5 coisas interessantes sobre uma distribuidora de alimentos
Existe uma série de etapas dentro de uma distribuidora, para que o alimento que se compra no supermercado ou se come em um restaurante, passe do campo para as mesas.
Ainda que seja um alimento de origem animal, como as carnes, que chega ao consumidor em um curto período de tempo, ele passa geralmente por longas distâncias.
Geralmente o produto sai do campo, fazenda, abatedouro, granja, ou porto, por exemplo e vai para distribuidores, até chegar no cliente final.
Setorização do comércio e o porquê de isso ser importante
Os centros de distribuição, se responsabilizam por fazer o intermédio entre os produtores e o comércio. Saiba agora 5 fatos interessantes sobre uma distribuidora de alimentos.
1 – Fazem parte da setorização do comércio
Hoje em dia, ainda é possível encontrar restaurantes finos e selecionados, em que o chef de cozinha vai ao mercado e escolhe os produtos pessoalmente.
Porém, ainda que os ingredientes sejam selecionados pessoalmente, houve uma pessoa ou empresa responsável por levar tais ingredientes até o mercado, para que pudessem ser escolhidos.
Sem os distribuidores alimentícios, o comércio de alimentos se tornaria muito mais complexo e difícil, principalmente para os pequenos empreendedores.
E consequentemente, essa dificuldade seria descontada nos bolsos do consumidor, que pagaria um produto mais caro, devido ao procedimento.
Graças à distribuidora de alimentos para restaurantes, um restaurante não precisa ter necessariamente profissionais focados em fazer o contato com os produtores. Isso demandaria uma maior complexidade, já que restaurantes usam muitos tipos diferentes de alimentos.
Seria absurdo um restaurante de pequeno porte necessitar de 5 a 6 funcionários bem treinados e qualificados, para poder viajar e comprar os alimentos a preço de varejo, direto com os produtores, nas fazendas, portos, granjas, e plantações.
É muito mais simples e prático, fazer negócio com uma distribuidora de confiança, que trará sempre os melhores produtos, com um desconto de atacado.
2 – Geralmente são especializadas em seus produtos
Dificilmente você encontrará uma distribuidora de bacon, que trabalhe também com outros alimentos, por exemplo. As distribuidoras tendem a ser especializadas no seu ramo.
Uma distribuidora de alimentos congelados é o lugar perfeito para encomendar tais alimentos, assim como salgados congelados, mas não para comprar outros tipos.
Ainda que seja relativamente óbvio, existe um porquê desse ramo funcionar assim. Além do bom senso, a especialização permite que se tenha uma maior confiança na empresa.
Ao focar em uma área de atuação, a empresa pode se especializar e investir em um melhor controle de qualidade.
Para tomar todas as medidas necessárias para que o produto levado aos clientes seja de primeira qualidade. Distribuidoras, geralmente, contam com profissionais que trabalham vários anos com o mesmo tipo de produto e adquiriram, por experiência, conhecimento.
Essa experiência faz toda a diferença, pois é uma garantia a mais e incentiva o cliente a confiar no distribuidor.
3 – Têm todo o aparato de transporte e armazenamento necessário para seus produtos
Para transportar produtos de origem animal, por exemplo, como carnes e pescados, é necessário um cuidado especial, através de estruturas adaptadas.
Tanto os caminhões de transporte, quanto os locais de armazenamento, precisam ter um sistema de refrigeração para manter as temperaturas baixas e conservar o alimento fresco.
É inviável transportar grãos em um caminhão frigorífico e não se podem transportar carnes em um caminhão comum (exceto carnes curtidas ou que não precisem de refrigeração).
Por isso, cada tipo de produto precisa de transporte e armazenamento específicos, e funcionários altamente qualificados para o manuseio.
Distribuidora de bacon atacado, ótima opção para restaurantes e pizzarias
4 – Evitam trabalhos adicionais
Um grande exemplo disso, é a distribuidora de bacon fatiado. Os estabelecimentos como:
- Mercados;
- Pizzarias;
- Restaurantes;
- Etc.
Podem optar por ter um trabalho a menos na sua produção, ao encomendar alimentos que já foram, de certa forma, processados.
Em vez de comprar uma peça de bacon, é possível já contatar um fornecedor de bacon fatiado, que facilitará o trabalho.
Isso também ajuda a reduzir o número de pessoas necessárias para fazer um trabalho e o espaço, se os ingredientes já vêm devidamente processados ou fatiados.
Só é preciso utilizá-los, sem nenhum trabalho adicional. Isso serve para quase tudo o que você precisa consumir ou vender.
Reduzem os preços para os consumidores
5 – Os distribuidores compram e vendem mais barato
É possível comparar os distribuidores como intermediários de compra coletiva. Isso porque, eles compram dos produtores em grande quantidade, conseguindo, assim, descontos no preço de compra.
Fora isso, o transporte e armazenamento em grande quantidade, acabam sendo mais vantajoso e econômico, se comparado a pequenas compras.
O preço pode reduzir substancialmente nessas etapas, já que o estabelecimento não estará arcando com o preço de transporte e armazenamento sozinho.
Mas estará, indiretamente, dividindo com os outros estabelecimentos, semelhante a uma compra coletiva. Desta forma, reduzindo o valor final.