O que são quelatos?

by Redator Convidado
O que são quelatos?
O que são quelatos?

Diversos agricultores se questionam sobre quelatos o que é, e este é um micronutriente que faz ligações covalentes com estruturas estáveis que ajudam a impedir que novas moléculas sejam criadas. Dessa forma, torna-se possível misturar estes componentes para aplicá-los a fim de melhorar a nutrição do solo e também das plantas que estão em desenvolvimento.

Através dos fertilizantes foliares, você trabalha com os materiais que precisa para auxiliar a lavoura a crescer corretamente. É por isso que são utilizados os 7 micronutrientes fundamentais, que incluem o boro, zinco, manganês, cobre, molibdênio e, também, o cloro, conforme explicação do CropLife Brasil.

O que são quelatos?

Os quelatos são micronutrientes ligados à molécula orgânica e apresentam uma estabilidade maior quando comparados aos compostos que não o contém. Em tempo, é importante saber que este químico precisa ter em sua composição 5% de cobre, 5% de ferro, 5% manganês ou até 7% de zinco para ser aplicado no solo.

Ainda, a nutrição é um dos fatores mais importantes para garantir que a colheita tenha um bom desenvolvimento, pois, as plantas subnutridas podem levar um tempo maior para crescer. Como sabemos, por mais que as plantas sejam autotróficas, elas ainda demandam de nutrientes e é através da quelatagem de qualidade que podem ser aplicados através do solo ou via foliar.

Qual a função dos quelatos?

Uma das principais funções dos quelatos, é auxiliar a formar os fertilizantes para nutrir as plantas e garantir que os nutrientes sejam protegidos contra reações químicas. Com isso, estas formas de vida, o solo e também os ramos ficam seguros contra substâncias nocivas que impeçam o seu desenvolvimento.

A adubação foliar tem a finalidade de impedir que os micronutrientes, como o quelato, não apresente nenhum tipo de deficiência. Ainda, é possível economizar na compra de fertilizantes, devido aos processos realizados pela lixiviação e também por imobilização que auxiliam as plantas a absorverem os nutrientes que precisam.

Benefícios dos quelatos

Após compreender sobre quelatos o que é, você entende que ele é beneficial por proteger os nutrientes contra potenciais reações que ocorrem na água. Inclusive, é necessário saber que o micronutriente ajuda todas as substâncias a penetrarem adequadamente nas plantas para fazê-las crescer.

O quelato apresenta resistência contra a degradação, é solúvel em água e pode demonstrar maior estabilidade térmica. No entanto, a dosagem precisa ser feita conforme as necessidades do solo e também das plantas, a fim de garantir que os micronutrientes sejam fornecidos na quantidade correta.

Tipos de quelatos

Um dos principais tipos de quelatos utilizados na agricultura se chama ácido etilenodiaminotetracético, mais conhecido por EDTA. Ele é utilizado com mais frequência nos solos que apresentam um pH alcalino, que são áreas em que os metais podem não ter boa disponibilidade. Além desta opção, há também os seguintes:

  • DTPA: ácido dietilenotriaminopentacético, muito utilizado em solos de pH quase neutros;
  • EDDHA: ácido etilenodiaminodihidroxifenilacético, ideal para aplicar em solos que possuem pH muito elevado;
  • HEDTA: ácido hidroxietileno diamino tetracético, tem uma função melhor em solos que são alcalinos.

É importante saber que o tipo de quelante pode apresentar variações, de acordo com a necessidade de aplicação. Isto porque ele pode ser misturado com o magnésio, ferro ou zinco e cobre para auxiliar na nutrição do solo e das plantas que estão subnutridas, por exemplo.

Como aplicar quelatos na lavoura?

Você pode aplicar o quelato na água para regar as plantas, ou inserir o micronutriente diretamente no solo. O ideal é que a inserção ocorra com precisão e cuidado a fim de não realizar uma aplicação maior que o necessário, pois também é um fator prejudicial ao desenvolvimento da lavoura.

Saiba da possibilidade de trabalhar com a técnica de pulverização, mas mesmo este procedimento exige calibragem para o quelato ser colocado por todas as folhas. Inclusive, há a importância de dosar a quantidade que deve ser trabalhada e o número de aplicações por dia, pois pode ser mais eficaz do que fazer a colocação em excesso e apenas uma vez na semana. 

Além de definir a quantia de aplicação, você precisa escolher um bom horário para administrar o micronutriente ao entender sobre condicionadores de solo e quelatos o que é. Deste modo, as suas plantas podem apresentar um crescimento eficaz por estarem bem nutridas com os minerais necessários!