A importância dos equipamentos de segurança predial
Algumas pessoas desejam fazer bons investimentos financeiro para que haja uma boa reserva financeira na velhice e possam viver da renda de seus investimentos. Muitos compram ações valiosas de empresas de vários ramos.
Muitos pessoas juntam dinheiro para comprar papéis de companhias que estejam disponíveis na bolsa de valores, outras preferem comprar papéis do tesouro do governo, para que possam fazer um investimento seguro e com retorno previsível.
Vejam algumas das ações mais buscadas no mercado financeiro:
- Tecnologia;
- Imobiliário;
- Bancário;
- Redes de varejo.
Outras, porém, preferem investir seu dinheiro em algo mais palpável. Geralmente, o mercado imobiliário é o maior alvo desses investidores que desejam algo mais sólido, literalmente falando. Muitos investem seu dinheiro, construindo casas e prédios residenciais ou comerciais.
Quem opta por esse mercado precisa se preocupar com uma série de exigências estruturais e de segurança nas edificações, que são impostas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e que são liberadas somente após vistoria para inspecionar o ambiente e verificar se tudo está de acordo com as normas de segurança estabelecidas.
Um dos quesitos de segurança imposto pelos técnicos do Corpo de Bombeiros e Defesa civil, são os equipamentos anti-incêndio que precisam estar devidamente instalados em conformidade com as técnicas.
Equipamentos anti-incêndio que devem estar instalados nas construções
O extintor de incendio, é um dos principais equipamentos de segurança que deve estar instalado tanto em prédios comerciais quanto residenciais.
Além de estar instalados precisam seguir as normas técnicas de segurança: Ter, pelo menos, um metro livre ao redor, sem qualquer tipo impedimento para o acesso.
Além das especificações quanto ao espaço, o extintor também precisa estar devidamente sinalizado para que seja fácil a sua localização, bem como a instalação dos dois tipos de extintores existes.
Os extintores de água são próprios para incêndios iniciados por produtos não inflamáveis ou comuns, por exemplo: orgânicos, recicláveis coo papel, ou materiais como madeira.
Os extintores de CO2 são utilizados em incêndios quem sejam originários de produtos inflamáveis tóxicos ou elétricos, como um curto circuito, por exemplo. Nesses casos, principalmente elétrico, nunca deve ser usado o extintor de água.
A porta corta fogo é outro equipamento de segurança, altamente tecnológico que confere bastante proteção.
Esse tipo de porta é utilizado para proteger as pessoas que estejam em determinado cômodo, evitando a propagação do fogo, calor e gases provenientes do incêndio, passem para a parte de dentro do cômodo.
Essas portas precisam atender normas técnicas rígidas quanto a sua fabricação e montagem; desde a pintura, até a sinalização, condição dos puxadores, bem como a regularidade das manutenções que devem ser realizadas e são de total responsabilidade do síndico ou da administradora do prédio.
Iluminação a prova de explosão é um item muito importante em situação de alto risco como incêndios.
Esse tipo de iluminação é muito importante para que as pessoas que estejam em perigo, no meio de incêndios, possa se orientar e saber qual caminho a seguir para encontrar a saída de incêndio e sair do local, pelo caminho mais seguro.
Instrumentos de combate a incêndios de uso dos bombeiros
Mangueiras de incêndio são itens de segurança no combate ao incêndio, que precisam estar instaladas em todas as edificações. Essas mangueiras são de uso exclusivo do corpo de bombeiros no combate ao incêndio.
Essas mangueiras ficam armazenadas em um local que próprio para abrigo para mangueira de incêndio ou caixa de hidrante.
Nesse local também há registros para liberação de água, ao qual as mangueiras ficam conectadas constantemente, como medida de segurança.
Caixa de hidrante preço varia de acordo com o fabricante, porém, independente disso, como todos os materiais de combate a incêndio, esse equipamento também precisa seguir normas de fabricação para ser usado com segurança em qualquer local.
Esse equipamento pode ser encontrado para venda, na internet ou em lojas físicas próprias para equipamentos de segurança para prédios comerciais e residenciais, com variações de preço a depender do local onde for adquirido, pois as características variam o valor do equipamento.
Investir em equipamentos de segurança predial não é gasto, e sim, investimento. Não deixe de cumprir as normas de segurança estabelecidas pelos profissionais da segurança. Todos esses investimentos geram tranquilidade e bem estar para todos.