5 processos necessários para o desenvolvimento de uma aliança
As alianças são lindas jóias que podem ser vistas em casamentos e noivados como forma de selar união duradoura.
Elas podem ser feitas em ouro ou prata por meio de um torno para alianças e estão disponíveis em diversos formatos para agradar a preferência de todos.
O ouro é um metal precioso que conserva seu valor por tempo indefinido se for devidamente cuidado.
No entanto, as joias feitas em ouro podem ser altamente caras, seu preço pode variar dependendo de seu peso, quilate e lugar em que será comprado, por isso é importante pesquisar muito antes de adquirir uma joia como esta.
Algumas dicas úteis na hora de comprar são:
- Pesquisar sobre a influência do quilate no preço e durabilidade;
- Se informar sobre as marcas dos quilates;
- Avaliar como o peso irá influenciar no preço e durabilidade;
- Escolher a cor da jóia antes de ir comprá-la;
- Visitar diferentes lojas para avaliar preços e procurar peças diferenciadas;
- Se informar sobre as políticas de troca e certificados de autenticidade da jóia.
Além da aliança existem diversas outras joias em ouro. Em formaturas e aniversários, por exemplo, muitas pessoas ganham anéis e colares como presente.
Entretanto, muitas pessoas gostam de joias e possuem grande variedade em suas casas. As joias também podem ser encontradas em pedras preciosas, como: diamante, rubi e esmeralda.
As jóias feitas em pedras preciosas geralmente são mais caras que as alianças e outras joias comuns. No entanto, para as pessoas que acham bonitas, porém não possuem orçamento para comprar, também existem as semi jóias, que são jóias não constituídas de ouro maciço.
Elas não são como bijuterias, pois seguem padrões de design, fabricação e qualidade assim como as joias, diferentemente das bijuterias, que são compostas por plástico na maioria das vezes.
Já a aliança de ouro é frequentemente utilizada em casamentos e noivados por questões de tradição. O costume veio da Grécia e estendido para Roma em seguida.
Eles utilizavam o ouro, pois outros metais poderiam enferrujar com maior facilidade. Portanto, para ter maior durabilidade às peças, eles escolheram o ouro.
Anos depois a igreja também adotou as alianças como parte das cerimônias de casamento e consolidou a troca das joias como uma tradição nesta ocasião.
Um tempo depois também surgiram as alianças de noivado que eram e ainda são de prata.
Muitos artesãos também fazem brincos para vender individualmente. O trabalho manual com estes objetos pode trazer diversos resultados.
No entanto, para não precisar começar do zero, existe a base para brinco, na qual podem ser adicionados outros artefatos de forma que se produza um novo modelo de joia ou bijouteria.
A base deve ser polida para que não descasque e estrague. Para isso existem à disposição no mercado opções como o sabão de polimento, que também é conhecido como pasta de polimento, ambos os nomes podem ser encontrados no mercado facilmente.
Cada uma delas possui uma funcionalidade específica de acordo com o processo de polimento desejado.
As pastas na cor branca e verde são utilizadas para fazer o primeiro polimento, enquanto o sabão na cor vermelha ou rouge, serve para fazer a finalização em seguida da pasta branca ou verde.
Para retirar a pasta da peça após o polimento, basta ferver uma quantidade de água, colocar num recipiente com sabão de coco e amoníaco e em seguida colocar a peça na água para que o sabão e a gordura se diluam.
Existem no mercado outras cores de pastas de polimento de alianças como:
- Amarelo: para metais não ferrosos;
- Azul: para todos os tipos de metais;
- Branco: para todos os tipos de metais;
- Cinza: para prata;
- Verde: para metais rijos;
- Vermelho: para ouro.
A pasta para polimento de metais é muito útil, visto que auxilia na durabilidade do produto, visando sua qualidade.
Por isso, usar a massa de polir é importante para manter a conservação do produto por um maior período de tempo.
Alguns cuidados também devem ser tomados antes de fazer a aplicação: a base deve estar seca e devidamente higienizada.
Basta aplicar uma pequena quantidade no objeto e em seguida, com um pano ou flanela de algodão limpa, espalhar uniformemente sobre a superfície.
É um produto não tóxico e não inflamável para não oferecer riscos ao artesão ou pessoa que irá fazer o polimento.