Os benefícios de segurança para empresas

Os benefícios de segurança para empresas

O mundo dos negócios possui muitas empresas em atividade que trabalham todos os dias na criação de objetos, peças, produtos e serviços para atender os seus clientes com qualidade, praticidade e eficiência.

Fatores que geram satisfação nos clientes, que acabam voltando aos estabelecimentos onde são comercializados os produtos para usá-los sempre.

A fabricação de mercadorias nas empresas é uma tarefa diária, organizada por setores que são divididos. Nestes espaços são necessárias a presença de equipamentos, ferramentas e máquinas para que os funcionários realizem as atividades com agilidade e simplicidade, ajudando na otimização de tempo, fator muito importante e que todos os empresários desejam conquistar.

A importância dos equipamentos de segurança nas empresas

Uma questão que todas as empresas precisam cuidar com atenção é a segurança dos funcionários, fator essencial para o sucesso dos trabalhos realizados na companhia.

As instalações e construções devem ter equipamentos e estruturas que ofereçam proteção durante a realização dos serviços.

Um ponto de ancoragem para linha de vida, por exemplo, que tem a função de estabilizar e prender cabos, fios e amarras aos funcionarios que trabalham especificamente em altura, nos edifícios, empresas e outros lugares.

Este item permite a realização de diversos serviços em locais de difícil acesso e para trabalhos em altura, por exemplo, a instalação e limpeza de banners, outdoors, manutenção e poda de árvores, decorações comemorativas em shoppings e diversos estabelecimentos.

No mercado existem vários modelos de ponto de ancoragem, já que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determinou algumas regras para a instalação e utilização deste produto.

A presença deste equipamento proporciona a segurança aos funcionários, fator muito importante, porque, ao investir em itens de seguridade o dono da empresa mostra aos colaboradores o quanto se importam com esse assunto, assim, as pessoas se sentirão mais seguras e poderão desenvolver as suas tarefas com maior eficiência e qualidade.

Para edifícios acima de 12 metros de altura, a instalação do ponto de ancoragem é obrigatório.

Nos estabelecimentos especializados em produtos de segurança é possível encontrar os tipos: A,B,C e D sendo que cada um possui uma função, por isso, pesquisar e analisar todos os modelos disponíveis é muito importante para conseguir um produto que atenda as necessidades de segurança da sua empresa.

Ter um trole para linha de vida, que funciona como um ponto de ancoragem móvel, oferecendo qualidade e alta durabilidade, pois, este equipamento é fabricado com rodas de aço, que suportam por um bom tempo o desgaste que os serviços exigem, além ter uma manutenção simples e rápida, deixando o equipamento pronto para o uso.

O ponto de ancoragem não é o único produto de segurança que as empresas podem usar. Existem muitos modelos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) que são de uso obrigatório em companhias de vários segmentos, ajudando a garantir a proteção dos funcionários. Alguns EPIs que são usados nas empresas são:

  • Aventais;
  • Botas;
  • Capacetes;
  • Cinto de segurança;
  • Luvas;
  • Máscara;
  • Óculos;
  • Roupas especiais.

Entre outros acessórios que ajudam os funcionários a executarem o trabalho com a sensação de proteção, além de evitar problemas aos donos das empresas, em casos de acidentes e até questões mais graves.

Algumas companhias, possuem um barulho excessivo durante horas de produção, fator que gera a necessidade da compra de um protetor auditivo silicone, ele ajuda a diminuir a sensação de ruídos, barulhos, entrada de água e vento que incomodam os funcionários. Esse protetor ajuda evitar problemas de ouvido aos colaboradores.

Medidas e formas e implementar a seguridade

A compra de equipamentos e acessórios de proteção individual é muito importante e obrigatório nas empresas, mas, não são a única solução para evitar problemas nas companhias.

Investir capital na contratação de profissionais de segurança do trabalho que possuem conhecimento e experiência para criar ações e procedimentos necessários para diminuir ou evitar acidentes e doenças de trabalho.

A área de segurança do trabalho é responsável pela segurança e saúde ocupacional na empresa e tem como objetivo: avaliar, identificar e controlar situações de risco, deixando os ambientes da empresa seguro e mais saudável para todos.

Além dos profissionais de segurança, o Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo prevenir acidentes e doenças de trabalho, visando a harmonização dos ambientes e a prevenção da vida e saúde das pessoas.

Portanto, buscar maneiras de realizar investimentos em segurança, é muito importante para garantir o sucesso das empresas em relação à qualidade na produção, proporcionando agilidade e eficiência, além de deixar os funcionários mais motivados, ao se sentirem seguros, fator que potencializa a excelência das mercadorias.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>