O funcionamento do sistema de delivery

O funcionamento do sistema de delivery

Os restaurantes de hoje possuem um grande aliado em seus negócios que são os serviços de entrega, ou também, conhecido como serviços de delivery.

Esses serviços cresceram, principalmente, devido ao aparecimento dos chamados aplicativos de entrega, ou de pedidos, onde restaurantes, lanchonetes e até mercados se cadastravam, e por meio de um motoboys credenciados podiam ser entregues em diversos locais de forma rápida e com uma taxa acessível.

Neste sentido, o serviço de moto para entrega foi crescendo, se modificando, de modo que os empreendimentos começaram a investir de maneira mais intensa nas suas equipes de entrega ou permaneceram nos aplicativos, para aumentar seu ramo de atuação e consequentemente o seu faturamento e a consolidação da marca de diversos restaurantes.

Esse tipo de serviço foi tão importante para o ramo de restaurantes e de entrega de comidas, que surgiu um empreendimento conhecido como “cozinhas fantasmas” ou no inglês “dark kitchens” em que são restaurantes que não possuem salão, mas fazem pedidos exclusivamente para entrega, e algumas funcionam inclusive em sistema de motoboy 24 horas.

Por conta desse grande número de configurações é preciso compreender alguns processos que são necessários para fazer com que os sistemas sejam seguros e eficiente.

Dois pontos que trataremos ao longo deste artigo são o uso das embalagens e outros componentes para garantir a qualidade da entrega e os serviços de contratação de motoqueiros para as equipes de entrega.

Conhecer esses pontos ajudam os empreendimentos alimentícios a trabalharem de maneira mais orgânica com a empresa de motoboy, garantindo:

  • Qualidade;
  • Segurança;
  • Eficiência;
  • Rapidez.

Controle de qualidade para delivery

Para que um restaurante se destaque durante seu funcionamento, precisa de elementos que vão além dos pratos.

E um dos componentes mais importantes são os serviços de entrega ou delivery que permitem que os clientes continuem aproveitando a comida com qualidade.

No entanto, para garantir que tanto a entrega dos vinhos franceses e dos lanches sejam garantidos é preciso fazer com que haja um controle de qualidade eficiente para que então variados pontos sejam garantidos como a temperatura e características dos alimentos.

Abaixo apontaremos dois pontos que garantem que o alimento entregue pelo motoboy entrega seja cheio de sabor e qualidade.

1. Cuide dos pedidos de forma eficiente

Para que os pedidos cheguem rápido até a casa dos clientes é preciso organização e planejamento do restaurante e da cozinha.

Por isso, que é necessário que haja um sistema de planejamento tanto para elencar os pedidos, como delegar a entrega pela equipe de motoboys, para que os pedidos não atrasem.

Este último ponto é fundamental, assim, organize os pedidos por distância, para que então o motoqueiro faça o trajeto de forma muito mais otimizada, ágil e de forma breve.

Isso garante que o cliente tenha uma melhor avaliação, tanto do alimento, como das bebidas como o vinho lambrusco branco.

2. Cuide das embalagens do delivery

Para que o lanche chegue na temperatura adequada e não remexido por conta da viagem do motoqueiro, o empresário precisa desenhar embalagens térmicas, além de separadores de pedidos, caixinhas individuais e até mesmo papéis reciclados.

Esses dois pontos são importantes para a garantia da qualidade de todo o sistema de entrega dos produtos.

Contratação de motoboy: entenda as modalidades

Além do controle de qualidade, para que as entregas sejam seguras e eficientes é necessário que os profissionais de entrega sejam contratados. E há duas formas principais de fazer a contratação desse tipo de profissional.

A primeira delas é a contratação direta que consiste em transformar o profissional em um funcionário do restaurante, sendo um quadro fixo, tornando o processo muito mais personalizado.

E o segundo modelo de contratação é o de motoboy terceirizado, sendo esta tendo dois subtipos, a contratação por meio de empresas de motoboys que possuem uma equipe e delega para o restaurante, ou então, a contratação de profissional autônomo, sendo o pagamento feito por corrida.

Cada um dos tipos de contratação possui ônus e bônus e para saber que tipo é ideal é preciso entender as necessidades e demandas do seu empreendimento, e verificar quais são as mais vantajosas, somente assim será possível fazer a contratação mais adequada.

Todos os pontos tratados permite entender o que é necessário para ter um sistema de delivery eficiente, seguro e que atenda o o cliente de forma rápida.