Profissionais de logística devem seguir normas e regulamentações

Profissionais de logística devem seguir normas e regulamentações

O setor de negócios, logística e serviços é amplo e variado, atendendo uma gama abrangente de consumidores que precisam dos mais diversos produtos no dia a dia.

Seja equipamentos eletrônicos, livros, aparelhos domésticos ou vestuário, as empresas estão preparadas para atender a demanda, de acordo com as necessidades de cada cliente.

A abertura de mercado no processo de importação e exportação aumentou ainda mais as possibilidades de compra e venda, tanto no atacado quanto no varejo.

Para atender esse emaranhado de processos de compra e venda, desde a obtenção de matéria-prima em grandes volumes, até a entrega de pacotes diminutos, a logística é uma parte importante para atender todos os envolvidos.

As empresas de logística englobam diversos profissionais, desde os planejadores de trajetos até os motoristas e motociclistas que fazem parte do quadro de funcionários e são vitais para tudo ocorrer de forma adequada.

Os caminhões e as motocicletas são dois veículos fundamentais para que a logística de uma distribuição de bens de consumo seja feita de maneira adequada. O setor ainda engloba outros modelos veiculares, como forma de complementação.

Vantagens entre contratação direta e terceirização

As motocicletas empregam agilidade e eficiência quando se trata de logística dentro dos ambientes urbanos, como cidades e metrópoles que possuem um trânsito carregados dos mais diversos veículos.

Sendo assim, a terceirização do serviço motoboy é uma forma de atender a demanda para a entrega dos mais variados produtos, nos mais diferentes segmentos, como:

  • Documentos corporativos;
  • Alimentos de lanchonetes e restaurantes;
  • Peças e acessórios de veículos;
  • Medicamentos para clínicas e hospitais.

Muitas empresas terceirizam esse tipo de serviço, pois assim é possível manter o foco nos objetivos e finalidades propostas para atendimento ao público-alvo específico.

Com isso, o contrato de prestação de serviços motoboy é feito de acordo com a demanda de entrega, podendo ser esporádico, semanal ou mensal. O documento deve ser específico quanto à contratação, evidenciando o modelo de fornecimento de mão de obra por períodos fechados.

Esse cuidado está relacionado ao atendimento à legislação trabalhista nacional, em que os direitos e deveres devem ser especificados de maneira correta, sem prejuízo a nenhum dos lados.

Empresas de logística que empregam mão de obra especializada devem oferecer treinamento e equipamentos de proteção individual, de acordo com a Lei 12.009/2009.

Na formalização do contrato de motoboy, a empresa deve exigir carteira de habilitação regularizada junto ao departamento de trânsito estadual, oferecer equipamentos como capacete, botas, luvas e vestimentas de identificação e um veículo adaptado para a realização dos serviços.

Legislação permite solicitação de exames

Como o trânsito é um ambiente que envolve terceiros de maneira natural, os profissionais devem ser responsáveis quanto à presença diante dos perigos apresentados.

Dessa forma, as empresas que contratam profissionais para dirigir caminhões ou pilotar motos pode exigir um exame toxicológico admissional, de acordo com a legislação do Código de Trânsito Brasileiro.

Realizado em uma clínica especializada, esse tipo de exame é feito periodicamente, garantindo que os profissionais não estão usando qualquer tipo de entorpecente que possa colocar em risco a própria segurança ou de terceiros.

A contratação de profissionais do setor de transporte é repleta de direitos e deveres, por isso é preciso solicitar diversos exames admissionais e demissionais, garantindo a legislação vigente em todo o território nacional.

Acessórios reforçam segurança e logística de veículos

A entrega de equipamentos de segurança individual, devem ser de responsabilidade das empresas que contratam funcionários, seguindo a legislação trabalhista vigente.

Profissionais autônomos que trabalham no setor de logística, como motoristas e motociclistas, devem seguir as indicações quanto aos equipamentos de obrigatórios, para evitar qualquer tipo de sanção ou multa, o que pode prejudicar os negócios durante o trajeto de entrega.

São procedimentos simples, como no caso dos motociclistas, que precisam utilizar o capacete para a própria segurança. O uso de mochilas adaptadas ou baús de tamanhos regulares permite a acomodação dos produtos transportados, garantindo estabilidade e proteção eficientes.

Para os motoristas de caminhão que trabalham tanto em empresas quanto de maneira autônoma, o tempo de descanso entre o ponto de partida e o destino final é fundamental. O sono pode ser o causador de grandes acidentes.

Uma chave canivete codificada é uma forma de garantir a segurança dos veículos, evitando que pessoas mal intencionadas tentem abrir as portas, compartimentos, ou até mesmo tentem a ligação do caminhão sem a devida autorização.

Dessa forma, a responsabilidade é de todos os envolvidos, tanto daqueles que preparam os trajetos para que sejam realizados em tempo apto, quanto pelos profissionais que atuam de forma segura no trânsito, seguindo todas as regras de maneira correta.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>