Restaurante: serviços e sistema de delivery

Restaurante: serviços e sistema de delivery

As empresas de alimentos, principalmente do ramo do restaurante, consistem em um setor que está em constante crescimento. Para manter esse crescimento de forma ativa é importante saber os tipos de serviços que um restaurante pode oferecer e quais são os sistemas de entrega que possibilitam que esse ramo garanta seu sucesso.

Assim, no decorrer deste texto iremos tratar dos serviços de mesa que podem ser oferecidos por um restaurante e o que é preciso para criar um sistema de delivery, já que esse sistema de refeição transportada tem feito com que o faturamento dos restaurantes cresça.

Serviços de mesa disponíveis

Um restaurante tem mais preocupações do que uma boa comida, afinal, além do cardápio é importante que o serviço seja de qualidade e que corresponda ao serviço desejado pelo público.

Dessa forma, existem os chamados serviços de mesa e cada serviço possui uma característica diferente. Sendo assim, é muito importante conhecer esses serviços para saber qual é o essencial para o seu negócio.

A importância do serviço de mesa no restaurante

O serviço de mesa impacta diretamente no perfil do estabelecimento e quanto à sua gestão. Alguns serviços são mais refinados, enquanto outros são procurados por públicos que preferem atendimentos e benefícios diferenciados.

Nesse momento é possível definir também um nicho de atendimento, como as crianças que precisam além de uma comida nutritiva um doce típico como um pirulito personalizado.

Também é importante notar que cada tipo de serviço pode exigir mais ou menos garçons e, portanto, é importante identificar qual será a concepção do estabelecimento para identificar qual serviço é o ideal para você.

Tipos de serviços de mesa para restaurante

Há dentro dos serviços de mesa aqueles mais clássicos, utilizados há bastante tempo e os mais modernos. Abaixo falaremos sobre alguns desses serviços. Confira:

1. Serviços empratados

Os empratados se tratam de um modelo mais utilizado, principalmente, nos restaurantes à la carte.

Isso ocorre por conta da simplicidade. O cliente faz o pedido do prato, o preparo e a montagem do prato é feito dentro da cozinha para que seja entregue pronto para o cliente.O papel do garçom é levar o prato para os clientes e fazer o atendimento como anotar os pratos e as sobremesas, como a colher de chocolate, de modo eficiente e prezando pela cordialidade para conquistar o público.

2. Serviço à americana

O serviço à americana também é conhecido como self-service. Nesse tipo de serviço de mesa os clientes vão até os alimentos dispostos em um buffet.

Esse é um sistema bastante utilizado por conta da facilidade e da dinamização, já que não precisa do suporte de muitos garçons.

O serviço dos garçons nesse serviço seria a entrega das bebidas e do desembaraço das mesas que foram recentemente desocupadas, para preparar para um novo cliente.

Sistemas de entrega

Além dos serviços de mesas, um ponto importante para os restaurantes que ficam em centros urbanos é o serviço de moto entrega, também conhecido como delivery.

Esse sistema permite que sua clientela aumente, pois você atenderá, além dos clientes que vão regularmente ao restaurante e que podem pedir sazonalmente a entrega, pessoas que nunca vieram ao seu restaurante ou vieram apenas algumas vezes e que sempre pedem a entrega.

Para colocar o sistema de entrega em prática, é preciso atenção em alguns detalhes como:

  • Público-alvo;
  • Análise de concorrência;
  • Delimitar região de atuação;
  • Contratar motoboys;
  • Investir em embalagens.

Abaixo veremos com mais detalhes os pontos mais importantes para o sistema de entregas: público-alvo, região, motoboys e embalagens.

1. Público-alvo

Saber seu público-alvo para o delivery é saber para quem será ofertado grande parte do serviço.

Assim, foque na experiência dos novos clientes que não podem vir até o restaurante e garanta que eles tenham toda a vivência, como se tivessem ido ao estabelecimento.

2. Delimite a região

Definido o público-alvo, delimite a região de atendimento. Afinal, pode ocorrer pedidos muito distantes do restaurante, o que demanda organização e padronização para valores na taxa de entrega.

Caso atenda todas as regiões, é importante frisar que a taxa de entrega é agregada ao valor do que foi pedido.

Caso não seja essa a opção, delimite uma região de entrega, na qual os clientes são atendidos sem que haja cobrança da taxa ou que ela seja reduzida. Esse aspecto também facilita o planejamento e definições de rotas para uma entrega otimizada.

3. Motoboys para restaurante

Para trazer agilidade e mobilidade para as entregas, o melhor investimento é nos serviços de motoboy delivery.

Você pode fazer essa contratação de duas maneiras: por meio de contrato direto entre o restaurante e a empresa, ou então por meio de empresas terceirizadas.

4. Embalagens personalizadas para restaurante

É um ponto-chave para que as encomendas cheguem de forma segura ao local que foi pedido.

As embalagens precisam garantir a boa aparência do prato e manter a temperatura adequada. Para isso, invista em embalagens de materiais resistentes e com opções personalizadas para dar charme ao pedido e garantir a satisfação do cliente.

Um restaurante bem sucedido é composto de um serviço de mesa adequado e, sempre que possível, um serviço de entrega bem executado.