Qual a real importância do logotipo da empresa?

Qual a real importância do logotipo da empresa?

O logotipo é mesmo importante para uma empresa? Conversando com amigos, que são empresários, surgiu essa questão: “Será que o logotipo da empresa tem mesmo tanta importância assim?”

Como trabalho nesta área há muito tempo, os olhares se voltaram para mim, já que sou sócio da R4Digital,uma agência de marketing de São Paulo.

A dúvida que surgiu neste momento foi: como demonstrar, com eficácia, o tamanho da importância do logotipo para uma empresa.

Pensei em argumentar que isso já fica explícito pelos altos valores gastos por grandes corporações na estilização de suas marcas, ou então, no tradicional, que é a importância da empresa se destacar em seu mercado e, para isso, um logotipo bem estudado e executado profissionalmente é fundamental, pois aparece em praticamente todo o material relacionado à empresa, etc.

Exemplos

Recordando de uma aula que tive na década de 90, na Escola Panamericana de Artes, em São Paulo, um professor fez uma alusão bastante interessante. Disse ele:

“Imagine o que as pessoas poderiam pensar se você aparecesse em uma festa Black Tie usando bermuda e chinelos? Ou se em uma festa descontraída, na praia, você chegasse com traje de gala e casaco de frio?  Qual a imagem que teriam de você? O que diriam? Será que diriam ‘Nossa, que cara chique, respeitável e cool!’ ou ‘Nossa, que maluco é esse?'”

“Bem, a segunda hipótese é a mais provável, certo? Agora, vamos transferir essa situação para o mundo dos negócios. Se sua empresa não estiver ‘vestida’ corretamente para a ocasião, qual a chance de conseguir bons contatos ou bons clientes?” completou meu professor.

Então, é exatamente esse risco que uma empresa corre quando negligencia a criação de seu logotipo. Ou seja, o famoso “pedir para o sobrinho que mexe no Corel Draw”. O que é pior do que sua empresa ser o tal “cara de bermudas” na festa Black Tie? Pois bem, isso pode até ser sua realidade mesmo que você ainda não perceba isso. 

Se sua marca não for criada por um profissional ou empresa realmente qualificada, que fará os estudos necessários para criação do logotipo, esse risco é real. Ou seja, um logotipo mal executado pode, e certamente vai, gerar prejuízos financeiros para a corporação.

Resultados

O legal é que este argumento funciona! Posso dizer que, pelo menos entre meus amigos, o argumento funcionou, afinal, qual empresário não se atenta quando o assunto é relacionado a ganhos ou perdas financeiras para seu negócio?

Quero aproveitar este post para uma dica importante sobre esse assunto. Não vejo como uma marca ou logotipo possa ser criada, de forma consistente e profissional, sem o seu MIV (Manual de Identidade da Marca) ou  PIV (Projeto de Identidade Visual).

Se assim for, não passa de um desenho, as vezes muito bonito e criativo, mas um desenho. Porque o MIV ou PIV é o resultado do estudo para criação da marca.

Então, desconfiem dos milagreiros que criam marcas e logotipos em tempo recorde, com custos que não condizem com a realidade do mercado e, principalmente, que não sejam acompanhados do seu manual. Afinal, a bermuda pode até ser bonita e cara, mas ainda será uma bermuda.

Texto produzido por R4Digital