Aprenda a encerrar uma empresa sem passar por dores de cabeça

Aprenda a encerrar uma empresa sem passar por dores de cabeça

Ao realizar o encerramento de uma empresa, sem precisar passar por dores de cabeças é preciso prepara toda uma papelada notificando todos os funcionários sobre o ocorrido.

O fechamento de microempresa envolve diversos passos e procedimentos, que precisam ser realizados à risca e todos os processos burocráticos devem ser cumpridos prontamente.

Sem sombra de dúvidas, um dos momentos mais difíceis para um empresário, é precisar fechar as portas do seu negócio.

E este ato, sempre levanta muitas dúvidas entre empresários e sócios, contudo, com uma orientação e uma boa dose de paciência, é possível realizá-lo sem maiores complicações.

Algumas obrigações devem ser cumpridas enquanto a empresa ainda está ativa

O encerramento de empresa costuma assustar diversos empreendedores, não somente pelo fechamento da empresa em si, como por toda a sua burocracia relacionada.

Com o objetivo de reduzir este problema, o governo lançou o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas.

O primeiro passo, é reunir todos os sócios e realizar a assinatura da ata de encerramento da empresa e neste documento, deve estar listado o nome de um liquidante.

Este que ficará responsável por resolver as pendências da empresa. Após a assinatura da ata, deverá ser escrito o Distrito Social.

Um documento similar, a um contrato de dissolução da sociedade da empresa e que deverá informar a razão do encerramento da empresa, assim como a divisão de bens da mesma.

  • Após o primeiro passo ser realizado, é preciso dar baixa no cnpj, realizando o pedido na Receita Federal do Brasil. É recomendável que o empresário avalie bem este procedimento, pois dívidas e ausências de declarações afetam este processo;
  • É preciso dar Baixa na Inscrição Estadual para Empresas Comerciais, sendo uma das partes mais burocráticas em todo o processo de baixas. Antes de iniciar o fechamento de empresa individual, é preciso liquidar todos os estoques de mercadorias, caso ainda exista, visto que o estoque físico deve acompanhar o contábil;
  • É preciso realizar a Baixa da Inscrição Municipal, também conhecida como CCM. Para cada tipo de empresa (Prestadora de Serviço ou Comercial), existe uma relação diferente de documentos necessários;
  • Todas as empresas Brasileiras, são obrigadas a realizarem o cadastro de INSS. Este passo consiste em encerrar a inscrição da empresa no INSS após a baixa do CNPJ;
  • Mesmo que a empresa não possua funcionários, é preciso realizar o encerramento da mesma na Caixa Econômica Federal, encerrando o regime FGTS. A empresa não pode possuir dívidas financeiras para a entrega da declaração;
  • E por último, deve ser realizado o encerramento e a baixa da Empresa em Sindicatos, sendo este um dos cadastros obrigatórios – o sindicato patronal.

Em que consiste a segurança patrimonial?

A segurança patrimonial é um conjunto de medidas de prevenção, que visam garantir que as perdas patrimoniais de uma empresa ou organização sejam evitadas ou reduzidas.

Protegendo todos os interesses da organização – aplica-se para instituições em geral, como casas e condomínios -, ao que se refere a seu patrimônio físico, recursos financeiros e recursos humanos existentes.

Muito além de proteger patrimônios e valores evidentes para as instituições e organizações, a segurança patrimonial cuida até mesmo de processos em alguns segmentos empresariais e podem dar continuidade aos mesmos de forma segura.

Aplicada em diversas áreas, é capaz de viabilizar a própria existência da organização, como por exemplo, em casas de câmbio, onde é preciso se lidar com muito dinheiro.

Ou empresas de tecnologia, que precisam ter controle absoluto sobre a produção e qualidade de suas peças, como por exemplo, as empresas de portaria em SP.

Que são responsáveis por oferecer serviços terceirizados de portarias e muitas vezes, de limpeza também, tornando-se um dos comércios mais populares atualmente.

A recepção e organização de uma empresa, muitas vezes, acaba por ser a primeira impressão causada em um cliente, visando isto, este tipo de empresa disponibiliza uma gama de serviços variados.

Que podem abranger desde serviços de limpeza e restauração de portarias, até contratação de um porteiro devidamente capacitado e treinado para exercer suas funções.

Uma empresa de portaria ideal, segue devidamente todas as normas e condutas previstas por lei. Inclui equipamentos e manutenções em orçamentos de profissionais.

Se responsabiliza por todas as ordens e leis trabalhistas dos mesmos e também, são responsáveis pela substituição do empregado, caso haja falta.

Sendo empresas terceirizadas, baseiam-se em contratos de prestação de serviço, possuindo prós e contras, que devem ser analisados pelo contratante e as tornam um alvo importantíssimo para a segurança patrimonial atualmente.