10 maneiras de aumentar a segurança do armazenamento em nuvem

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10 maneiras de aumentar a segurança do armazenamento em nuvem

A utilização da nuvem, seja para empresários ou pessoas físicas, vem aumentando com o passar do tempo, e se mostrou uma alternativa que veio para ficar, ainda mais quando pensamos no contexto que o mundo está enfrentando frente à pandemia do Covid-19. 

Afinal, ao utilizar os recursos de cloud computing, é possível perceber o quanto agiliza ele o trabalho e ajuda a aumentar a produtividade no meio organizacional. 

Para exemplificar, essa ferramenta tornou a prática de home office mais eficaz e possibilitou que as empresas pudessem ter as informações necessárias para garantir seu pleno funcionamento, mesmo não contando com o trabalho de suas equipes presencialmente.

Desde um simples e-mail corporativo até a utilização de um File Server Cloud (Servidor de Arquivos em Nuvem), a nuvem tem facilitado a troca de dados, bem como o armazenamento de informações, confidenciais ou não. 

Por isso, é necessário saber se proteger no meio online, e isso é mais exigente ainda quando tratamos de armazenamento em nuvem, uma vez que aqueles dados são de extrema importância para a continuidade de um negócio, como a criação de sites Curitiba, por exemplo.

Pensando nisso, vamos apresentar maneiras para que você consiga usufruir de todos os benefícios que o armazenamento em nuvem tem a oferecer da forma mais segura possível. 

Continue a leitura e veja 10 maneiras de aumentar a segurança do armazenamento em nuvem.

1. Conscientize sobre a segurança do usuário

Quando falamos em segurança da nuvem, vai muito além de ter apenas ferramentas adequadas para garanti-la. 

Isto é, você precisa certificar que todos os usuários da rede – tanto o gestor quanto os demais colaboradores – não representem um risco à segurança.

Dessa forma, qualquer usuário que tenha acesso aos dados da empresa na nuvem, que possa movê-los dali, pode representar um risco, caso os dispositivos utilizados por cada um não estiverem totalmente assegurados e protegidos.

Assim, é necessário orientar e treinar toda a equipe, mostrando a melhor maneira de utilizar a plataforma em nuvem que sua empresa esteja utilizando. 

Isso significa que a forma como for utilizada é o que levará não só a baixa eficiência, como também ao risco de exposição de dados e, consequentemente, a violação da segurança. 

Para solucionar isso, basta realizar um treinamento, conforme citado acima, e fazer uma gestão de dados segura.

2. Use criptografia

Para garantir a segurança das suas informações em nuvem, leve em consideração criptografar os dados na origem, em transição e até chegar o fim. Isto é, criptografia de ponta a ponta. 

Esse tipo de criptografia trata-se de uma forma de segurança que protege os dados durante uma troca de mensagens, seja interações em chat ou formulário dentro da sua hospedagem de site, ou até mesmo em um simples e-mail. 

Assim, o conteúdo só poderá ser acessado pelos dois extremos, apenas pelo remetente e destinatário. 

Isso garante que as informações sejam interceptadas e que ninguém além dos participantes dessa conversa consiga ter acesso ao conteúdo.

Desse modo, é importante que você utilize SSL para toda a interação da sua empresa com o seu servidor em nuvem, por exemplo. Também pode utilizar o VPN (Rede Virtual Privada) para garantir a segurança de dados em acesso às redes virtuais.

3. Cuidado com senhas  

Uma empresa tem várias senhas, seja para as contas individuais de cada colaborador, como também de sistemas e softwares utilizados pela instituição. 

Assim, manter um controle infalível da segurança em nuvem é algo que, quando não bem estruturado, encontra-se muita dificuldade.

Uma das maneiras de garantir a segurança das informações é por meio da criação e manutenção de senhas fortes, além de que tais senhas sejam desenvolvidas e gerenciadas através de ferramentas de gestão de senhas.

A construção de uma senha forte é a partir da combinação de letras, número e símbolos, sem que sejam utilizados em uma ordem específica. 

Além disso, utilize uma combinação de senha diferente para cada site e sistema em nuvem que a sua empresa utilizar.

Ou seja, por mais que colocar senhas fáceis de se lembrar ou que tenham algum valor sentimental – como por exemplo, o nome de algum ente da família ou a data de aniversário – pareça ajudar, a melhor forma de garantir a segurança é diversificar os dados de acesso.

Dificultando, assim, ao máximo para que hackers não consigam descobri-las.

Outro conselho é alterar as senhas a cada 60 dias. Isso ajudará para que caso alguém tenha descoberto a senha e esteja utilizando indevidamente seus sistemas e cadastros, você consiga impedir que a pessoa continue com acesso. 

É importante também alterar as senhas quando algum funcionário deixar a empresa.

4. Gerenciador de acessos

Configure o sistema de armazenamento em nuvem para que tenha controle de acessos, de forma que possa delimitar permissões e acesso à edição de dados específicos, de acordo com cada usuário.

Dessa forma, você conseguirá garantir que determinados dados sejam acessados apenas por aqueles que podem fazer a gestão deles. 

