra incêndio.

Escolha um modelo que forneça a qualidade e a eficácia que assegura a vida de todos. Se o incêndio for detectado de forma rápida, a contenção será mais ágil.

Além de contar com um bom Projeto de combate a incêndio e estar regularizada conforme as leis de Segurança do Trabalho, uma edificação deve fornecer alternativas viáveis para salvar a vida das pessoas em casos de incêndio.

O mais importante, no entanto, é oferecer recursos práticos para conter as chamas de imediato.

Afinal, o trânsito nem sempre permite que o Corpo de Bombeiros chegue rapidamente ao local onde está acontecendo o incêndio.

Dessa forma, alguns dispositivos de combate rápido podem fazer toda a diferença!

Nesse contexto, extintor de incendio é fundamental.

Existem diversos tipos desse produto disponíveis no mercado, de acordo com o tamanho, a potência, etc.

Eles também podem ser indicados para diferentes classes de incêndio, que são categorias padronizadas de acordo com a forma como o fogo começou e se propagou, e que vão de A a D.

No quesito desempenho e processo utilizados, os extintores se dividem em:

  • Pó químico (para A, B e C)
  • Gás carbônico (para A, B,e C)
  • Água (para A)
  • Espuma mecânica (para A e B)

Conhecimento

Para obterem alta performance em seus procedimentos, os bombeiros precisam também conhecer uma série de regulamentações estabelecidas no que diz respeito a segurança, controle e estrutura preventiva de uma edificação, seja ela de qual porte for.

Por isso, é recomendado Curso de nr10 para poder intervir de forma mais qualificada em processos de:

  • Transmissão
  • Geração
  • Distribuição
  • Consumo
  • Projeto
  • Construção
  • Montagem
  • Operação
  • Manutenção elétrica

As vantagens de ser um profissional devidamente qualificado e especializado será sua alta performance a garantia de um trabalho eficiente e duradouro.

Para isso, todas as técnicas e utensílios devem ser utilizados sempre da forma adequada e o conhecimento das normas cabíveis e da melhor maneira de aliar desempenho e dinamismo é um passo fundamental no trabalho destes heróis modernos.