10 razões pelas quais você deve ir ao psicólogo

10 razões pelas quais você deve ir ao psicólogo

Queremos ajudar a esclarecer qual é o papel do psicólogo e qual é o objetivo da terapia psicológica.

Por isso, consideramos uma boa ideia compartilhar com vocês como um psicólogo pode contribuir para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. E, claro, se você está procurando um psicólogo online encorajamos você a conhecer a equipe de profissionais na FEPO.

Hoje, ir ao psicólogo continua sendo algo “exclusivo” ou uma opção a que pouquíssimas pessoas recorrem, apesar de precisarem. É fato que muitas pessoas buscam ajuda psicológica somente quando o nível de desconforto ou sofrimento que sofrem é insuportável.

Sabemos, pela nossa experiência na prática clínica, que normalmente a grande maioria das pessoas considera o acompanhamento psicológico a última opção e vai à consulta quando o problema já está bem estabelecido ou o nível de desconforto é insuportável. Erro! Quanto mais cedo o problema for resolvido, mais rápido e eficaz será o tratamento e melhor será o prognóstico.

Ao mesmo tempo, sabemos que muitas vezes as pessoas não sabem onde está o limite na hora de pedir ajuda e, por um longo tempo, questionam se é ou não adequado procurar ajuda psicológica para encontrar uma solução para o que os preocupa ou angustia. 

As pessoas costumam se perguntar: o que está acontecendo comigo é realmente um problema ou é normal? É um motivo para ir ao psicólogo? Você pode me ajudar ou vou perder tempo e dinheiro? 

Diante desse tipo de pergunta, sempre respondemos a mesma coisa: o que acontece com você se torna importante e merece atenção ao mesmo tempo que lhe causa desconforto.

 As preocupações ou problemas que as pessoas têm são muito diversos, cada um de nós está angustiado ou preocupado com coisas muito diferentes. Mas há algo claro, se o que acontece com você lhe causa sofrimento, você precisa agir e fazer tudo o que for necessário para se encontrar em condições ideais novamente.

Em várias ocasiões, as pessoas que vieram à nossa consulta nos disseram que se soubessem antes em que e como um psicólogo poderia ajudá-las, teriam pedido ajuda muito antes. Aqui estão as 10 razões pelas quais uma pessoa deve ir ao psicólogo:

Quando devemos ir ao psicólogo?

  • Se o seu sono é perturbado (dorme pouco ou dorme excessivamente).
  • Se sua dieta for alterada (você come pouco ou come excessivamente).
  • Se você não encontra sentido e se sente insatisfeito com sua vida.
  • Se não funcionar bem, ou pelo menos como gostaria, em alguma das áreas da sua vida (pessoal, familiar, laboral ou social).
  • Se você tem uma sensação constante de vazio ou tédio e nada te motiva o suficiente.
  • Se você está de baixo-astral na maior parte do dia.
  • Se você tem medos recorrentes ou pensamentos negativos que o paralisam e não permitem que você aproveite a vida livremente.
  • Se você sente que não pode controlar a intensidade de suas emoções e são as emoções que o controlam.
  • Se você se preocupa excessivamente a maior parte do dia com coisas pequenas e insignificantes.
  • Se sentir que não tem controle sobre algumas das coisas que faz durante o dia (beber álcool, usar drogas, jogar videogame ou jogos de azar, usar novas tecnologias, etc.).

Consideramos que essas são as principais razões pelas quais uma pessoa deve considerar a busca de ajuda psicológica, desde que sinta que fez tudo ao seu alcance e não pode, por si mesma, reduzir seu desconforto. Ou seja, se nada do que você tentou resolver para seu problema deu certo, pode ser um bom momento para consultar um profissional.

No entanto, existem muitos outros motivos pelos quais uma pessoa pode consultar um psicólogo. Incentivamos você a compartilhar conosco qualquer outro motivo que ocorra para você buscar ajuda psicológica. Suas contribuições podem certamente ajudar outras pessoas.