Aplicando táticas de branding à sua loja virtual

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Aplicando táticas de branding à sua loja virtual

Hoje, uma marca precisa que seu nome e imagem sejam lembrados pelas pessoas. Isso fica cada vez mais evidente com as novas tecnologias que disponibilizam a internet e dispositivos móveis como smartphones, tablets e computadores. Portanto, quem tem loja virtual, precisa de táticas de branding para se diferenciar de seus concorrentes, pois o mundo digital está imerso em uma enorme quantidade de dados e informações.

 

E é neste sentido que o branding parece ajudar a gestão da marca. É importante dizer que o branding pode ser utilizado por qualquer negócio, desde uma papelaria até uma Fabricante de etiquetas adesivas.

Neste texto, você discutirá o conceito de branding, seus benefícios e as mais importantes táticas operacionais aplicadas no comércio eletrônico.

 

O Conceito de Marca

Antes de falarmos sobre o que é branding, vale a pena considerar o que é o conceito de branding, tão polêmico hoje em dia. Isso ocorre porque muitas pessoas ficam confusas e têm um senso comum do que é uma marca. Produtos como o logotipo da empresa, nome ou mascote não constituem uma marca registrada da empresa.

Nesse sentido, pode-se dizer que uma marca se refere propriamente a todos os elementos que estão relacionados a uma determinada empresa, organização ou instituição. Portanto, qualquer objeto que represente algo é uma marca.

O que é notável em uma marca é que ela não é criada por uma empresa, pois contém a percepção das pessoas sobre uma determinada empresa.

Portanto, há casos em que certas empresas se destacam mais do que outras, mesmo que vendam exatamente o mesmo produto da concorrência. Isso ocorre porque uma marca pode tornar um produto único e especial. Esse fenômeno ocorre na indústria de design de interiores, onde uma determinada empresa produtora de Móveis de fibra sintética área externa tem uma grande participação de mercado justamente porque sua marca é mais forte que seus concorrentes.

O que é Branding

Branding, como dito anteriormente, é uma tática de gestão que pode ser aplicada a uma marca. O objetivo deste trabalho é tornar a marca mais desejada, conhecida e positiva na mente e no coração das pessoas.

Branding, portanto, visa trabalhar com o posicionamento e os valores de uma marca para se conectar com seu público e influenciar as decisões de compra. O branding inclui todas as funcionalidades que devem fazer parte da identidade da loja virtual, nomeadamente:

Logo;
Linguagem;
Layout do e-commerce;
Materiais visuais;
Cores e elementos da plataforma e do logotipo.

No e-commerce, o branding pode ser aplicado na internet. Portanto, para ingressar no mundo digital, todos os elementos mencionados devem ser considerados. Como resultado, é possível que essas novas formas de negócios expandam ainda mais o intercâmbio financeiro e as vendas.

É importante ressaltar que o branding pode ser utilizado em qualquer situação, seja uma Empresa de gestão de obras ou uma instituição beneficente sem fins lucrativos.

 

Por que avaliar a identidade visual de uma loja virtual

A identidade visual é um elemento importante na construção da marca de uma determinada empresa. Assim, essa identidade torna-se conceitos representativos como imagens, tipografia, frases, logotipos e outros elementos capazes de transmitir os ideais da empresa.

Assim, pode-se dizer que a tarefa da identidade visual da empresa é dar um rosto à marca. Isso permite que as pessoas identifiquem, por exemplo, uma marca de uma indústria de Peças de reposição maquinas agrícolas simplesmente observando seus elementos.

A importância disso está no fato de que os elementos visuais são objetos capazes de gerar identificação e empatia, pois as pessoas criam grande parte de sua visão.

Uma empresa que se dedica ao negócio virtual deve, portanto, ser capaz de transmitir a qualidade, fiabilidade e profissionalismo dos serviços e produtos que comercializa. Assim, por exemplo, um Distribuidor de fios e cabos deve utilizar elementos que demonstrem que seus produtos são resistentes ​​e duradouros.

