Quer abrir um mercado? Descubra como!

Abrir um negócio pode revolucionar a vida das pessoas. Mas, decidir onde aplicar o investimento e que tipo de negócio investir é um grande desafio, pois um erro pode representar uma perda de investimento.

Por esse motivo, neste artigo vamos falar sobre um tipo de negócio que se apresenta muito promissor e pode apresentar várias modalidades: o mercado.

Diante de tantas opções que esse tipo de negócio oferece, existem vários detalhes que os novos empreendedores precisam estar atentos. Não deixe de conferir as informações nos próximos tópicos.

Como abrir um mercado?

Abrir um mercado é um grande desafio, pois envolve vários detalhes como produtos e capital de giro.

Assim, é importante obter um diferencial diante da concorrência que é elevada, unindo custo e benefício. Mais ainda, é importante que o empreendedor esteja atento aos seguintes detalhes:

  • Escolha o local;
  • Delimite o público-alvo;
  • Delimite os tipos de produtos que você pretende comercializar;
  • Faça um estudo de mercado;
  • Realize um orçamento dos produtos;
  • Contrate de funcionários;
  • Conheça novos fornecedores;
  • Equipe o local com segurança;
  • Documentação para a licença e autorização do funcionamento;
  • Crie um bom projeto;
  • Instale um software de gerenciamento que possa te auxiliar.

Esses são alguns dos detalhes que envolvem o planejamento da abertura e administração de um mercado.

Contudo, além de estar atento a esses detalhes, vale ressaltar a importância desse software de gerenciamento para a emissão de nota fiscal. A sua empresa precisa ter um emissor de cupom fiscal, que é um comprovante apresentado ao Governo a respeito dos impostos aplicados sobre os produtos que são vendidos em um mercado.

O cupom ou nota fiscal também oferece diversos benefícios ao cliente, sobretudo uma segurança e garantia de que a compra de produtos foi feita. Ou seja, a emissão de nota fiscal é um direito do cliente e uma exigência governamental, estando sujeito a multas e fechamento o mercado que não cumprir essa regra.

Outro detalhe importante para abrir um negócio é delimitar quanto tempo seu mercado ficará aberto. Por exemplo, o seu mercado 24 horas pode oferecer produtos aos clientes o dia inteiro, conseguindo atrair ainda mais a clientela.

Os mercados 24 horas costumam ser maiores e estarem bem localizados, como em avenidas principais. Além disso, é possível incorporar outros elementos ao seu mercado, criando parcerias com restaurantes e outros locais que fornecem comida para empresas.

Essa parceria pode contribuir para a divulgação do seu mercado, já que esse restaurante pode realizar a entrega de panfletos com a divulgação dos produtos.

O que seu mercado precisa ter?

É importante que o seu mercado tenha um excelente projeto elétrico para suprir toda a estrutura.

Isso porque diversos pontos do seu mercado vão depender da parte elétrica. Primeiro, o caixa que faz o registro das compras e emite a nota fiscal. Depois, os locais com frigoríficos que abrigam carnes, queijos, refrigerantes ou bebidas lácteas vão precisar ficar refrigeradas para não estragar.

Mais ainda, se você instalar um sistema de segurança em seu mercado como câmeras de segurança ou alarme, é necessário que o local tenha uma estrutura elétrica confiável para a realização dessas atividades.

Além disso, já que estamos falando sobre locais refrigerados, é importante frisar que uma câmara fria pequena é fundamental se o seu mercado comercializar produtos que estragam quando estão em temperatura ambiente.

É importante que o seu mercado busque expandir e quanto mais incorporar novos produtos, maior a chance de aumentar seu negócio, atrair a clientela e aumentar seus lucros.

Para quem tem um mercado, é fundamental pensar também na parte logística do negócio. Isso porque os produtos precisam estar dispostos no estoque de forma organizada e, em alguns momentos, é necessário fazer a auditoria dos produtos ou reposição.

Nesse caso, é importante realizar a instalação de um elevador hidraulico comercial.

Na prática, esse elevador facilita a locomoção de materiais e peças de um ponto a outro, trazendo mais agilidade e otimizando o tempo de movimentação da carga. Com isso, seu mercado ganha eficiência para a movimentação.

Esses são alguns dos detalhes que podem estar presentes em seu mercado.

Vale a pena ressaltar que existem empresas especializadas em auxiliar pequenos, médios e grandes empresários a abrirem seu negócio, inclusive no ramo dos mercados. Tendo essa orientação, todo o procedimento fica mais acessível e você consegue fazer um investimento de forma correta.

 

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>