6 ações para um onboarding épico para novos funcionários

6 ações para um onboarding épico para novos funcionários

Muitos ainda não sabem o por que receber bem um novo funcionário durante o onboarding e pode ser um grande diferencial em sua empresa. 

Segundo a revista Fortune, a Google é considerada o melhor lugar do mundo para trabalhar. Já se perguntou por quê? 

O diretor-geral da Google Brasil, Fábio Coelho, declarou em uma entrevista recente que ao procurar um funcionário novo para fazer parte do time, inicialmente, ele busca “o brilho no olho”.

Consegue imaginar um colaborador com brilho nos olhos quando está acuado ou com pouca motivação? Dificilmente. 

Quando uma pessoa entra para a equipe, está geralmente motivada a dar o seu melhor. 

Mas, imagine a seguinte situação: ela chega em seu primeiro dia na corporação sendo recebida por um grupo desmotivado, com cara de poucos amigos.

Nesta situação ela espera um “século” para descobrir onde está sua estação de trabalho e sentindo-se desconfortável e invisível perante os colegas.

Será que ela mantém o brilho nos olhos depois disso? Dificilmente.

Agora pense um pouco na empresa que mencionamos no início da matéria. Essa companhia tem um motivo para ser escolhida como o melhor lugar do mundo para se trabalhar. 

Além de uma atmosfera criativa, inovadora e satisfatória no pleno sentido da palavra, o Google oferece um onboarding inesquecível.  

O que é onboarding e por que faz diferença na empresa?

O kit de boas-vindas ou onboarding pode ser definido como uma estratégia para encantar o novo colaborador. 

Esse encantamento será revertido em motivação e garantirá uma experiência única para a pessoa que está vivenciando seu primeiro dia no novo local de trabalho.

Com esse impulso inicial, a transição de novato para experiente fica mais leve e o colaborador vai se sentir acolhido e confortável em sua chegada. 

Dicas infalíveis para o onboarding

Abaixo seguem alguns direcionamentos que ajudaram nesse processo de adequação ao onboarding.

01– Encante na apresentação

O objetivo principal do onboarding é fazer com que o novo membro da equipe comece sua jornada cheia de gás, com garra e força de vontade para fazer a diferença. 

Portanto, torne o primeiro dia dessa parceria um momento que renderá boas lembranças posteriores.

Recepcione o novo talento com um belo tour pelas instalações da empresa. Aposte em um vídeo Institucional de boas-vindas contando a história da corporação e exaltando os pontos fortes da equipe. Apresente-o para os seus novos colegas de trabalho e seja cordial.

02– Seja criativo no kit de boas-vindas

Nada cativa mais do que chegar em um novo emprego e encontrar uma atmosfera de boas-vindas. 

Para mexer com os sentimentos do novo membro da equipe, que tal investir em um kit de boas-vindas?

Esse kit pode levar em sua composição:

O kit de boas-vindas não precisa ser extravagante ou caro demais, coisas simples e criativas podem fazer toda a diferença para quem está em seu primeiro dia de trabalho.

03– Apele para uma recepção memorável

A socialização entre funcionários é a chave para a boa ambientação. Portanto, avise pessoas diferentes, dos mais variados setores sobre a chegada do novo funcionário. Apresente-o aos colegas de trabalho.

Invista em vídeos criativos dos demais membros da equipe com uma apresentação formal ou informal. 

Use o tempo disponível para tirar todas as dúvidas e leve-o para conhecer pormenores de sua estação de trabalho e de principais pontos da empresa como refeitórios, banheiros e vestiários.

04– Seja cortês e hospitaleiro

É comum um funcionário novo chegar no primeiro dia de trabalho sentindo-se inseguro ou com receio de fazer algo errado. 

Tenha empatia e coloque-se no lugar dele, lembre-se que todo mundo tem seu primeiro dia em um local novo e nem sempre é fácil administrar todos os sentimentos.

A primeira impressão é a que fica, não se esqueça, portanto, pergunte-se: que impressão quero causar no novo membro da equipe?

05– Capriche na apresentação da empresa e do time

Agora é a hora de levá-lo para um tour em outras estações de trabalho. 

Apresente-o aos gerentes de outras equipes, recepcionistas, pessoas que vão trabalhar direta ou indiretamente com ele e se possível, apresente-o formalmente ao dono da empresa.

Use essa oportunidade para deixar o funcionário mais à vontade e pronto para dar tudo de si no novo trabalho. 

As instalações serão a segunda casa do colaborador, então é bom causar uma boa impressão.

06– Deixe a estação de trabalho pronta

Efetuadas todas as apresentações, hora de arregaçar as mangas. Na prática, deixe a estação de trabalho do novato pronta para recebê-lo. 

Computador com senhas ao seu dispor, mesa arrumada, com um bilhete de boas-vindas e o kit onboarding, agenda com os principais ramais de interação do setor e um mimo qualquer.

Não se esqueça: o principal em toda essa apresentação encantadora é a sua postura ao recebê-lo.  

Não adianta nada colocar toda essa pompa ao dispor do novo colaborador se a recepção for fria e formal demais.

Essas são algumas maneiras de fazer uma belíssima recepção aos funcionários novos. 

Cada empresa trabalha com uma política diferente e pode alternar os métodos de recepcionar um colaborador iniciante.

Algumas corporações pedem uma ambiência mais formal e o apelo nesse caso não precisa necessariamente ser a irreverência e sim a tradição. 

Encante-o com a história original da corporação, aborda a trajetória dos membros da equipe, explique a importância dos símbolos que marcaram história, entre outros.

O importante é não esquecer dos pilares para um onboarding épico, que são cordialidade, hospitalidade e carisma. Novos talentos podem mudar a trajetória de uma empresa. 

Portanto, invista em recepções memoráveis, para que eles se sintam acolhidos, motivados e principalmente que vistam a camisa da empresa com garra e determinação logo de início.

O kit de boas-vindas deve ser pensado estrategicamente e na hora da escolha é preciso que o brinde converse com a função do colaborador e a cultura da empresa. 

Não se esqueça, investir em um onboarding de sucesso faz com que o contratado se sinta comprometido e disposto a dar o melhor de si para fazer história na corporação.