10 profissões que envolvem altura e confinamento
Uma frase que todas as profissões deveriam seguir é: “Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, em que haja risco de queda” – Segundo o site Guia Trabalhista.
Dessa forma, todos os serviços que envolvem o uso de escadas, plataformas ou andaimes podem receber tal denominação. O mesmo vale para o treinamento trabalho em altura.
A importância de realizar os treinamentos para as profissões
É fundamental que os profissionais façam o devido treinamento para o trabalho em altura, tendo em vista a quantidade de acidentes que ocorrem diariamente no Brasil e no mundo.
Os profissionais treinados podem realizar esse tipo de trabalho, que precisa ser executado com planejamento, organização e cuidados especiais, com o intuito de garantir a máxima segurança possível para todos os indivíduos envolvidos, mesmo entre os que participam de modo indireto.
Aliás, é também neste contexto que o curso trabalho em altura se faz imprescindível neste cenário.
Quando se trata de trabalho em altura, a atenção deve ser redobrada. Afinal de contas, qualquer imprevisto ou acidente com o trabalhador pode acarretar em consequências desastrosas.
Ainda segundo o site Guia Trabalhista, define o trabalho em espaço confinado, como o realizado em qualquer ambiente não projetado para ocupação humana, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação seja insuficiente para remover agentes contaminantes e onde possa existir deficiência de oxigênio para respiração.
Exemplos de espaços confinados são galerias, tanques, digestores, tubulações e silos.
Onde são encontrados trabalhos em altura e espaços confinados? Veja, a seguir, alguns exemplos:
- Indústria de papel e celulose;
- Indústria gráfica;
- Indústria alimentícia;
- Indústria de borracha, couro e têxtil;
- Indústria naval;
- Indústria de minérios,
- Construção civil;
- Serviços de gás, eletricidade e esgoto;
- Serviços de telefonia;
- Siderúrgicas e metalúrgicas;
- Treinamento nr 35 slide;
- Agricultura;
- Agroindústria.
Confira agora as 10 profissões que envolvem atividades desempenhadas em altura e confinamento
1. Profissões para alpinista industrial
Trabalhador que, a serviço de uma empresa, realiza funções como limpeza ou restauração de vidros, fachadas, telhados e caixas d’água.
Em 2009, foram regulamentadas as regras que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou para este tipo de trabalho, cujo acesso é por cordas. Os principais riscos da atividade são altura, vento forte, emissão de gases e perigo de explosão.
2. Eletricista de linhas de alta tensão
Além de estarem em contato constante com cabos de alta tensão, os eletricistas trabalham nas estruturas das redes elétricas expostos a grandes alturas.
Técnicos relatam que o nível de segurança da profissão é alto. No trabalho diário, os eletricistas podem ter contato tanto com cargas de um poste comum de rua quanto com linhas de transmissão com altíssimas cargas e alto nível de complexidade.
3. Minerador
O minerador é o profissional que perfura o minério com uma máquina hidráulica e o detona com explosivos. O produto dessas etapas é o minério fragmentado, que depois é transportado e processado.
As minas dividem-se em dois tipos: subterrâneas e a céu aberto.
Chama-se lavra o conjunto de operações da mineração, desde a extração de minérios até a etapa de aproveitamento industrial. Neste universo, os exemplos de espaço confinado são diversos.
4. Piloto de avião
A aviação pode ser civil – desportiva, comercial e experimental – ou militar. A segurança na profissão engloba safety – segurança de voo – e security – proteção contra atos ilícitos.
A safety inclui aspectos como a fiscalização das aeronaves, do treinamento dos funcionários e das condições de pista e pátio dos aeródromos. Já a security é a prevenção de atos ilícitos – como ataques terroristas – em aeronaves e aeroportos.
5. Técnico em proteção catódica
Aplica corrente elétrica em dutos carregados, sejam eles de gás, derivados de petróleo ou com água. A junção entre corrente elétrica e materiais explosivos eleva muito o risco da profissão.
A proteção catódica é a única solução para controlar a corrosão de estruturas enterradas ou imersas. O processo tem fases sequenciais: isolamento elétrico, revestimento do duto com material isolante e, por fim, passagem de corrente elétrica.
6. Limpador de vidro
Este profissional precisa encarar o medo de altura e atuar em andaimes ou suspenso por cordas e guindastes para executar o seu trabalho.
7. Inspetor de cabos elétricos de alta voltagem
Essa categoria de trabalhador é altamente preparada para exercer a função, pois os acidentes poderiam ser fatais.
8. Piloto de caça
É preciso ter muita coragem para pilotar em elevada velocidade nas alturas.
9. Vulcanologista
Vulcões em erupção são um prato cheio para esse profissional exercer a sua bravura. Com equipamento especial, os vulcanologistas aproveitam o acontecimento para recolher amostras da lava.
10. Agente penitenciário
Em um espaço confinado treinamento, esse profissional exerce uma função pública importante, mas de alto risco.
Ele é responsável pela ordem e disciplina interna nos presídios e está em contato direto com detentos de alta periculosidade.