O que é e qual a importância dos serviços aduaneiros

O que é e qual a importância dos serviços aduaneiros

Empresas que trabalham com importação e exportação de mercadorias, inevitavelmente precisam dos serviços aduaneiros em algum momento. Na prática, esses serviços são responsáveis pelo despacho e liberação da entrada e saída dos produtos no país.

Caso seu empreendimento seja um e-commerce que faça vendas online e exporte os produtos para fora do território nacional, certamente você precisará de uma assistência especializada na hora da parte burocrática.

Isso inclui o pagamento dos impostos, a conferência da documentação necessária e das licenças que seu negócio precisa para fazer o trabalho de exportação de mercadorias de acordo com as exigências da lei.

É nessa hora que a figura do despachante aduaneiro entra em cena e otimiza esse processo para seu empreendimento. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Continue lendo esse post!

O que faz um Despachante aduaneiro?

Na hora de apresentar para a alfândega os documentos e detalhes das mercadorias que entram e saem do país, é preciso que tudo esteja dentro das normas de tributação e exigências do governo.

É para isso que um despachante aduaneiro trabalha.

Na prática, esse profissional representa as empresas, transportadoras e operadoras de comércio exterior na hora de despachar ou receber produtos de importação e exportação.

Sem esse profissional, uma empresa que trabalha com clientes internacionais poderá ter problemas na hora de entregar as compras ou fazer parcerias.

Além de conhecimento em legislação, impostos e normas do comércio exterior, um despachante aduaneiro sp deve ter um registro na Receita Federal do Brasil, órgão que faz o controle e a fiscalização desses serviços.

Em resumo, os despachantes aduaneiro realizam funções como:

  • Declaração aduaneira para mercadorias de importação/exportação;

  • Confecção de documentos exigidos pela alfândega;

  • Verificação das tarifas e impostos relacionados às mercadorias;

  • Quitação dos tributos na hora de importar ou exportar produtos;

  • Pagamento das despesas relacionadas à logística das mercadorias;

  • Representação das empresas perante à alfândega.

Por que contratar os serviços aduaneiros?

Trabalhar com a importação e exportação das mercadorias é um processo que envolve muitas burocracias.

Como nem sempre as empresas contam com um especialista que entenda de todas as regras e leis que estão relacionadas ao comércio exterior brasileiro, contratar uma empresa especializada em serviços aduaneiros é a solução.

A primeira vantagem para investir nesse tipo de parceria é a segurança em relação à regularidade da legislação.

Já pensou ter que arcar com alguma multa por preencher uma declaração de forma equivocada ou correr o risco do produto não chegar ao cliente final por causa de algum entrave burocrático?

Para evitar esse tipo de transtorno, contar com o apoio das aduaneiras pode ser algo bem mais eficiente. Além da parte dos impostos e das obrigações fiscais, às empresas que trabalham com essa prestação de serviço também se responsabilizam por exigências como:

  • Licenças de importação;

  • Certificações;

  • Autorizações ambientais.

Ou seja, para que seu produto chegue até o cliente, é preciso que alguém represente a sua empresa diante dos órgãos que irão avaliar se a mercadoria é permitida ou não e essa representação é feita pelo despachante.

Além de garantir um bom funcionamento da logística das mercadorias, sua empresa poupa tempo e produtividade ao contratar um especialista no assunto, não acha?

Por isso, antes de contratar um profissional dessa área é importante que você verifique o registro dele perante à Receita Federal e a experiência em relação às obrigações legais e conhecimentos técnicos.

Caso consiga um despachante que conheça o seu nicho de mercado, isso é um diferencial já que as exigências mudam bastante conforme o tipo de mercadoria e segmento da empresa.

O compromisso com a entrega das obrigatoriedades por parte desse profissional é muito importante e evita uma série de dores de cabeça com multas e outros problemas relacionados.

Praticidade e resultado

Graças à tecnologia, existem serviços de plataformas que fazem a mediação do despachante online com a sua empresa. Se você está sem tempo, mas precisa de alguém para assumir essa função com urgência, esse pode ser um caminho interessante.

Aliás, contar com esse apoio online é uma boa forma de desburocratizar uma série de atividades que envolvem o setor.

Quanto mais tempo a sua empresa ganhar nessa hora, melhor será a logística e menor a perda de tempo com as entraves que podem impedir vendas ou entregas.

A contratação de um despachante online requer os mesmos cuidados do que uma empresa tradicional, por isso busque referências sempre para que o prático não saia caro no futuro.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>