Aprenda a usar o storytelling para aumentar suas vendas
Quando bem feito, o storytelling empresarial pode dar aos consumidores uma boa razão para comprar um determinado produto ou serviço. Uma boa marca deve inspirar e criar conexões emocionais com as pessoas para ser bem lembrada.
Então, uma das formas de conseguir isso é através do storytelling, uma técnica que pode otimizar mensagens e grandes ideias para que a audiência de um site ou negócio cresça exponencialmente.
É justo dizer que o storytelling pode ser usado em qualquer negócio, desde uma loja de ferragens até, digamos, uma loja de tomadas e interruptores. Tudo isso se deve ao fato de que há tanta informação na Internet hoje que é difícil prestar atenção a ela.
Nesse sentido, o texto discute o conceito de storytelling, explica suas vantagens e sua utilização nos negócios.
O que é storytelling
O termo “storytelling” é proveniente do inglês e é subdividido em duas palavras: “story”, que significa “história”, e “telling”, que significa “contar”. Portanto, storytelling pode ser dito como sendo a narração de histórias usada por escritores e roteiristas. Isso permite que a empresa entregue mensagens de uma maneira que os leitores nunca esquecerão.
Os principais elementos narrativos são:
- Ambiente;
- Personagem;
- Conflito;
- mensagem.
Permite criar histórias que têm começo, meio e fim para se conectar com o leitor em um nível emocional.
Vantagens do Storytelling
Contar histórias é um fator importante na criação de material único e especial. Pode até ser aplicado a tópicos que já são familiares ou desatualizados. Tudo isso por um motivo principal: a história tem um ponto de vista pessoal.
Embora uma empresa que vende, por exemplo, uma bomba dosadora de cloro, pode escrever textos atraentes. Desta forma, várias vantagens podem ser alcançadas, tais como:
- Histórias podem criar identificação com os leitores;
- Histórias seduzem as pessoas;
- Histórias criam sentimentos;
- Histórias de leitores de viagens.
Como funciona o Storytelling no conteúdo
Como explicado acima, storytelling é, na verdade, contar uma história. Esse é o fator mais importante a ser considerado ao aplicar essa tecnologia à produção de conteúdo.
Isso significa que contar histórias envolve toda a história no lugar e pronta, usando personagens, conflitos e obstáculos ao longo do caminho. Tais fatores fazem com que o personagem principal da história mude.
É por isso que essa técnica é usada na maioria dos filmes e livros hoje, e pode ser aplicada para armazenar conteúdo de blog que usa rótulos personalizados, por exemplo.
Para conteúdo, o storytelling pode ser usado de duas maneiras: como estrutura de conteúdo ou como parte do próprio conteúdo. No primeiro caso, é a forma mais comum de usá-lo em estratégias de marketing de conteúdo (ou seja, produzir conteúdo em sites corporativos que os internautas consideram relevantes ou interessantes).
Isso possibilita explorar vários elementos presentes na narração, mesmo que não sejam apresentados com muita clareza. Isso porque o storytelling utiliza toda a sua estrutura.
Assim, por exemplo, uma instituição que venda cabos elétricos pode utilizar o andamento do texto dividido em introdução, desenvolvimento e resumo no conteúdo deste produto.
Outra variação usa narração para dar um exemplo de uma situação específica. Usar exemplos é uma maneira simples e prática de avançar a compreensão do leitor sobre um determinado tópico.
Essa situação ocorre em alguns textos que citam cenas de filmes famosos para fundamentar suas ideias. Por exemplo, podemos citar um texto que utiliza cenas do filme Tempos Modernos para mostrar a importância da contratação de um serviço de mão de obra terceirizada limpeza.
Isso ocorre porque tal filme retrata o trabalho em uma indústria que é feito de forma inadequada e causa acidentes e lesões aos trabalhadores.
No entanto, vale lembrar que o uso de uma história como exemplo de um tema não pode ser acidental. Introduzir o texto com um personagem que nunca mais é mencionado durante o tópico apenas cria conteúdo inútil.
Portanto, o storytelling é usado adequadamente para criar conteúdo rico, ou pode degradar a qualidade do texto.
Explorando os elementos da narrativa
Como mencionado acima, os elementos da narrativa são essenciais para estruturar um texto.
Dentro da mensagem, ela é dividida em “story” (a história e a mensagem a ser transmitida) e “telling” (a forma como a mensagem é apresentada). Isso significa que, se houver uma história significativa no texto, muitas vezes a história não é necessariamente boa.
No entanto, um texto que não consegue trazer mudanças e mudanças na vida das pessoas provavelmente é considerado vazio de conteúdo e sem significado profundo, mesmo que o que você diz seja absolutamente cativante e magnífico.
É por isso que textos que podem combinar tanto uma história quanto uma história de alta qualidade se destacam na Internet.
O cenário é um fator que indica onde os eventos de uma história acontecem. Por isso, deve sempre ser muito bem descrito, para que o público possa iniciar a história.
Vale dizer que os elementos da história devem pertencer a ela, assim como o projeto de recuperação de áreas degradadas podem se relacionar com o interior da ONG, por exemplo.
O terceiro é o personagem que percorre a jornada desenvolvida ao longo da história, além de sofrer uma transformação que dá origem à mensagem que deve transmitir.
Finalmente, há uma contradição. Isso pode ser considerado como o principal fator que pode manter o público interessado na história. Portanto, é necessário desenvolver uma forma de o personagem principal vencer (ou não) o conflito.
Exemplo de narração para um tema real
Como exemplo do tema discutido acima, podemos citar um texto desenvolvido a partir do site de uma empresa que comercializa uma massa talharim caseiro. Assim, é possível iniciar o texto com o título “coisas a serem consideradas na compra da série CIPA”, referindo-se a um caso hipotético em que um funcionário trabalha no setor de montagem de tratores de uma determinada empresa.
O ambiente discutido no texto é a própria área industrial. Nesse sentido, o momento em que ocorre um acidente de trabalho com um empregado pode ser uma contradição de tal texto. Como o acidente foi tratado de forma incorreta, a capacidade de trabalho do funcionário foi irreversivelmente prejudicada.
Portanto, a mensagem retirada de toda a história mencionada é o fato de que se houvesse um pacote completo para lidar com o trabalhador, como na CIPA, ele não teria passado pelo mal que passou. Através dos .
A escolha da história a ser utilizada deve ser considerada levando em consideração o público a quem o conteúdo é direcionado e o que está sendo contado. Além disso, é importante ressaltar que na contação de histórias é importante mostrar o assunto, mas não falar diretamente.
Com isso, o texto não fica chato, muito menos explicado, fica natural. É justamente nesse sentido que o conflito deve ser difícil de ser superado, pois, por exemplo, o texto da empresa que produz aminoácidos limitantes para aves não cria identificação com o público, se as conquistas do personagem forem facilmente alcançadas.
Só então o personagem narrativo pode sofrer uma transformação específica. Então, de todas as informações discutidas acima, parece que contar histórias é uma técnica muito importante para as empresas hoje.
Embora a conotação de histórias se origine de histórias literárias, ela não precisa seguir toda a estrutura. A explicação é apenas uma base, pois o principal ingrediente para produzir textos de alta qualidade é a criatividade e a inovação.