O que é uma agência de marketing digital e o que ela pode fazer?

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O que é uma agência de marketing digital e o que ela pode fazer?

Uma agência de marketing digital é aquela responsável por criar e posicionar sites dentro de mecanismos de busca, além de trabalhar o tráfego dentro de mecanismos de busca.

Lembra-se de quando tudo o que envolvia a administração de uma empresa podia ser realizado internamente? Quando tudo o que você realmente precisava fazer era colocar alguns anúncios no jornal local e talvez distribuir alguns panfletos promocionais pela cidade?

Ah, aqueles eram os dias.

E então surgiu a internet, junto com uma série de concorrentes online, todos competindo para influenciar seu público e levá-los a comprar deles.

Felizmente, as coisas não foram muito diferentes no início. Claro, você pode ter perdido alguns clientes, mas as coisas ainda eram administráveis.

Afinal, quando você viu os outros caras emparelhando suas lojas físicas com sites, você fez o mesmo. E ei, você ainda começou a obter mais e mais vendas online para compensar a diminuição do tráfego de pedestres.

Mas então, as coisas começaram a mudar cada vez mais rápido. Você começou a ouvir coisas como SEO e PPC, e percebeu que suas vendas online diminuíram para um gotejamento.

Hmm, o que há com isso?

Uma rápida pesquisa no Google por seu inventário retornou alguns anúncios de concorrentes e seus sites – não o seu.

Ok, talvez esteja na segunda página… nada.

Terceiro? Não.

Então você começou a suar.

Depois de mais pesquisas, que adicionaram palavras como SERPs, taxas de rejeição, impressões e rastreadores da web ao seu vocabulário, você finalmente reduziu o problema: enquanto ficava sentado preguiçosamente, esperando que as coisas continuassem iguais ou até mesmo voltassem ao que eram, seus concorrentes estavam recebendo ajuda de especialistas, ou seja, uma agencia de marketing digital.

Você já tinha ouvido falar deles e, depois de mais pesquisas, encontrou variantes como agências digitais e agências de criação.

Ainda mais problemas. Tudo o que você queria era reaver suas vendas com uma das principais agências de marketing digital e agora tinha o problema adicional de decidir se queria a primeira ou a última.

Felizmente, é exatamente isso que vamos cobrir hoje. Desde a definição de uma agência de marketing digital (e a diferença entre digital e criativo), até por que você deveria ir a uma agência digital em primeiro lugar, aqui está o que você precisa saber.

O que é uma agência digital?

Ao definirmos o que é uma agência de marketing digital, vamos começar com o debate entre agência criativa e digital.

Enquanto alguns os usam indistintamente, outros traçam um forte contraste entre os dois, dizendo que um é isso e o outro aquilo.

A realidade, porém, chega mais perto da primeira, mas isso não significa que não haja pequenas diferenças entre os dois.

Por exemplo, embora “agência digital” tenha o termo digital e o outro não, ambos lidam com o cenário digital.

Da mesma forma, embora “agência de criação” tenha criativo em seu nome – o que implica design – e a outra não, ambos se interessam por isso.

Com isso em mente, vamos nos aprofundar e começar com o que fazem aqueles que se definem como agências de criação.

O que uma agência de criação faz?

As agências de criação geralmente se concentram em aspectos mais tradicionais de marketing, como melhorar e fortalecer a reputação de uma marca por meio de anúncios impressos, de rádio, televisão e online, relações públicas (RP) e campanhas de correio direto e eletrônico.

Como mencionamos brevemente, essas agências também colocam foco especial no design e na apresentação da marca de uma forma esteticamente agradável, o que significa que sua experiência vai mais para o lado criativo do espectro de marketing, em vez do lado técnico que emprega táticas como SEO, PPC, criação de sites, etc.

O que uma agência digital faz?

Assim como as agências de criação, as agências digitais ainda se preocupam com o design e a estética da marca, mas diferem no sentido de que seu foco está na técnica.

Por exemplo, eles considerarão os aspectos do projeto do ponto de vista da descoberta. Isso quer dizer que, ao projetar um site, eles vão pensar em SEO, branding e como podem fazer com que o site tenha uma classificação mais elevada nas páginas de resultados de pesquisas (SERPs).

Na mesma linha, eles vão empregar mídia social, conteúdo e outras formas de marketing para impulsionar o crescimento do negócio, o que geralmente envolve obter mais conversões (por exemplo, enquanto algumas marcas consideram as vendas como conversões, outras consideram as inscrições por e-mail assim).

