10 dicas para administrar sua loja de roupa

10 dicas para administrar sua loja de roupa

Abrir uma loja de moda feminina é um sonho para você? Empreender não é tarefa fácil, exige planejamento e pesquisa, não apenas vontade. Se você está pensando em investir suas economias para abrir a sua própria loja, confira algumas de nossas dicas.

  1. Tenha um planejamento

A primeira coisa é saber onde você quer chegar e, a partir daí, traçar seu caminho. Sem ele, você pode até caminhar, mas dificilmente vai decolar. Por isso, é preciso alinhar três planejamentos: o estratégico, o tático e o operacional.

O planejamento estratégico é de longo prazo, para um horizonte de 5 a 10 anos, e se baseia em ações mais gerais. Já o planejamento tático, de médio prazo, visa coordenar todas as áreas de gestão: vendas, financeiro, estoque. O operacional é o do dia a dia, direcionando as ações de cada setor.  

  1. Organize sua vitrine e o visual da loja 

A vitrine de sua loja é seu cartão de visita, o primeiro contato físico do cliente com seu estabelecimento e, por isso, merece atenção especial. Ao organizá-la, verifique se as ofertas e os preços estão legíveis, se há muito reflexo no vidro por causa do sol, dificultando a visualização, e evite o excesso de produtos em exposição.

Cuide também de seu espaço interno. Invista em uma boa apresentação geral da loja, com displays e luminárias, atente para a sinalização e distribuição dos produtos. Instigue todos os sentidos da clientela, com uma boa música ambiente, cheiro agradável e iluminação aconchegante.

  1. Faça uma boa gestão financeira

Defina um orçamento: não tenha medo de gastar, mas faça isso de forma correta, sem deixar de cuidar do seu fluxo de caixa. Dica de ouro para empreendedores iniciantes: jamais misture dinheiro pessoal com o da empresa!

Defina seu pró-labore com apenas uma retirada mensal, evitando várias retiradas ao longo do mês, que favorecem o descontrole e a desorganização. À medida que o negócio crescer de modo concreto, você poderá aumentar esse valor.

  1. Foco no controle de estoque

Não deixe as roupas em qualquer lugar: armazene seu estoque em um local organizado, controle entradas e saídas, mantenha os níveis ideais. Automatize esse processo: a melhor forma de fazer esse controle é por meio de sistemas que, além de reduzirem tempo, também otimizam suas horas de trabalho.

  1. Escolha bons fornecedores

Tenha bastante critério ao escolher os fornecedores com os quais você pretende trabalhar, pois eles serão seus maiores parceiros. Crie um cadastro e enumere fatores como a qualidade das mercadorias, a rapidez da entrega e o atendimento que a empresa proporciona, de modo a priorizar aqueles que apresentam mais aspectos positivos.

  1. Saiba o momento certo para promoções

Liquidações significam sacrificar parte das margens de lucro para aumentar os volumes de vendas, mas só valem a pena quando feitas da maneira e na época corretas. Os descontos devem ser aplicados apenas nos itens que tem uma margem de lucro mais generosa e as promoções devem ser realizadas em períodos nas quais as pessoas estão mais propensas a gastar. 

  1. Divulgue sua loja de roupa

Investir em marketing é essencial para divulgar seu negócio, mas não precisa se preocupar com somas estrondosas: você pode começar com um investimento baixo que pode dar muito retorno como, por exemplo, abrindo uma conta da loja na rede social onde estão os clientes.

Calma, não é necessário marcar presença em todas as redes logo de cara (lembre-se que você precisará de alguém ou uma agência de marketing digital para gerenciar tudo isso), mas escolha aquela de maior abrangência e comece a alimentá-la: coloque fotos dos produtos, anuncie promoções e descontos especiais para os seguidores e veja sua marca ganhar cada vez mais fãs.

  1. Busque excelência no atendimento ao cliente

O cliente precisa ser acolhido e sua equipe deve demonstrar empatia em cada atendimento. O que mais destaca um vendedor é sua capacidade de atuar como consultor, conversando com o cliente para entender suas necessidades e poder oferecer a ele a melhor solução possível. Faça do atendimento seu diferencial competitivo.

E extrapole essa fronteira pensando também em relacionamento com o cliente, para que ele se torne fiel ao seu espaço. Proporcione a ele uma experiência na visita à loja física, invista em um bom atendimento online, mantenha site e redes sociais atualizados. Garanta um atendimento personalizado, com mensagens de aniversário, descontos exclusivos, avisos sobre novas coleções antes de todo mundo e outros serviços únicos.

  1. Qualifique e motive seus colaboradores 

Você precisa ter ao seu lado alguém preparado para lidar com a rotina de comércio, por isso invista em treinamento. Seus colaboradores devem estar sintonizados com seu negócio e motivados. 

Criar uma cultura de motivação implica auxiliar seus colaboradores a desempenharem suas atividades com o mínimo de desgaste físico e mental possível e com a máxima qualidade. 

Além disso, inclua na sua rotina de gestão os feedbacks, pois seus colaboradores precisam saber o que você espera deles, onde estão acertando e onde precisam melhorar. Esteja aberto também para ouvir suas reclamações e os oriente para que o façam da maneira mais construtiva possível. 


  1. Esteja antenado

Nunca pare de se atualizar. Ainda que a experiência do dia a dia traga muito aprendizado, é preciso sempre estar por dentro das tendências do mercado e do comportamento do consumidor, principalmente em uma era de mudanças tão rápidas. 

Sabemos que o dia a dia de um negócio é puxado, mas você não precisa ir muito longe para identificar tendências. Comece verificando no histórico de vendas de produtos estão com mais saída, a calça flare social, o casaco com capuz, enfim, analise a performance de todos os produtos, veja também o que a concorrência anda fazendo, invista em cursos, participe de eventos, leia sobre o tema. O conhecimento é a chave para ter ideias no dia a dia e fazer o negócio sempre avançar. 

Esperamos que nossas dicas possam ser de grande ajuda na administração de sua loja de roupa. Prepare-se para colocar tudo em prática e garanta um crescimento saudável e organizado para a sua empresa.