6 pensamentos que podem acabar com a sua loja

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6 pensamentos que podem acabar com a sua loja

Ter sua própria loja representa o sonho de muitos empreendedores no Brasil e no mundo, porém, é preciso entender que ser o dono de um negócio é muito mais significativo do que vender um produto para clientes interessados.

Os segredos de empreender

Empreender exige inteligência, carisma e uma constante atualização em relação ao mercado a qual atua. Além disso, é importante traçar metas para sua empresa e alinhar todos os processos necessários para alcançá-las.

Esses objetivos, por sua vez, devem estar livres de pensamentos pessimistas e atitudes autodestrutivas. Isso porque ao invés de contribuírem para o sucesso, podem desencadear o desgaste dos seus negócios.

Conheça 6 pensamentos que podem acabar com sua loja

Para ajudar a sua corporação, listamos os 6 pensamentos que podem levar a sua loja à falência, prejudicando a sua estabilidade financeira e, presumivelmente, o conforto de sua família.

1. “Eu sou meu próprio chefe!”

Um dos pensamentos mais errôneos que o empreendedor pode ter, é de que ao formar sua própria loja, ele torna-se chefe de si mesmo e não precisa responder para ninguém. E, isto não poderia estar mais longe da verdade.

Ao abrir seu próprio comércio, você se torna responsável pela qualidade de seus produtos, estrutura de sua loja – seja ela virtual ou física.

Responsabilidade com possíveis funcionários, contabilidade pessoal e da empresa, assuntos jurídicos e legais e o mais importante de tudo, sua clientela.

Os clientes de um empreendedor lojista se tornam, no final das contas, chefes, pois se eles não apreciarem seu produto ou serviço, podem desencadear fechamento e até mesmo a falência dos negócios.

2. “Quem é dono da empresa sou eu, portanto o dinheiro é meu.”

Outra mentalidade que prejudica muito o empreendedor, é a noção que o caixa da loja é uma extensão de sua conta bancária.

Ao pensar desta maneira, é muito fácil prejudicar o funcionamento do estabelecimento, podendo desencadear endividamento pessoal.

Para evitar este problema, é recomendado, após fazer o balanço completo da loja, que o empreendedor separe todos os pagamentos e prestações de contas mensais antes de retirar o pró-labore, que é basicamente o salário de um dono de um empreendimento.

3. “Eu consigo lidar com os problemas técnicos da minha loja: se o computador der problema, basta reiniciar que está tudo certo”

Lidar com aparelhos eletrônicos no dia a dia é uma realidade que não parece precisar de muito cuidado ou atenção.

Porém, quando a contabilidade, relacionamento e vendas de sua loja estão interligadas em um computador Dell, por exemplo, é importante ter um procedimento de pronta resposta.

Sendo ele um contato direto com a assistência notebook dell, para que assim, o problema seja resolvido rapidamente e não prejudicando a imagem que o cliente tem de sua loja.

Era ele um contato imediato junto a assistência autorizada apple, para que assim, esperando que o problema seja resolvido rapidamente e não prejudicando a imagem que o cliente tem de sua loja.

4. “Este produto não vende tanto em minha loja, não vou nem perder tempo e espaço físico os expondo. Se alguém quiser este item, pode perguntar por ele.”

Digamos que você tem uma loja de roupas, sabe que as peças adultas são os tipos de peças que vendem mais e que a maioria de seus clientes procura, porém você tem uma seção infantil em sua loja.

É claro que a maior parte do espaço estará ocupado por araras de roupas e manequins adultos, então, o espaço infantil, com poucos manequins e pilhas de roupas infantis esquecidas, está ocupando um lote que poderia estar expondo produtos novos.

Porém, saiba que mesmo com vendas baixas, aquela exposição trouxe clientes que possivelmente não comprariam seu produto principal, pois não era o que estavam procurando.

Desta forma, ao invés de ganhar uma venda por apresentar um produto que está dentro de uma categoria já exposta em sua loja, você acabou de perder uma faixa, mesmo que pequena, de clientes que possivelmente ao cruzar com algum Manequim infantil ou com algumas araras para roupas cheias de itens da Disney, realizaria uma compra.

5. “Pra que vou gastar mais dinheiro com equipamento de empacotar? Só preciso de uma caixa e fita adesiva.”

Acredite, mesmo que sua loja não faça parte do mercado digital, você vai precisar empacotar milhares de caixas mensalmente e ao fazer parte do comércio eletrônico, este número subirá exponencialmente.

A partir daí, ficará difícil cumprir a demanda apenas com adesivos.

Desta forma, invista em uma maquina para fita adesiva, pois o baixo investimento colocado neste equipamento te auxiliará, facilitando e acelerando a montagem de pacotes para envio, diminuindo as chances de atrasos e danos no produto durante o transporte.

6. “Por que deveria me importar com meu relacionamento com meus funcionários e parceiros? O importante é atrair e vender para o cliente!”

A importância de seu relacionamento com seus funcionários e parceiros é tão importante quanto a influência de sua loja com os clientes, pois seus funcionários são a representação da empresa para a clientela.

Se as pessoas que trabalham para você não estiverem motivadas e engajadas para alcançar um objetivo, o cliente perceberá e um mal relacionamento com parceiros causará consequentemente uma queda na qualidade de seus produtos, também perceptível pelo cliente.

Portanto, o relacionamento interno é tão importante quanto o externo.