Isso acontece quando um empreendedor pensa em uma entidade visual que inclui tipografia, personalidades, logotipos, gráficos, personagens e cores. Forma a marca da loja virtual como um todo (tendo em conta o layout do site).

 

Criando uma identidade visual para uma loja virtual

Para criar uma identidade visual para uma loja virtual, algumas questões importantes devem ser consideradas:

 

  • Quais são os produtos ou serviços da loja virtual?
  • Quem é o público para este comercial?
  • Em quais canais de comunicação esse público está?
  • Qual conteúdo esse público eletrônico está consumindo?

Quando a resposta a essas perguntas está em mente e em mãos, é preciso criar um estilo de produção de conteúdo, levando em consideração as cores e o logotipo da loja virtual.

Isso significa que o logotipo deve aparecer pessoalmente em todos os elementos visuais apresentados ao público. Assim, a existência desta marca é reproduzida da seguinte forma:

 

  • apresentações;
  • Colocação;
  • Blogues;
  • postos;
  • Vídeos;
  • Descrições;

Para aumentar a visibilidade de sua marca, a empresa deve, portanto, ser capaz de manter um padrão lembrado pelos clientes. Tudo deve ser pensado de acordo com o perfil do público, características, valores, visão e missão do e-commerce e dos produtos.

Um exemplo disso é o site de um Fabricante de casinhas plásticas para cachorro que precisa de elementos que atraiam seus principais clientes. A partir disso é criado um layout, cujos elementos devem ser bem organizados em cada página.

Nesse contexto, podemos pensar em uma UX (User Experience) mais agradável para o site, que inclui cores e formas realmente chamativas que convidam o usuário a clicar no produto, explorá-lo e finalmente comprar. este.

No entanto, deve-se garantir que a poluição visual do local não distraia a atenção dos usuários. Além disso, páginas com instruções de produtos ruins que deixam o consumidor confuso sobre o que clicar e fazer para realizar uma compra podem prejudicar ainda mais as vendas do e-commerce.

Um arranjo dinâmico, didático e prático também demonstra confiança no comércio eletrônico. Os sites amadores não permitem que os usuários protejam seus dados bancários para compras. Esse fato se torna ainda mais importante quando se fala em uma loja online que vende produtos caros, como um Refratómetro de bancada digital.

 

Reforço da imagem da loja virtual na Internet

Para além dos elementos visuais do design da página web de uma loja online, existem táticas que podem ser utilizadas para reforçar a imagem da empresa na Internet. Entre eles, a produção de conteúdo.

Essa tática impõe algo conhecido como marketing de conteúdo, que é a produção e distribuição de conteúdo relevante ou interessante para os internautas.

Com isso, a empresa direciona a atenção das pessoas que estão mais próximas de conhecer os produtos ou serviços de uma determinada loja online na hora de produzir conteúdo. Como exemplo de uma empresa que vende Pisos estruturados de madeira, você pode criar um blog que dá dicas de como decorar com esse tipo de piso. É assim que a marca consegue atrair pessoas para a sua loja online.

Sua importância está no fato de que, ao fazer parte do cotidiano das pessoas no mundo digital, uma marca pode se destacar das demais na Internet e ser relevante para os consumidores.

Então, olhando todas as informações acima sobre branding de e-commerce, parece que uma definição de marca clara e de qualidade para uma empresa pode ser um grande salto em termos de vendas. Isso porque uma marca que não pode ser vista não pode ser vendida, e a internet é uma das ferramentas que hoje possibilita encontrar informações.

Pensando nisso, uma empresa de e-commerce pode utilizar diversas práticas como táticas, inclusive investir em comunicação visual, para se diferenciar dos concorrentes e crescer no mercado digital.

Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do Blog do Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos em diversos segmentos.