Isso impede que dados vazem ou sejam deletados equivocadamente por alguém não participante de um setor. 

Por exemplo, fazer a gestão de acessos de forma que apenas o pessoal responsável pelo setor financeiro possa acessar e editar os dados armazenados em nuvem referentes a esse setor, como também delimitar quais usuários podem editar e quais apenas visualizar.

Tais práticas contribuirão para manter a conformidade com padrões internos de segurança da informação da empresa.

5. Autenticação multifatorial  

A autenticação multifatorial nada mais é do que exigir que os usuários verifiquem suas identidades através da combinação de duas ou mais etapas. 

Ou seja, cada etapa o vai requerer do usuário um fator para provar sua identidade e direito para acessar determinado sistema/informação. 

Por exemplo, na primeira etapa será exigido do usuário uma informação que ele saiba, no caso a senha. Na próxima etapa, será exigido que ele digite um token ou dados biométricos que realmente prove que é ele quem está querendo acessar aqueles dados.

Assim, essa é umas das formais mais simples e seguras de proteger informações de malwares ou acessos indevidos.

6. Cuidado com servidores locais

Vale lembrar que a segurança oferecida pela nuvem é maior que a segurança de armazenar arquivos em servidores físicos. 

Uma vez que servidor local está sujeito e exposto à diversas ameaças, como roubo, danos causados por forma equivocada de limpeza, incêndio, inundação e formas incorretas de uso do mesmo devido à inexperiência.

Sendo assim, ao se utilizar um servidor de arquivo em nuvem, a empresa estará resguardada quanto à essas situações acima. 

Além disso, armazenar arquivo em nuvem é mais barato do que manter um servidor físico que está passível de depreciação e necessidade de substituição com o passar do tempo. 

Outro fator é que as empresas que provêm serviços em nuvem se preocupam e priorizam muito a segurança, pois estão lidando com o bem mais preciosos de outros negócios – suas informações – e desejam garantir a continuidade de todos os setores como um todo.

7. Política de exclusão de dados

É importante que seja definida uma política de armazenamento e exclusão de dados com os clientes da empresa. 

Além de pensar na adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), você precisa definir quais informações serão retidas e por quanto tempo serão armazenadas. 

Visto que quando dados são excluídos periodicamente, resultará em mais espaço de armazenamento em nuvem. Além disso, contribui para impedir que informações sejam acessadas sem autorização.

8. Utilize a Nuvem para comunicação

Não é novidade que o e-mail se tornou o canal para comunicação corporativa mais utilizado na atualidade, pois é uma maneira segura e formal para formalizar contratos, enviar propostas e receber dados bancários e sigilosos, por exemplo.

No entanto, ao utilizar o e-mail, sua empresa fica propensa a vazamentos de dados e roubo de informações se não tomar certos cuidados para garantir a segurança das informações ali trocadas e arquivadas. 

Para se ter uma ideia, utilizar um AntiSpam para filtragem dos e-mails recebidos e enviados, bem como medidas que sirvam para evitar cliques em e-mails que possam conter ameaças cibernéticas cujo objetivo seja infectar o dispositivo utilizado e roubar informações.

Assim, ao utilizar um AntiSpam, ele averiguará a confiabilidade de endereços de e-mail, alertando ao usuário quando uma mensagem recebida não for confiável para ser aberta. 

Tais recursos evitam que empresas caiam em fraudes eletrônicas, esteja vulneráveis no ambiente digital e tenham dados acessados por terceiros.

9. Controle de atividades do usuário

Crie um controle para monitorar as atividades de cada usuário dentro dos sistemas da empresa. 

Para isso, imagine que o hacker consiga roubar os dados de login e senha de um dos usuários que tenha acesso às informações sigilosas. O que você faria? 

Caso você já tenha criado um processo de monitoramento, será possível saber o que foi acessado, bem como ter uma cópia salva daqueles arquivos, e rapidamente conseguirá mudar a senha de acesso para contornar a situação.

Assim, sempre que alguém acessar informações críticas, tenha armazenado um registro que indique quando alguém as acessou bem como quais ações foram feitas com aqueles dados, se fez upload de algum arquivo ou apenas o editou.

Com esse controle, será possível provar aos auditores que os dados da sua empresa estão sendo monitorados e conseguirá fornecer relatórios de qualquer usuário e seus respectivos acessos.

10. Verifique erros e ameaças

Crie e adicione recursos que contribuam para aumentar a segurança dos dados em nuvem e dos serviços ofertados.

Sempre que algum erro ou ameaça for detectada, informe a empresa onde contratou os serviços de armazenamento em nuvem, bem como quando alguma atualização precisar ser feita. 

Outro ponto é avisar aos clientes sempre de imediato sobre erros de configuração ou alteração em algum recurso em nuvem que os afete diretamente.

Conforme as empresas adotam a utilização da nuvem, a segurança do armazenamento torna-se (e deve se tornar) prioridade entre as estratégias para proteger o maior patrimônio de uma organização: suas informações. 

 

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.