Agência de marketing digital: uma combinação de ambos

Pelo que foi exposto acima, você pode ver que tanto as agências de criação quanto as digitais atuam em capacidades semelhantes, embora com algumas diferenças mescladas.

A questão é que, na maioria das vezes, as agências digitais são agências de criação e vice-versa.

Tudo se resume a como a agência quer se definir.

Por exemplo, se quiser atrair marcas de moda que desejam se reformular, ele vai para a agência de criação. Se quiser atrair pequenas e médias empresas que desejam ter uma classificação mais elevada do que seus concorrentes, ele irá com a agência digital.

A questão é que uma agência de marketing digital entende os benefícios de ambos e usará quaisquer técnicas que funcionem melhor para atingir os objetivos desejados de seus clientes, seja por meio da criação de serviços de design e branding, ou mais técnicos, como mecanismo de pesquisa, otimização de pesquisa móvel ou por voz Serviços.

Por que devo procurar uma agência de marketing digital?

Se o que cobrimos até agora não o convence a procurar algumas das principais agências de marketing digital, esperamos que o que vamos cobrir faça com que você comece a pesquisar no Google “agência de marketing digital perto de mim” o mais rápido possível.

Vamos começar com algumas estatísticas:

  • 75% das organizações inbound acreditam que sua estratégia de marketing é eficaz
  • 61% dos profissionais de marketing afirmam que melhorar o SEO e aumentar sua presença orgânica é sua principal prioridade de marketing de entrada
  • Apenas cerca de 22% das empresas estão satisfeitas com suas taxas de conversão

Veja bem, essas são apenas três estatísticas que cobrem muito pouco sobre o marketing como um todo, mas apresentam um retrato preciso do que é o quê: muitas organizações estão insatisfeitas com o andamento das coisas.

Talvez eles sintam que seus esforços não estão sendo recompensados; talvez eles nem saibam onde despender seus esforços em primeiro lugar. Seja qual for o caso, eles não estão felizes e querem que as coisas mudem.

O que eles fazem para fazer essa mudança?

Se você imaginou contratar o que eles esperam que seja uma das 100 maiores agências de marketing em sua área, você está correto!

Ao fazer isso, eles podem dizer exatamente o que desejam, seja expandir seu público, obter mais vendas, ramificar para um novo setor ou o que quer que seja o que mais desejam.

O que uma agência de marketing digital pode fazer por mim?

Com base em seus objetivos, uma agência digital (ou criativo, você escolhe) oferecerá uma infinidade de serviços que, dependendo do seu orçamento e escopo de trabalho, trabalharão em sincronia para atingir seus objetivos.

Uma Agência digital normalmente oferece serviços que se enquadram em três categorias que variam dependendo do que você está procurando:

Serviços estratégicos projetados para cumprir metas:

Serviços criativos desenvolvidos para ajudá-lo a se conectar com seu público em um nível pessoal:

  • Fotografia
  • Vídeo
  • Design de impressão
  • Design digital
  • Infográficos
  • Identidade da marca
  • Redação
  • Design da interface do usuário (IU)

Serviços de desenvolvimento projetados para promover iniciativas de negócios:

  • Desenvolvimento de Plataforma
  • Integração de plataforma
  • Desenvolvimento Sitecore
  • Desenvolvimento web
  • Desenvolvimento Web de comércio eletrônico
  • Desenvolvimento de aplicativo móvel
  • Desenvolvimento de gerenciamento de ativos digitais (DAM)
  • Desenvolvimento de sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Novamente, dependendo do que você está procurando, uma combinação dos serviços acima será usada simultaneamente ou um após o outro.

Por exemplo, vamos a um cenário em que você é um inovador global de soluções de segurança cibernética que deseja se reposicionar como uma figura de autoridade no setor de segurança cibernética.

Para fazer isso, usaríamos estratégia de marca e web design. Mais especificamente, pesquisaríamos seu mercado e desenvolveríamos benchmarks para chegar a uma estratégia para entregar exatamente o que você deseja que seja entregue ao seu público.

Depois disso, colocaríamos nosso chapéu no design e nos concentraríamos no desenvolvimento de um site que fosse realmente você; um que o distinguiria dos outros jogadores no jogo e o posicionaria acima deles.

Quanto aos resultados finais? Dê uma olhada.

Conclusão

As agências de marketing digital são muitas coisas e podem fazer muito.

Superficialmente, eles podem ajudá-lo a preencher a lacuna entre o físico e o digital, ou seja, emparelhar sua loja física com um site.

Indo um pouco mais fundo, eles podem ajudá-lo a se reformular completamente e se reposicionar como algo completamente diferente de onde você começou.