Vantagens que as empilhadeiras oferecem

Vantagens que as empilhadeiras oferecem

Na construção civil ou na indústria, as empilhadeiras são equipamentos capazes de deixar a rotina mais produtiva e otimizada, principalmente em relação à logística. Não é à toa que veículos como a Empilhadeira a combustão são muito requisitados para o transporte de carga em centros de distribuição, galpões de armazenamentos e ambientes semelhantes.

Como o próprio nome sugere, esse modelo é movido a combustível e, na prática, isso quer dizer que essa máquina industrial é movida à substâncias como diesel ou gasolina.

Portanto, são elementos que se diferenciam pela capacidade de trabalhar com cargas maiores em diferentes tipos de velocidade.

Além desse modelo de Empilhadeira, há outros veículos como os de origem manual, elétrica e as paleteiras que também cumprem um papel importante quando a proposta é organizar mercadorias.

Independente do tipo das empilhadeiras e do ambiente que as recebe, é certo que esses elementos são fundamentais para uma rotina mais produtiva.

Quer saber mais sobre como esses recursos funcionam na prática? Leia mais e confira algumas vantagens que as empilhadeiras oferecem.

Empilhadeira a combustão

Como o próprio nome sugere, esse é um veículo movido a combustível. Basicamente, no caso da Empilhadeira a combustão, esse item pode funcionar por dois tipos de combustíveis: gasolina ou diesel.

Independente da forma de alimentação do veículo, essas empilhadeiras são muito vantajosas para processos que envolvem o transporte de cargas pesadas.

Na prática, esse modelo se destaca em relação aos outros neste quesito pelo seguinte motivo: maior produtividade em menos tempo de trabalho e mais agilidade em relação aos modelos elétricos.

Ou seja, a Empilhadeira a combustão pode ser muito usada em ambientes como:

  • Indústria;

  • Obras de construção civil com grandes dimensões;

  • Depósitos;

  • Transportadoras;

  • Áreas com movimentação de contêiner.

No entanto, para garantir o melhor desempenho possível e todas as vantagens que essa máquina pode oferecer, não se esqueça de verificar a qualidade do fabricante dessa estrutura e invista em serviços de manutenção especializada.

Nesse sentido, uma peça que merece muita atenção, tanto das empilhadeiras movidas a combustão quanto dos modelos manuais é o Alternador de empilhadeira.

Na prática, essa peça é essencial para que a energia mecânica seja transformada em energia elétrica e é basicamente assim que as empilhadeiras que não são manuais funcionam.

Empilhadeira manual hidráulica

Diferente das empilhadeiras movidas a combustível, a Empilhadeira manual hidráulica se destaca por cumprir sua função sem emitir gases poluentes.

Há diversos modelos desse tipo de empilhadeira, mas essencialmente, as empilhadeiras manuais são equipamentos usados para serviços de descarga leve em caminhões ou depósitos.

Geralmente, a capacidade de carga pode atingir até uma tonelada e, na prática, esse equipamento funciona por meio de uma alavanca que é puxada pelo Operador de empilhadeira e que movimenta uma espécie de “garfo” para fisgar as mercadorias.

Entre as principais vantagens que destacam a Empilhadeira manual hidráulica, algumas se destacam. São elas:

  • Menor custo em relação às empilhadeiras elétricas;

  • Não é necessário fazer um treinamento para operar o equipamento;

  • É um equipamento ecologicamente correto;

  • Ideal para operação em locais fechados a longo prazo;

  • Facilita a rotina de carga/descarga de materiais em depósito.

Outro equipamento que lembra muito esse modelo é a Paleteira. Na prática esse também é um dispositivo manual que não necessita de nenhum combustível para funcionar e serve, essencialmente, para transportar os pallets.

Há quem diga, inclusive, que a paleteira é uma empilhadeira manual, só que em um formato mais simplificado.

Não é à toa que esse equipamento é muito encontrado em depósitos, estoques e outros ambientes fechados, justamente por ser sustentável e não emitir nenhum gás nocivo à saúde humana.

Vantagens das empilhadeiras

Independente do modelo ser uma Empilhadeira manual hidráulica ou movido à eletricidade, esses equipamentos tornam a rotina de organização e gestão de mercadorias muito mais facilitada e produtiva.

Pare e pense: quanto tempo uma pessoa levaria para organizar um estoque de alimentos sem nenhum tipo de apoio para transportar esses materiais?

Com as empilhadeiras é possível transportar cargas em diversas quantidades e ainda há o plus do equipamento ser adaptado para corredores estreitos e lugares de difícil acesso.

Por isso, investir em acessórios como a Empilhadeira é uma forma de automatizar a obra de construção civil, investir na produtividade do projeto e ter a garantia de um ambiente muito mais organizado.

Com isso, todo mundo ganha: a empresa que fica organizada, o estoque conta com um bom gerenciamento e o operador que têm os esforços humanos reduzidos.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>