Saiba sobre as empresas de importação e exportação

Saiba sobre as empresas de importação e exportação

Por conta da globalização e das novas relações comerciais que vão surgindo, começou a aparecer no mercado, de forma mais consolidada, empresa de importação e exportação de produtos que permitem que a venda de produtos de outros países seja feita, e que produtos nacionalmente produzidos sejam vendidos em outros países.

Essa questão se intensificou com o uso da internet e pela quantidade crescente de e-commerces, que facilitou o contato de diversos locais do mundo com determinados produto, portanto, ficou necessário os serviços de empresa de importação e exportação.

Neste artigo abordaremos sobre elementos importantes para esse tipo de negócio, bem como alguns serviços que oferecem para que a exportação e a importação sejam feitos sem problema algum.

Como abrir uma empresa de importação e exportação

Caso você não queira depender de empresas intermediárias na relação de importação e exportação é importante entender como acontece a abertura desse tipo de empresa.

Inicialmente ela tem os mesmos procedimentos que empresas convencionais, porém há informações a mais sobre seus tipos de comercialização.

Em empresas de exportação é importante que se contrate serviços de segurança patrimonial para que todos os produtos fiquem seguros e guardados.

Um ponto importante também para que sua empresa de importação e exportação dê certo é que você precisará de um contador especializado.

Isto acontece porque tanto para a importação como para exportação é importante que exista uma organização que faça a exportação e outra que faz a importação, sendo a importadora mandante do processo. Isto isso se dá uma vez que não há como fazer a atividade exportadora sem a existência de um despachante aduaneira.

Assim, o trabalho do contador além de ajudar na abertura das empresas permite que se faça outros processos como:

  • Fechamento de câmbios;
  • Códigos de importação do produto;
  • Cálculo de alíquota;
  • Recolhimento de impostos.

Importante que essas empresas de importação e exportação contem com um escritório e profissionais capacitados e que sejam atendidos por empresas de vigilante para que tudo ocorra bem.

Os serviços de desembaraço aduaneiro

Um dos serviços mais importantes que são prestados por empresas de importação e exportação é o chamado desembaraço aduaneiro.

Esse procedimento consiste na liberação de diversas mercadorias na alfândega de modo que ela entre no país (no caso da importação) ou saia (como no caso da exportação).

No entanto, antes de chegar nesse fator é necessário que toda a documentação seja revista e então seja aprovada por um órgão federal para que a mercadoria seja liberada.

Desse modo, os desembaraços aduaneiros consistem no registro de conclusão de toda conferência de documentos e a autorização de entrega para o interessado e após isso acontece o despacho, seja de mercados de cones de sinalização, eletrônicos, roupas e outros.

Antes da conferência dos documentos é importante que todo o processo seja registrado no Sistema Integrado de Comércio Exterior, conhecido como Siscomex.

Esse sistema integra todos os documentos de controle e acompanhamento das operações, por meio de um sistema computadorizado de informações.

Os documentos que são precisos para que o desembaraço aduaneiro ocorra sem problemas permitindo que sua mercadoria seja exportada ou importada são:

  • Comprovante de importação;
  • Documento de conhecimento de carga;
  • Comprovante de pagamento da taxa do frete;
  • Comprovante de pagamento do ICMS;
  • Declaração de Trânsito Aduaneiro;
  • Declaração de Importação;

O comprovante de importação é expedido e entregue ao operador da importação e regulariza a mercadoria no país.

O documento de conhecimento de carga é a comprovação que esta mercadoria será enviada internacionalmente.

O comprovante de pagamento da taxa do frete também é conhecido como Taxa do Departamento da Marinha Mercante ou Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), e é a contribuição para o desenvolvimento da indústria naval brasileira. Caso essa taca não seja paga a mercadoria não sai, lembre-se só é paga essa taxa em importações e exportações marítimas.

Comprovante do imposto de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é obrigatório. Já a declaração de Trânsito Aduaneiro é quando o comerciante internacional precisa realizar o desembaraço da mercadoria em local perto do da exportação.

A declaração de Importação consiste em um formulário que está registrado no SISCOMEX e que tem com objetivo informar o propósito do despacho. Deve-se também ter acesso ao RADAR (Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

Desse modo vimos que é muito importante as empresas de exportação e importação, e sem elas o desembaraço aduaneiro não pode ser realizado, dificultado o comércio internacional e a geração de lucros. Importante também que os escritórios dessas empresas contem com o serviço de uma empresa de segurança patrimonial para segurança.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>