O papel dos equipamentos e sistemas de segurança

O papel dos equipamentos e sistemas de segurança

A segurança no ambiente comercial e corporativo é muito importante para manter as pessoas bem e evitar acontecimentos inesperados que possam prejudicar os funcionários e o proprietário do negócio.

Assim, entender como funcionam as questões de seguridade no universo empresarial e o processo de implementação dos equipamentos e sistemas sem torna essencial.

Independentemente do segmento ou área de atuação, utilizar aparelhos e itens para facilitar o processo de vigilância da área interna e externa do estabelecimento é uma solução simples e muito eficiente para isso. Confira mais algumas informações acerca disso no conteúdo a seguir.

A importância dos serviços de segurança nos negócios

A proteção de um patrimônio envolve muitas práticas e rotinas sistematizadas.

Nesse sentido, um jeito de diminuir os problemas e riscos é investir nos trabalhos das empresas de segurança, que possuem diversos equipamentos e métodos para ampliar a seguridade.

O principal objetivo dessas companhias está relacionado a auxiliar os seus clientes. Neste caso, ajudar outras empresas a manterem o seus colaboradores protegidos e seguros diariamente e diminuir as vulnerabilidades que possam prejudicar o desempenho durante a jornada de trabalho.

Na área dos negócios, o processo de monitoramento e segurança costuma ser terceirizado, ou seja, feito por uma empresa especializada neste serviço.

Os pontos positivos da prestação de serviços são:

  • Foco nos negócios da sua empresa e área de atuação;
  • Redução de custos;
  • Diminuição dos desperdícios;
  • Ampliação da segurança;
  • Controle especializado e contato direto com centrais de segurança;
  • Maior lucratividade e crescimento;
  • Flexibilidade;
  • Otimização dos serviços;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais poder de negociação;
  • Diminui a ociosidade das máquinas.

Com tantos benefícios, as empresas terceirizadas podem realizar a segurança do seu negócio com muita qualidade, eficiência e excelente preço.

Equipamentos de segurança e mobilidade

Nos espaços com vários andares, o uso das escadas pode gerar cansaço nos funcionários e até prejudicar a otimização dos serviços.

Assim, fazer a instalação de um elevador comercial 1 andar é muito interessante para diminuir o número de degraus. O preço do elevador pode variar de acordo com o design, itens de segurança e suas funções.

Por isso, pesquisar em empresas fabricantes de elevadores é uma alternativa para conseguir um modelo ideal para o comércio ou empresa.

As vantagens do elevador consiste na maior acessibilidade, mais segurança, conforto, transporte rápido, valorização do imóvel, custo de manutenção acessível e possibilidade de ser instalado em qualquer lugar.

Além do elevador, uma estrutura muito importante em comércios e empresas é a caixa de extintor externo, um produto que dá suporte nas situações de combate a incêndios.

Isso porque a caixa consegue proteger os extintores contra fatores de ordem externa que possam danificar o equipamento ou comprometer a sua qualidade.

Assim como o extintor, o espaço onde ele fica necessita de manutenções periódicas para conservar a sua eficácia, bem como facilitar o acesso e uso em situações emergenciais.

Fabricada com fibra de vidro e metais, a caixa possui proteção contra os raios solares, materiais corrosivos e possui uma alta durabilidade, resistência e capacidade de proteção, facilitando a rotina dos estabelecimentos em casos de emergências.

Equipamentos e sistemas tecnológicos

As cameras de monitoramento são excelentes aparelhos para a função de vigiar o ambiente.

Basicamente, esses itens possuem lentes de curto, médio e longo alcance, o que permite a instalação em qualquer local, desde que seja estudado para uma melhor análise dos locais.

Alguns modelos têm luzes de LED, infravermelho e conseguem até fazer a gravação de imagens e armazená-las em um HD ou espaço com boa capacidade de memória.

Ter câmeras no seu negócio proporciona redução de gastos com outros equipamentos e há a possibilidade de agregá-las a uma central de alarme e base operacional com sensores, que emitem sinais sonoros em casos de invasões ou notificam órgãos.

O monitoramento de alarme é um sistema de comunicação rápida sobre o sistema de segurança e a central.

Os dados obtidos são enviados em forma de sons ou sinais para avisar sobre um caso de emergência. O painel de controle possui vários sensores como:

  • Temperatura;
  • Violação de instalações telefônicas e de internet;
  • Movimento;
  • Abertura de janela e porta.

Quando qualquer um destes sensores é acionado, um sinal é enviado para a estação de monitoramento e, com isso, as pessoas ficam sabendo da emergência e podem agir para controlar a situação.

Na área externa e entrada da empresa ou comércio, o uso de um controle de acesso é uma prática muito comum e extremamente útil.

Esse sistema de segurança física tem a função de fazer a liberação da entrada e saída de pessoas autorizadas. Os profissionais que possuem os cargos de porteiros, recepcionistas e secretárias podem atuar na gestão deste sistema, destravando portas, fechaduras e portões – para os meios mecânicos – ou com cartões de acesso para os digitais.

A aquisição de porta cartão atacado para distribuir aos colaboradores são uma ótima medida, pois ajudam a evitar a perda dos cartões e crachás, conseguem agradar a todos, além do excelente custo-benefício.

Portanto, utilizar sistemas de segurança e recorrer aos serviços de empresas especializadas são soluções para manter a integridade da sua empresa ou comércio, manter a equipe protegida e conquistar ótimos resultados.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>