Tudo o que é preciso saber para ter um supermercado

Tudo o que é preciso saber para ter um supermercado

Quando se fala em empreender no ramo dos supermercados é preciso muita atenção, afinal, a gestão de um supermercado requer bastante emprenho, pois se trata de um assunto muito complexo, que vão desde a preocupação com software automação comercial supermercado, até a escolha de uma boa equipe.

O grande trunfo de uma boa gestão dos supermercados é estar antenado em sempre melhorar o gerenciamento a fim de otimizar processos e dinamizar soluções de problemas, para que então os lucros venha e os projetos de expansão comecem a se efetivas.

Para que isso funcione é importante que o gestor esteja sempre atento as mais novas tecnologias, pois é possível criar hoje uma nova forma de supermercados, que atrela qualidade, eficiência e tecnologia.

Um exemplo disso é a instalação cada vez mais presente no sistema de automação comercial para supermercados.

O que é a gestão de supermercados?

A gestão dos supermercados consiste em metodologias de administração que contemplam processos e operações específicos como investimentos em áreas específicas do mercado como o açougue, hortifrúti, área de congelados entre outros.

A administração dos mercados ajuda na redução dos custos e permite que os objetivos estipulados sejam alcançados.

É muito importante também que partes básicas da gestão como o investimento em sistema para imprimir nota fiscal seja garantido. Uma boa gestão está também atrelado à capacidade de organização das burocracias cotidianas.

Existem muitos pontos que são tratados dentro de uma gestão de supermercados e que o gestor e sua equipe deve tratar como:

  • Gerenciamento estratégico;
  • Negociações com fornecedores;
  • Legislação sanitária;
  • Produtos (que vai de alimentos até enxoval infantil personalizado);
  • Estratégias de marketing.

Além desses pontos é imprescindível que um gestor conhecer assuntos como gestão de pessoas, comportamento do consumidor, formação de preços, responsabilidade social, tecnologia e em alguns casos a expansão do supermercado para um e-commerce.

Pontos importantes para um supermercado

Existem alguns pontos que são peculiares desse tipo de negócio, e entendê-los é essencial para que o plano de negócio ocorra bem, sendo eles:

Giro de produtos

Giro de produtos consiste na quantidade de fluxo que um mercado tem para que ele esteja sempre disponível.

Neste tipo de negócio, o giro de produtos é muito alto, e portanto é imprescindível uma boa gestão no fluxo de caixa, capital de giro e estoque para que nada falte nas prateleiras.

Equipe

Uma equipe no supermercado é essencial, afinal, ele possui variados setores, e portanto, existem muitas demandas. Por isso que é essencial a contratação de uma equipe que vão desde os caixas que trabalham em turnos rotativos, como atendentes, empacotadores e muitos outros.

Dependendo do tamanho do negócio é necessário instalar um sistema de catraca mecanica para que o controle de acesso seja controlado, e também a contratação de seguranças. Isso permite que tanto os consumidores, como os colaboradores e o patrimônio seja assegurado.

Gestão de compras

Um mercado sem produtos para vender não funciona, assim, a gestão de compras é parte fundamental da empresa.

Esse setor do negócio trata diretamente com os fornecedores, garantindo os melhores produtos com preços que estejam sempre dentro do orçamento.

Uma boa gestão de compras permite que a lucratividade seja mantida e que o fluxo de caixa se torne ideal.

Áreas de vendas

Além da gestão é preciso organizar a área de vendas do mercado, e para que a área dos congelados, dos alimentos e de outros setores fiquem adequados e prontos para a venda é necessário a utilização de alguns equipamentos como:

1. Expositores

Os expositores são para produtos que precisam de refrigeração, como as carnes e laticínios.

Em alguns mercados são usados os expositores para colocarem frutas e verduras frescas. Esses equipamentos mantêm a temperatura baixa, conservando o alimento.

2. Gôndolas

Podem ser chamadas também de prateleiras, é onde grande parte dos produtos são alocadas. Elas são feitas com peças de encaixe, fáceis de ser montadas e desmontadas. São usadas por itens que não precisam de refrigeração.

Muitos gestores também não conseguem definir bem o que é preciso estar em um supermercado.

Alguns elementos essenciais são:

  • Padaria;
  • Congelados e frios;
  • Cereais e grãos;
  • Higiene Pessoal;
  • Bebidas;
  • Papelaria;
  • Hortifrúti;
  • Produtos de limpeza.

Em alguns supermercados também é possível encontrar roupas, uniforme para segurança, e outros elementos além de insumos alimentícios e de higiene.

Portanto, montar um mercado exige conhecimento de gestão e a formação de uma boa área de exposição e de venda.