4 dicas para otimizar a prestação de serviços

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4 dicas para otimizar a prestação de serviços

Você tem uma pequena ou média empresa ou é um MEI? Sua atividade principal se baseia na prestação de serviços? Você deseja otimizá-la para fidelizar clientes e aumentar a lucratividade?

Então, este artigo foi escrito justamente para você! 

Sabemos que as exigências dos consumidores e do mercado estão cada vez mais focadas em serviços especializados e de qualidade. Por isso, aqui damos algumas dicas para otimizar o serviço prestado: investir em atendimentos de qualidade, utilizar a tecnologia, definir o fluxo de trabalho e gerenciar as equipes. 

Quer saber mais? Então, confira a seguir!

 

1. Invista na melhoria do atendimento aos clientes

 

A prestação de serviços está, em muitos casos, diretamente ligada à relação entre profissional e cliente, não está? Por esse motivo, é comum que um dos primeiros passos para otimizar essa prestação seja garantir um atendimento cordial, transparente, rápido e de qualidade. Mas, como fazer isso?

Caso seja o proprietário ou o gestor de uma empresa prestadora de serviços, considere treinar e capacitar seus colaboradores, além de oferecer benefícios a fim de reter os melhores funcionários. Dessa forma, você investe indiretamente na satisfação e fidelização dos clientes.

Outra dica é apostar na abertura de mais canais com os consumidores, que conseguirão entrar em contato com o seu negócio mais facilmente — as redes sociais, aliás, podem ser grandes aliadas dessa estratégia. 

É importante ressaltar que a melhoria no atendimento também auxilia o trabalho da equipe de vendas e da equipe de marketing.

 

2. Utilize ferramentas tecnológicas

 

Seja na área operacional ou na área de gestão, ferramentas tecnológicas podem ser úteis para:

  • otimizar processos gerais e específicos;
  • aumentar a eficiência;
  • diminuir o tempo gasto nas tarefas do dia a dia ou até mesmo nos serviços prestados;
  • melhorar o atendimento aos clientes.

Mas, especificamente em relação à otimização da prestação de serviços, como essas ferramentas podem ser úteis? Veja alguns exemplos:

  • um sistema ERP otimiza a gestão de áreas estratégicas, como a financeira, e influencia positivamente todos os processos do negócio, o que melhora a agilidade e a qualidade dos serviços oferecidos;
  • plataformas e programas, como Trello e Slack, ajudam na comunicação interna e no gerenciamento de projetos, fazendo com que haja um bom fluxo de trabalho e um atendimento ágil aos consumidores;
  • softwares de CRM são responsáveis pela gestão de relacionamento com os clientes — além de aprimorar os contatos, esses programas tornam os atendimentos personalizados.

 

3. Defina o fluxo de trabalho do dia a dia

 

Seja por meio de um cronograma ou de um planejamento mais estruturado, é imprescindível estabelecer um fluxo de trabalho que otimize não só as ordens de serviços , mas todas as áreas do seu negócio.

“Mas, como assim?”

Bem, imagine a série de fatores que acontecem dentro de sua empresa, desde a organização da gestão até a disponibilização do serviço ao cliente: todos os processos acontecem para que um objetivo final seja atingido, certo? 

Pois bem, se todos os processos funcionam de forma fluída — sem serem prejudicados por erros da equipe e do gestor, pelo tempo ou por outros elementos — e há um padrão de gestão, de atendimento e de vendas, certamente será mais fácil alcançar as metas e objetivos estipulados.Daí a importância de definir o fluxo de trabalho do dia a dia para otimizar a prestação de serviços.

 

4. Acompanhe o trabalho da equipe

 

Veja bem, sobrecarregar os funcionários com exigências demasiadas ou ficar de olho em tudo o que fazem o dia inteiro pode surtir o efeito oposto àquele esperado. Contudo, deixar a equipe sem supervisão também pode ser prejudicial ao negócio.O meio-termo, então, se baseia no monitoramento da equipe de forma saudável, de modo que os feedbacks sejam sempre construtivos e voltados às metas e aos objetivos estipulados pelo gestor ou pelo Plano de Negócios da empresa.

O Trello, já mencionado anteriormente, ou Asana, são ferramentas recomendadas também nesta etapa para gerenciar equipes de trabalho.Enfim, vimos aqui algumas dicas para otimizar a prestação de serviços. Lembre-se de que o cliente deve ser sempre priorizado, por isso é fundamental criar estratégias para melhorar a qualidade daquilo que é oferecido.

E então, gostou deste artigo? Você utiliza outros métodos para aprimorar o seu trabalho?

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Texto: Gestão do Click